Prata da casa como Jayme, Andrade torce por amigo e vê inversão na base do Fla

19/11/2013 10:05

Prata da casa como Jayme, Andrade torce por amigo e vê inversão na base do Fla

Ídolo do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980 como jogador, Andrade elogia o trabalho de Jayme de Almeida e critica a escassez de grandes destaques na base do clube carioca

Prata da casa como Jayme, Andrade torce por amigo e vê inversão na base do Fla
Criada na década de 1970, a expressão “Craque o Flamengo faz em casa” ganhou fama nos tempos áureos da geração campeã mundial de 1981. Mais de trinta anos depois, a base não revela jogadores daquele quilate, mas é um prata da casa que novamente faz sucesso como treinador: Jayme de Almeida. Não é o primeiro, possivelmente não será o último. Mais recentemente, em 2009, o ídolo Andrade foi de auxiliar técnico a treinador campeão brasileiro. Hoje, dá conselhos a Jayme e à própria diretoria para que o ciclo não se encerre.

“Mais uma vez, um prata da casa é a solução. O Flamengo tem que enxergar e valorizar mais isso. O Flamengo sempre gosta de trazer caras de fora, com salários altos, mas os que resolvem sempre são os pratas da casa, que não são valorizados e reconhecidos”, disse Andrade, em entrevista ao iG..

Em 2009, o ídolo da torcida como jogador ganhou destaque como técnico. Andrade era auxiliar de Cuca, mas o paranaense foi demitido e coube ao ex-volante assumir o comando da equipe, que ocupava a 12ª colocação daquele Brasileirão. Liderado em campo por Adriano e Petkovic, o Flamengo conseguiu uma arrancada impressionante rumo ao hexa, coroando o trabalho de Andrade, que caiu nas graças da torcida rubro-negra também como técnico.

Para se ter uma ideia da eficiência dos treinadores da casa campeões pelo Flamengo, em cinco dos seis Campeonatos Brasileiros conquistados o clube era dirigido por um ex-jogador de sucesso com a camisa rubro-negra: Paulo César Carpegiani (1982), Carlos Alberto Torres (1983), Carlinhos (1987 e 1992) e Andrade (2009). Em 1980, Claudio Coutinho era o técnico e, embora não tenha sido jogador, era flamenguista e conhecia bem o clube.

Agora é a vez de Jayme de Almeida tentar mostrar a força dos treinadores desacreditados no Flamengo. Sem o brilho de Andrade como jogador, ele era auxiliar de Mano Menezes e assumiu o posto de técnico após a saída do gaúcho. Levou o clube carioca à final da Copa do Brasil e é mais um prata da casa a fazer sucesso no time. Independentemente do resultado da decisão diante do Atlético-PR, já está confirmado pela diretoria para 2014 e conta com o apoio do amigo Andrade.

“Tenho uma amizade de mais de trinta anos com o Jayme, e minha torcida por ele é imensa. Estão sabendo reconhecer o trabalho dele, que tem de ser elogiado. Antes se falava de rebaixamento no Brasileiro e o Flamengo está praticamente livre, além da final da Copa do Brasil. Se o Jayme pegasse o time antes poderia estar brigando pela Libertadores”.

Ídolo revelado no clube vê inversão de valores na base
Na época em que Andrade jogava, o elenco do Flamengo era formado por atletas da base. Além do próprio volante, Zico, Júnior, Adílio, Leandro e Tita, entre outros, brilhavam com a camisa do Flamengo e faziam sucesso na seleção brasileira. Porém, nos dias atuais, a base revela menos jogadores de sucesso e alguns deles são alçados rapidamente aos profissionais, o que pode ser prejudicial.

“Mudou o conceito, hoje priorizam mais os contratados. Na minha época, priorizavam os da base. A ordem se inverteu. Com isso, foram queimando bons jogadores, como os meninos da Copa São Paulo, o Adryan, por exemplo. Tem que ter um pouco mais de carinho e paciência com os jovens, a mesma com os caras que vêm de fora”, disse Andrade, citando o time campeão de juniores na edição 2011 da Copinha.

A inversão fica clara na comparação de elencos. Nos times do Flamengo campeões do Mundial, em 1981, e do Brasileirão anterior, em 1992, erm sete os jogadores formados na base. Já em 2009, na conquista do Brasileirão mais recente, apenas Íbson e Adriano foram revelados pelo clube carioca, e ainda estavam na segunda passagem pelo clube. No elenco atual, Adryan, Luis Antonio, Rafinha, Frauches e Nixon jogam regularmente, mas estão longe de serem unanimidade diante da torcida. No banco, porém, a máxima ainda vale: técnico o Flamengo faz em casa.

901 visitas - Fonte: ig


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu