Tribunal ameaça Luxa e manda recado ao Flamengo com ‘Lei da Mordaça’ disfarçada

31/3/2015 08:15

Tribunal ameaça Luxa e manda recado ao Flamengo com ‘Lei da Mordaça’ disfarçada

Tribunal ameaça Luxa e manda recado ao Flamengo com ‘Lei da Mordaça’ disfarçada
Luxemburgo Foto: Terceiro / Agência O Globo

Censurado e intimidado, Vanderlei Luxemburgo vai ter de dar um passo atrás e tirar algumas vírgulas — ele disse que não tiraria nenhuma — das críticas à Federação de Futebol do Rio (Ferj) se não quiser ser denunciado outra vez. O treinador do Flamengo pegou dois jogos de suspensão ontem e ainda ouviu ameaças do presidente da Comissão do Tribunal de Justiça Desportiva que julgou as declarações do rubro-negro, por enquanto fora do clássico com o Fluminense.

— Que sirva de alerta. Uma palavra mal colocada pode complicar a vida de muita gente. Esse ódio incitado pode levar a consequências incalculáveis — alertou o ex-presidente do TJD-RJ Antonio Vanderler, que presidiu a sessão de ontem.

O julgamento foi uma clara resposta da Ferj ao Flamengo. O clube vai recorrer ao Pleno do TJD somente para constar e encaminhar recurso ao mesmo tempo ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva para que o treinador esteja à beira do gramado domingo. Mas o pouco tempo hábil pode fazer com que o efeito suspensivo libere Vanderlei para Fla-Flu e o tire de jogos finais.

— Eu vou ao STJD, mesmo que ele tenha que cumprir alguma decisão. Vou estudar se há como fazer isso antes do jogo. O resumo desse julgamento é que não pode criticar a Federação — disse o advogado Michel Asseff Filho.

Espécie de atirador de elite na guerra entre Federação e Flamengo, Luxemburgo teve o perfil dissecado pelos auditores, que o caracterizaram como “polêmico” e viram o uso do termo “porrada na Federação” como forma de botar “lenha na fogueira”.

A Justiça comum invalidou o artigo do regulamento que previa multas em caso de críticas ao Estadual, mas na prática a punição aos estragos à imagem da Federação é possível. Não mais com multa, mas em campo. A Lei da Mordaça está em vigor.



A procuradoria do TJD-RJ deixou claro que qualquer nova crítica desmedida será alvo de denúncia. Enquanto o relator do caso, Márcio Alvim, tentava descaracterizar a suposta incitação à violência lembrando que não houve protestos contra a Ferj nos jogos do Flamengo, o presidente da Comissão, Antônio Vanderler, o interrompeu:

— Não há a mordaça.

Os próximos dias vão confirmar se a punição fará os departamentos jurídico e de futebol do clube recuarem no apoio ao treinador e recomendarem mais cautela nas declarações sobre a Ferj.

Depois de obter a gravação da entrevista coletiva em que Luxemburgo faz críticas à Federação e cobra de jornalistas “porrada” na entidade, a defesa do Flamengo, através do advogado Michel Assef Filho, preferiu que o treinador não fosse ao julgamento. Vanderlei aproveitou a folga no futebol para ir ao médico em São Paulo e evitou novo embate no TJD-RJ.

960 visitas - Fonte: Extra Globo


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu