24/04/2017 17:51

Luta por 87

Postado por: Jânio47 - Visualizada: 530 vezes

HEXA CAMPEÃO, SIM!
1 – A Copa União, competição criada pelo Clube dos 13, já havia sido iniciada e com jogos já realizados, quando a falida CBF de 1987 resolveu voltar atrás da decisão de não realizar um campeonato nacional da primeira divisão naquele ano. Assim propôs um quadrangular final entre os 2 primeiros colocados da Copa União e os respectivos colocados no campeonato que ela criou. A CBF chamou a Copa União de módulo verde, a segunda divisão de módulo amarelo, a terceira de módulo azul e a quarta de módulo branco. A inserção da Copa União nesta fórmula foi SEM a anuência do Clube dos 13.

2 – A CBF, com medo de perder a organização do futebol nacional para o Clube dos 13, resolveu criar essa fórmula maluca a fim de passar a imagem de que ela organizara esta competição. A verdade é que toda a organização, desde a tabela, até os contratos de transmissões e patrocínios foi feita pelo CB-13.

3- O FLAMENGO, nem nenhum clube que jogou o módulo verde (a primeira divisão), assinou documento algum ou concordou a jogar um quadrangular final contra os vencedores do módulo amarelo. Quem decidiu isso foi o Clube dos 13 que, por ser o organizador da competição, PROIBIU que seus participantes aceitassem esse quadrangular final.

4 – Durante a querela, o Sr. Eurico Miranda, Vice-Presidente do Clube dos 13, assinou um termo de compromisso com a CBF para que o quadrangular final fosse realizado. Esse documento não tem validade jurídica pois, segundo o estatuto do Clube dos13, as decisões que envolvem todos os participantes do Clube dos 13 têm que ser votadas e essa não foi. Detalhe que esse documento se deu muito APÓS o início da Copa União.

5 – Ao término da competição o FLAMENGO foi o campeão da Copa União, considerada por TODOS a primeira divisão daqueles ano. O módulo amarelo foi “vencido” pelo Sport Clube Recife após uma decisão com o Guarani de Campinas que foi decidida nos pênaltis. Após um empate de 11 a 11, isso mesmo, 11 a 11, houve ainda dentro de campo um acordo entre os dirigentes dos dois times que decidiram “dividir” o título deste módulo. NÃO HOUVE CAMPEÃO NO MÓDULO AMARELO.

A questão foi que o CND (Conselho Nacional de Desportos), órgão máximo do desporto nacional, decidiu que o FLAMENGO foi o campeão brasileiro da primeira divisão, o Inter o vice. O Sport da segunda divisão e o Guarani o vice. A CBF declara o FLAMENGO campeão e informa à FIFA.

8 – O Sport, inconformado com a decisão, entra na justiça comum, o que vai contra a FIFA que determina que nenhum clube que pertence a uma filiada sua (CBF) pode ingressar na justiça comum para mudar uma decisão da justiça desportiva.

9 – Em uma ação na Justiça Federal de Pernambuco, é deferido o pedido do Sport e a justiça determina que a CBF declare o Sport campeão de 1987. Indo contra determinação da FIFA, a CBF não pune o Sport por ter ingressado na justiça comum.

10 – Em 1997, por ocasião do pedido do Sport e de ingressar no Clube dos 13, TODOS os clubes, inclusive o Sport, assinam um ofício encaminhado à CBF para que seja reconhecido o título do FLAMENGO e que seja feita uma divisão entre os dois clubes.

* O Flamengo deve ir à Fifa contra a CBF, pois foi a CBF que descumpriu a lei, não punindo o Sport por ter entrado na Justiça Comum.
* Não tem documento válido para a CBF declarar o Sport campeão. O documento assinado pelo Eurico não tem valor jurídico, pois não foi assinado pelo Clube dos 13.
* O Sport reconheceu em 1997 o Flamengo campeão de 1987 e conseguiu entrar no Clube dos 13 após seu presidente ter assinado/reconhecido o Flamengo campeão daquele ano.
* Se o CND (Conselho Nacional de Desportos era a instância máxima do futebol, a CBF não poderia contrariar a decisão do mesmo dando o título do Flamengo, nem tampouco o Sport e muito menos a Justiça de Pernambuco.
Vejam com Advogados e Juristas sobre esses pontos, por favor.

Comentários do Facebook


Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site.

Conecte com Facebook

Próximo Jogo - Campeonato Carioca

Quarta - 00:00 - Raulino de Oliveira - ND
Flamengo
Volta Redonda

Último jogo - Copa Sul-Americana

Quarta - 21:45 - Maracanã
Flamengo
1 1
Independiente

Classificação