Jogador completo, Zico foi idolatrado onde passou

3/3/2015 09:23

Jogador completo, Zico foi idolatrado onde passou

Galinho foi o principal responsável pela profissionalização do futebol no Japão; segundo a FIFA, é um dos três melhores do futebol brasileiro no século XX

Jogador completo, Zico foi idolatrado onde passou
Como se não bastasse ser o maior ídolo da Maior Torcida do Mundo, Zico fez história por onde passou. Em junho de 1983, com 30 anos, Zico foi jogar na Udinese, da Itália, permanecendo lá até meados de 1985, quanto retornou ao Flamengo. O Galinho encerrou a carreira profissionalmente em 1989, com 36 anos, devido a uma contusão no joelho, que sofreu em 1985, em um jogo contra o Bangu. Mas o camisa 10 ainda voltaria aos campos, para uma de suas grandes realizações no futebol. Em 1991, Zico assinou com o Kashima Antlers, do Japão, quando o clube ainda se chamava Sumitomo e o esporte era amador no país. Sua estrela passou o limite das quatro linhas e ele se tornou o principal responsável pela profissionalização do futebol japonês e, até hoje, é idolatrado pelos japoneses.

Um ícone no Japão
No museu do Kashima, fotos, camisas, chuteiras e o rosto de Zico por todos os lados. A idolatria é tamanha que o Galinho ganhou uma estátua na praça em frente aos portões principais do estádio, sem contar com outra no shopping da cidade. O monumento é parada obrigatória de turistas e, como o de Bellini no Maracanã, é ponto de encontro de torcedores. Abaixo da estátua, ainda foi construída uma calçada da fama, com os pés dos maiores ídolos que passaram pelo clube.

Premiações individuais
Além dos títulos conquistados por onde passou, o eterno camisa 10 da Gávea venceu inúmeras premiações individuais. Ganhou a Bola de Ouro da revista PLACAR, como melhor jogador dos Campeonatos Brasileiros de 1974 e 1982 e a Bola de Prata, da mesma revista, por ter sido um dos melhores meias dos Brasileiros de 1975, 1977 e 1987. Também foi eleito, três vezes, pelo jornal uruguaio El País, como o melhor jogador sul-americano, em 1977, 1981 e 1982, todas as vezes como jogador rubro-negro, sendo um dos jogadores que ganhou mais vezes o prêmio, que começou em 1971.

Reconhecido pela FIFA
Único jogador da história do Flamengo a disputar mais de uma Copa do Mundo como atleta do clube, indo aos Mundiais de 1978, 1982 e 1986 pela Seleção Brasileira, Zico foi um dos maiores meias da história do futebol. Segundo a FIFA, Zico foi um dos três melhores jogadores do futebol brasileiro no século XX, ao lado de Pelé e Garrincha. A entidade ainda colocou Zico na seleção do futebol sul-americano no século XX, ao lado de Fillol (ARG), Carlos Alberto Torres (BRA), Figueroa (CHI), Passarella (ARG), Nílton Santos (BRA), Di Stéfano (ARG), Maradona (ARG), Garrincha (BRA), Pelé (BRA) e Rivelino (BRA).

1287 visitas - Fonte: Site Oficial


VEJA TAMBÉM
- Desfalques importantes do Flamengo na Libertadores: Arrascaeta e Pedro entre os ausentes.
- Tribunal de julgamento decide sobre pedido de efeito suspensivo de Gabigol
- Flamengo anuncia sete desfalques na equipe para partida contra o Bolívar




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu