Adequação de estatuto à responsabilidade fiscal causa racha no Fla; presidente do Deliberativo renuncia

27/3/2015 13:38

Adequação de estatuto à responsabilidade fiscal causa racha no Fla; presidente do Deliberativo renuncia

Adequação de estatuto à responsabilidade fiscal causa racha no Fla; presidente do Deliberativo renuncia
REPRODUÇÃO
Trecho da carta de renúncia de Delair Dumbrosck do Conselho Deliberativo do Flamengo


Em ano de eleição, o Flamengo ganhou nesta sexta-feira mais uma crise política. Um confronto de ideias sobre a votação de uma emenda ao estatuto do clube chamada "Lei de Responsabilidade Fiscal Rubro-Negra" causou a renúncia do presidente do Conselho Deliberativo do clube, Delair Dumbrosck.

Há alguns meses, os presidentes dos outros poderes do clube (diretor, administração, fiscal, assembleia geral e de grandes beneméritos) protocolaram um pedido para que fosse votada a "Lei de Responsabilidade Fiscal Rubro-Negra", um pacote de medidas elaborado na proposta de novo estatuto do grupo "Conte Comigo, Flamengo", ligado à situação, para adequar o clube à medida provisória de responsabilidade fiscal assinada pela presidente Dilma Rousseff na última semana.

Delair retardou o processo e perdeu o prazo para incluir a medida em votação. Em contrapartida, os outros presidentes, incluído Bandeira de Mello, se utilizaram do artigo 79 do estatuto do clube e convocaram a votação da emenda também para o dia 7 de abril, à revelia de Delair. Irritado, ele renunciou em carta entregue aos conselheiros nesta sexta-feira. Na primeira convocação, Delair indicara apenas a votação do Substitutivo para o estatuto do clube, alegando que o texto novo era de consenso geral, o que não ocorreu.


Delair Dumbrosck, ex-presidente do Flamengo

"Os motivos são vários. Sou cardiopata, tenho três safenas, já infartei duas vezes e não posso me aborrecer. Os caras vão e atravessam uma emenda, tiraram não se de onde que eu seria candidato (a presidente) e entenderam que essa aprovação da emenda estatutária seria benéfica. Não sou candidato a mais nada, fiz tudo pelo Flamengo. Convoco a reunião e eles vão, se juntam e me mandam umas convocação para votar a mesma coisa. Está errado. Bandeira deveria deixar a questão do Deliberativo e cuidar para que o Flamengo tenha um bom time no Brasileiro e não fique abaixo do décimo lugar", disparou Delair Dumbrosck.

Presidente do Flamengo em 2009, em substituição ao licenciado Márcio Braga, Delair apoiou a Chapa Azul, de Eduardo Bandeira de Mello, na última eleição do clube, em 2012. Em seguida foi eleito à presidência do Conselho Deliberativo e, por diversos desentendimentos, tornou-se oposição. Seu substituto na presidência do Conselho Deliberativo será Rodrigo Dunshee de Abranches.

Tentativa de salvar Capitão Léo é negada

Outro ponto polêmico no relacionamento entre Delair Dumbrosck e os diversos presidentes de poderes do Flamengo recentemente se deveu a uma possível tentativa de salvação de Leonardo Ribeiro, o Capitão Léo, de uma exclusão do quadro social rubro-negro.

Nos termos atuais, Capitão Léo seria expulso em caso de confirmação de mais uma punição, a segunda em menos de um ano. Ele foi condenado por agressão a um sócio e depois por ofensas ao vice-presidente de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap. As penas foram suspensas até novo julgamento. No primeiro caso, em meados de março, Capitão Léo teve a pena confirmada. Caso a suspensão por ofensas a Bap também seja corroborada, ele estaria fora do clube.

No entanto, por convocação de Delair Dumbrosck, o Conselho Deliberativo votaria o Substitutivo do estatuto dois dias antes do novo julgamento de Capitão Léo. Caso o o texto fosse aprovado, Leonardo Ribeiro não mais seria expulso, mas, sim, considerado inelegível para qualquer cargo no Flamengo por quatro anos. Delair nega a tentativa de favorecimento a Capitão Léo.

"Não muda nada. Só iria votar um item de responsabilidade fiscal. Não tem nada a ver com o Capitão Léo", completou Dumbrosck.

Durante a gestão de Bandeira, um dos pontos mais discutidos foi a mudança de estatuto do clube, de 1992, para moldá-lo à administração profissional, com respeito ao orçamento e sanções a quem comprometesse o patrimônio rubro-negro.

Foram quatro propostas apresentadas. A Pedra Rubi, de Capitão Léo e do grupo Fla-Tradição; a Fênix, também com apoio da Fla-Tradição, de oposição à gestão atual; a Conte Comigo, Flamengo, que tem apoio da atual diretoria; e a Acima de Tudo Rubro-Negro, dos conselheiros Lysias Itapicurú e Haroldo Couto. Em vez de votação no Conselho Deliberativo, Delair Dumbrosck propôs a formação de uma Comissão Especial, com representantes de cada projeto.

Contrariados, os integrantes do grupo "Conte Comigo, Flamengo" se retiraram da Comissão Especial. A redação do texto do Substitutivo, no entanto, não se tornou pública para análise antes da votação, inicialmente para o fim de dezembro de 2014. Em fevereiro, nova reunião foi marcada no clube para análise do Substitutivo. Em clima tenso, com bate-boca, nada foi definido. Diante da pressão, um texto foi apresentado e, de acordo com integrantes da situação, vários trechos do Pedra Rubi, de Capitão Léo, foram colocados no Substitutivo.

1266 visitas - Fonte: ESPN


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu