Após segurarem Léo Moura, Jorginho e Zinho aprovam adeus: "Por cima"

4/3/2015 11:47

Após segurarem Léo Moura, Jorginho e Zinho aprovam adeus: "Por cima"

Ex-treinador e ex-dirigente conviveram com lateral em parte dos 10 anos de Flamengo. Amistoso com o Nacional, do Uruguai, nesta quarta, marcará despedida do camisa 2

Após segurarem Léo Moura, Jorginho e Zinho aprovam adeus: Por cima
leonardo moura flamengo 2012 galeria (Foto: Alexandre Vidal)

Um foi técnico, o outro dirigente. E ambos tiveram de lidar com a mesma situação em relação a Léo Moura no Flamengo: o desejo de algumas pessoas da direção em abreviar a passagem do lateral-direito pelo clube. Jorginho e Zinho, respectivamente, ao evitarem um adeus repentino, têm a sua parcela de contribuição nos 10 anos em que o camisa 2 conquistou tudo no Rubro-Negro. Pequena, dizem. Mas que os enchem de orgulho. Especialmente pelo fato de o atleta sair por cima.

Aos 50 anos, o ex-lateral e atualmente treinador (desempregado desde outubro passado, quando deixou o Al-Wasl dos Emirados árabes Unidos) comandou o Flamengo em 2013. Zinho, 47, antigo meia e agora auxiliar de Jorginho, foi gerente de futebol uma temporada anterior. Os dois, que ainda atuaram pelo Fla na época de jogadores, sabem o quão difícil é vestir por tanto tempo a camisa rubro-negra.

- Fui treinador dele por um curto período, mas o suficiente para conhecê-lo. Foi meu capitão. O pensamento de alguns diretores era descartá-lo, afinal, à época, tinha 33 anos. Queriam alguém mais jovem, o que não é de todo errado. Falei que não tinha outro melhor na posição. E ele ficou. Merece tudo o que está acontecendo. Eu, por exemplo, tentei jogar com a idade dele e não consegui. Não é fácil fazer o que ele fez. E o mais bacana é que termina por cima - diz Jorginho.



- Algumas pessoas da direção tinham a visão de que ele estava velho. O torcedor, os companheiros, os funcionários... todos ainda viam nele condições de atuar. E ele provou no campo.
Pelo biótipo, pelo profissionalismo. Nunca deu problema. Ele sai por cima. Isso é muito legal. É reconhecimento. E olha que o Flamengo não faz jogo de despedida. Eu não tive, o Jorginho não teve - completa Zinho.

Léo Moura chegou em 2005 ao Flamengo, venceu cinco estaduais (2007, 08, 09, 11, 14) duas Copas do Brasil (2006 e 13) e um Brasileirão (2009). No período, o atleta se tornou o sétimo jogador que mais vestiu a camisa rubro-negra, com 518 jogos. A quarta-feira, em amistoso contra o Nacional, do Uruguai, marcará o fim da Era. Léo defenderá o Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos.

Jorginho entende que, se tivesse escolhido outro clube no Brasil, Léo Moura seria infeliz tamanha a identidade com o Fla. O técnico entende que o atleta manterá o nível mesmo em um centro de menor expressão no futebol mundial:

- Está sendo feliz na decisão dele. É melhor do que ir a outro clube no Brasil. São dez anos de identidade, não é para qualquer jogador. Além de ser um líder natural, aquele que não impõe nada, é regular dentro de campo. Não se vê ele jogando mal. É sempre bom, depois excelente e depois volta a ser regular. Não perde bola, só ataca na boa. Ele tem habilidade, sabe driblar.

Zinho, que atuou e treinou o Miami, revelou ter conversado sobre os EUA com Léo. Passou dicas, se colocou à disposição para ajudar na adaptação.

- É muito sábio: vai para fora. O projeto de vida é bom. Lá, não tem cobrança, vai como ídolo, maestro. A exigência física é diferente. A convivência familiar será maior. Tem tudo para dar certo.

A despedida de Léo Moura será realizada na noite desta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Maracanã, em amistoso com o Nacional, do Uruguai. Ele deixará saudades aos rubro-negros, e também em Jorginho e Zinho.


Jorginho teve em Léo Moura seu capitão nos tempos de treinador do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

1371 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- INDISCIPLINADO! Após confusões, atacante do Flamengo deve fechar com time da Série B do Brasileirão
- Rivellino critica jogo do Palmeiras, Flamengo e destaca Neymar como último craque brasileiro
- Palmeiras vende 21 mil ingressos para duelo contra o Flamengo no Allianz Parque




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu