Artilheiro do Brasileiro lidera estreante no Gauchão e ainda mira voos maiores

26/1/2015 17:41

Artilheiro do Brasileiro lidera estreante no Gauchão e ainda mira voos maiores

Josiel, ex-Paraná e Flamengo, defenderá o União Frederiquense no Estadual deste ano. Atacante ainda mantém vivo o sonho de jogar a Série A do Brasileirão

Artilheiro do Brasileiro lidera estreante no Gauchão e ainda mira voos maiores
Josiel, União Frederiquense (Foto: Fábio Pelinson/O Alto Uruguai)

Um vai para seu primeiro Campeonato Gaúcho. Outro já disputou mais de cinco. O paralelo soa até irônico. Mas é real. Josiel é mais experiente que o clube que vai defender no Gauchão de 2015. O centroavante, artilheiro do Brasileirão de 2007 pelo Paraná, volta aos gramados do Estadual com as cores do União Frederiquense, que completará apenas cinco anos de vida em 2015. O jogador, aos 34 anos, tem a chance de voltar a brilhar e centraliza as atenções no debutante da elite gaúcha.

Certamente Josiel é mais conhecido que o União. Tem mais experiências nas agruras do Gauchão também, embora o time de Frederico Westphalen, cidade Noroeste gaúcho de apenas 30 mil habitantes, tenha conhecido as dificuldades da Divisão de Acesso nos últimos anos. Criado para canalizar a necessidade de lazer da região, o clube recebe apoio de todos os lados. E pensou também na divulgação ao contratar o ex-Flamengo.

Além, é claro, de ser exemplo para os mais jovens. Se até o nome mais conhecido está ralando sobre um sol forte e suando, não tem razão para um jogador que inicia a carreira não se dedicar.

- Está sendo importante. Na minha conversa com a diretoria foi falado nisso, pelo nome e pela história que o Josiel tem, que seria positivo para o grupo. Também de trazer o torcedor e a divulgação na mídia, mas dentro do elenco com certeza, a gurizada te vê de uma maneira diferente. E o meu profissionalismo é o mesmo, em time grande ou pequeno, a intensidade nos treinos, o comportamento. Isso agrega. O guri de 18, 21 anos, vê tu comer vento no grupo. Sendo referência. É bom. É a mesma coisa quando comecei. Tinha os caras que eu via jogar e depois estava jogando com eles - comenta o experiente.

Experiência para dar "manhas"

A própria bagagem no futebol faz Josiel ter alguns atalhos. Que dirigentes, por estarem dentro dos primeiros cinco anos de carreira, não têm. O centroavante evita se meter em assuntos alheios ao de se posicionar dentro da área babando para colocar a bola na baliza. Mas sabe que, em algum momento, pode dar alguma dica sobre os bastidores.

- Tem umas manhas extracampo que fazem parte, que você aprende. Mas não é minha área, até porque tem pessoas capacitadas. Falo por ser novo, clube está fazendo cinco anos. Claro que se for algo que a gente possa ajudar, se for solicitado, vamos ajudar - desconversou.

A chance de recomeço é clara para Josiel, que em 2007 fez 20 gols com a camisa do Paraná Clube no Brasileiro. Com assuntos extracampo definidos, que evitaram uma sequência após 14 jogos e seis gols com o Inter de Santa Maria no ano passado, espera ter foco apenas no campo. Para, quem sabe, voltar a disputar uma competição mais forte, como uma Série A ou B.

A ideia é, com gols, ajudar o União a se classificar para a fase eliminatória. Assim, a chance de rebaixamento, algo que sempre assola os clubes que sobem e disputam o primeiro ano na elite, pode se pulverizar.

- O pensamento de fazer um bom campeonato e quem sabe disputar uma Série B ou A, um outro campeonato mais forte. Depende da nossa campanha, temos que pensar no futuro também, fazendo o presente valer a pena. Abre portas para outros convites. Dando resposta, minha parte é fazer os gols e abrir outros mercados aí, disputar outras competições - admitiu Josiel.

Maraca em Frederico Westphalen

O tempo no Flamengo não foi longo. Mas suficiente para se acostumar a jogar no Maracanã - e nos maiores estádios do país, no período do Paraná. Nada que seja uma dificuldade para o centroavante, que minimiza o ambiente.

Com o estádio ainda em construção, o União Frederiquense manda seus jogos desde sua abertura na casa do Itapagé, clube amador da cidade. O projeto é financiar a obra com a venda de terrenos. A previsão é de abertura em 2017.

- A estrutura é enorme, claro, mas o que costumo dizer, jogando no Maracanã, no Mineirão, a essência não muda muito. Tem que correr, fazer o gol, tem que marcar. É bom jogar no estádio grande e cheio, mas é fazer o mesmo que faria lá. Acho que vai ter pressão, é bem próximo. Foi nesse campo que conseguimos os feitos até agora. Vamos jogar neste Gauchão ali e a torcida tem se identificado. É um estádio acanhado, bem apertado. Temos que fazer do estádio nosso aliado - comentou o jogador.

Sem muitas esperanças de repetir o feito da artilharia do país ainda na carreira, Josiel tem pegado pesado na preparação ao Gauchão. Com um campeonato mais aguerrido que os outros estaduais do Brasil, segundo o próprio, a receita é pensar no jogo a jogo. E fazer os gols que o tornaram conhecido no país, agora à disposição do debutante gaúcho.

1173 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu