Estagnado, Fla lança kit sócio-torcedor para atingir camadas populares

18/4/2015 12:18

Estagnado, Fla lança kit sócio-torcedor para atingir camadas populares

Produto vendido em bancas de jornal visa massificar programa. Terceira receita do clube, "Nação Rubro-Negra" estaciona na casa dos 50 mil e cai para sétimo no país

Estagnado, Fla lança kit sócio-torcedor para atingir camadas populares
Kit sócio-torcedor lançado pelo Flamengo e vendido nas bancas de jornais estará no Maracanã (Foto: Divulgação)

Um programa estagnado em busca de sobrevida. Falar que o sócio-torcedor do Flamengo é um fracasso seria exagero. Com R$ 34 milhões anuais, o "Nação Rubro-Negra" é a terceira maior receita do clube atualmente - atrás de patrocínio de camisa e cotas de TV -, mas a dificuldade de crescimento é algo que preocupa. Na casa dos 50 mil desde o início do ano (54.321 nesta sexta-feira, um terço fora do Rio de Janeiro), o clube busca ações para seduzir a torcida e lançou nesta semana um kit vendido em bancas de jornais para alcançar camadas mais populares.

Com dois anos recém-completados no último dia 26 de março, o programa era praticamente restrito a torcedores com acesso ao site oficial, até chegar a poucas lojas licenciadas localizadas no centro do Rio de Janeiro nos últimos meses. Com o kit, que custa R$ 39,90 e contém uma revista explicativa, uma camisa rubro-negra (que não é de jogo) e um código promocional que dá desconto de um mês em novas adesões, o Flamengo deseja aumentar o número de pessoas com conhecimento do "Nação".

- Alguns aspectos fazem o torcedor se tornar sócio, e um deles é a distribuição, que faz o programa chegar até ele. Temos um modelo de venda em lojas oficiais que está funcionando legal, e vamos espalhar pelo Brasil. O kit nas bancas é um canal mais popular. O Benfica fez isso com um kit um pouco diferente, com cachecol, que trocamos pela camisa. É um trabalho para massificar, mas ainda restrito ao Rio de Janeiro. No domingo, vamos vender no Maracanã. Depois, expandir para outras praças - explicou o diretor de marketing do Fla, Bruno Spindel.



Sucesso no primeiro ano muito por conta da presença na final da Copa do Brasil, o sócio-torcedor do Flamengo viveu o auge na Libertadores de 2014, com 64 mil participantes. A eliminação precoce, que calhou com o fim da carência de seis meses para aqueles que buscavam o benefício da partida contra o Atlético-PR, entretanto, fez o número despencar. Muitos questionamentos dão conta da falta de atrativos para o torcedor, o que Spindel promete apresentar novidades em breve.

- Acho que vamos andar ao longo do ano. O kit é a primeira de uma série de iniciativas. Tem o plano de fidelidade, que vem no segundo semestre. Vamos premiar com pontuação quem consome mais a marca Flamengo, dar recompensas. O maior benefício do torcedor é ver o clube mais forte. O tamanho do clube depende do torcedor, o céu é o limite.

O discurso de "adesão por amor" é algo que sempre fez parte da diretoria rubro-negra. Sem estádio próprio, o clube alega que esbarra nas obrigações contratuais com o consórcio Maracanã para maiores descontos e sofreu ainda com o regulamento do estadual, que não prevê mando de campo nas partidas, o que impossibilitou maiores descontos nos primeiros meses do ano. Com o Brasileirão pela frente, a expectativa é evolução.

- O Brasileirão ajuda o programa a voltar a crescer. Não estamos prevendo carnê, mas a competição é algo que ajuda muito. O sócio-torcedor sempre tem muito interesse. Cerca de 95%, por exemplo, vai ao estádio com cartão-ingresso, o que dá comodidade.

Sétimo programa no ranking nacional, o Flamengo busca alternativas por dias melhores. Depois do boom no ano de nascimento, quando chegou a ser terceiro no país - atrás somente do Internacional e do Grêmio -, o "Nação Rubro-Negra" encontrou uma estabilidade na casa dos 50 mil, mas é inegável a dificuldade de crescimento. Enquanto isso, Palmeiras e Corinthians, com as novas arenas, dispararam - além dos paulistas e dos gaúchos, Cruzeiro e Grêmio estão na frente do Rubro-Negro.

2082 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Desfalques importantes do Flamengo na Libertadores: Arrascaeta e Pedro entre os ausentes.
- Tribunal de julgamento decide sobre pedido de efeito suspensivo de Gabigol
- Flamengo anuncia sete desfalques na equipe para partida contra o Bolívar




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu