Século de confusões: Fla aumenta histórico com agressão a André Santos

22/7/2014 07:34

Século de confusões: Fla aumenta histórico com agressão a André Santos

Protestos com soco em Julio Cesar e bomba na Gávea marcam atrito entre torcedores e jogadores, sobrando até mesmo para o pai de Zinho, em 2004

Século de confusões: Fla aumenta histórico com agressão a André Santos
Torcedores do Flamengo protestam diante do ônibus da delegação no Galeão (Foto: André Durão)

O atrito entre torcedores e jogadores do Flamengo não é novidade em momentos de crise. Desta vez, com o time na lanterna do Campeonato Brasileiro, a maior vítima foi o lateral-esquerdo André Santos, agredido logo depois da derrota por 4 a 0 para o Internacional, domingo, no Beira-Rio. Mas no Século XXI, o fato tem sido rotina na história do clube, com jogadores de prestígio e status de ídolo.

No desembarque da delegação nesta segunda-feira, os jogadores receberam nova pressão de cerca de 20 torcedores e precisaram de um reforço da segurança para deixar o Aeroporto Internacional do Galeão sem maiores problemas. André Santos não chegou com o grupo, pois viajou a Florianópolis diretamente de Porto Alegre, já que os atletas só voltam a treinar na manhã desta terça-feira.

Mas em pelo menos cinco oportunidades neste século a torcida do Flamengo já causou tensão entre os jogadores. Em 2002, o time fazia uma campanha muito ruim no Torneio Rio-São Paulo. Em 15 de março, dois dias antes do confronto com o América, integrantes de uma torcida organizada invadiram a Gávea durante um treino munidos de bombas e rojões. Os jogadores ficaram acuados, e o goleiro Julio César chegou a ser atingido com um soco.

Dois anos depois, o goleiro participou de mais um momento de cobrança dos torcedores. No dia 15 de novembro de 2004, a delegação voltou ao Rio de Janeiro depois de uma derrota por 6 a 1 para o Atlético-MG, em Ipatinga. Muitos torcedores foram ao Santos Dumont, e uma agressão ao pai de Zinho iniciou uma grande confusão.

Julio César e o próprio Zinho trocaram socos e pontapés com torcedores. Júnior Baiano e Douglas Silva foram outros com participação ativa no tumulto. O atacante Dill foi atingido por uma lata de cerveja ainda dentro do saguão do aeroporto. Na época, o Flamengo também lutava contra o rebaixamento.
Na temporada seguinte, o lateral-direito Ricardo Lopes tinha sido contratado junto ao Ituano. A péssima campanha do time fez o lateral ser uma das vítimas das ameaças dos torcedores. O muro da Gávea foi pichado pedindo a saída do defensor. Além disso, o atleta alegou que passou a receber ligações ameaçando sua família e resolveu sair do clube.

Na Taça Libertadores de 2007, mesmo em Montevidéu, a torcida do Flamengo chegou a encurralar o time, na época comandado pelo técnico Ney Franco, no aeroporto. Na ocasião, a delegação voltava para o Rio depois de perder por 3 a 0 para o Defensor, que culminaria na eliminação da competição depois de uma vitória por 2 a 0 no Maracanã.

Outra confusão aconteceu em 2008, em agosto. Na ocasião, torcedores jogaram uma bomba no gramado da Gávea durante um treinamento. Um grupo de 30 torcedores foi ao local cobrar a queda de produção do time, que havia aberto cinco pontos na liderança do Brasileiro e estava em sexto lugar.

Dininho e Obina chegaram a ser atingidos por estilhaços da bomba. O capitão Fábio Luciano interrompeu a atividade e, acompanhado de Bruno, foi em direção aos torcedores que estavam na grade que separa a pequena arquibancada do campo. Juan e Ibson estavam entre os mais revoltados. Fábio conversou com os torcedores, e depois os jogadores se encaminharam para o vestiário.

Agora, a situação se mantém grave com ofensas direcionadas principalmente ao goleiro Felipe, o lateral-esquerdo André Santos e o técnico Ney Franco. O Flamengo já emitiu nota oficial repudiando as agressões em Porto Alegre e aumentou a segurança na sede do clube. Os próximos jogos dirão até onde pode ir o confronto.

1634 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Reunião do Flamengo discute renovação com a Adidas no mundo do futebol.
- CBF analisa o var em lances polêmicos de Atlético-GO x Flamengo.
- BOM MOCISMO NÃO CABE! Mauro Cezar critica postura de Tite no Flamengo:




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu