Talento, chutes de 3, Fischer... Técnico do Fla aponta as qualidades do Bauru

24/5/2015 10:03

Talento, chutes de 3, Fischer... Técnico do Fla aponta as qualidades do Bauru

Comandante rubro-negro elogia qualidade do time do interior paulista, que tem a vantagem do mando de quadra nas finais do NBB 7, a partir da próxima terça-feira

Talento, chutes de 3, Fischer... Técnico do Fla aponta as qualidades do Bauru
José Neto no treino do Flamengo para as finais do NBB 7 contra Bauru (Foto: André Durão)


Apontado como pule de 10 antes de o NBB 7, o confronto entre Bauru e Flamengo correu o risco de não acontecer. Se o atual bicampeão chega à decisão com um indiscutível 3 a 0 sobre o forte time de Limeira nas semifinais, a equipe do técnico Guerrinha teve que inverter uma situação adversa e sobreviver a duas prorrogações no jogo 4 para bater o Mogi das Cruzes em cinco partidas e chegar pela primeira vez à final do torneio. A série melhor de três começa na próxima terça-feira, às 21h30, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com.

Se ano passado foi o Flamengo que levou todos os troféus possíveis para a Gávea, nesta temporada é o Bauru que vem fazendo a limpa. Campeão paulista, da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas, o time paulista quer vencer o NBB 7 para enfrentar o Real Madrid na final da Copa Intercontinental com 100% de aproveitamento.

José Neto sabe que o Flamengo é o único time que pode estragar os planos do time paulista. Mesmo ciente que a tarefa não é das mais tranquilas, o comandante rubro-negro se apega à força de seu time na hora de decidir e ao bom momento na competição para manter a hegemonia em território nacional.

José Neto conversa com o elenco do Flamengo antes do treino de quinta-feira na Gávea (Foto: André Durão)


- As pessoas acham que o 3 a 0 sobre o Limeira foi tranquilo, mas sabemos que foi um resultado mentiroso. Foi uma série muito dura e que poderia ter sido a final, pois eles fizeram uma excelente temporada. Se tem alguma coisa que podemos tirar proveito agora é o fato de termos vividos situações como essa antes. Tudo que aconteceu conosco nas temporadas passadas não nos dá uma vantagem numérica, mas nos dá uma experiência de já termos passado por diversos momentos como esse - afirmou José Neto.

Apesar do otimismo em vencer pela terceira vez consecutiva o NBB, o treinador reconhece a força e a qualidade do adversário. Numa conversa rápida, a menos de uma semana do primeiro jogo das finais, José Neto abriu o jogo e apontou suas cinco principais preocupações em relação à equipe de melhor campanha da temporada.

01
QUALIDADE TÉCNICA

Alex Garcia é um dos pilares da equipe de Bauru (Foto: Henrique Costa / Bauru Basket)


Alex Garcia, Ricardo Fischer, Murilo, Rafael Hettsheimeir, Jefferson, Larry Taylor, Robert Day. De todos os rivais que o Flamengo enfrentou nas últimas decisões, talvez nenhum outro reúna tantos jogadores de talento como o Bauru. Com um elenco recheado de jogadores de seleção e com passagens pela Europa e até pela NBA, o time paulista preocupa o técnico José Neto pelo excesso de qualidade técnica.

- Acho que nossa principal preocupação é a qualidade dos jogadores de Bauru somada às conquistas que eles tiveram na temporada. Essa combinação os faz ter uma qualidade coletiva muito grande também. São muitos jogadores de qualidade, experientes e que sabem lidar com esse tipo de situação, que é um momento de decisão.

02
ARREMESSOS DE TRÊS

Além de liderar as estatísticas do NBB por equipe nas bolas de três, com 11.25 arremessos convertidos por partida, o time paulista tem também o líder individual da competição. Com 3.22 tiros certeiros e 43.27% de aproveitamento no fundamento, Jefferson é o maior gatilho da Liga Nacional. Mas além do ala, que rompeu o tendão de aquiles do tornozelo direito e está fora da competição, a equipe comandada pelo técnico Guerrinha tem outros quatro especialistas: Ricardo Fischer (43.65%), Alex Garcia (42.44%), Robert Day (40.91%) e Rafael Hettsheimeir (38.25%).

- O chute de três pontos é uma das armas do Bauru e uma das qualidades que levaram o time deles à final do NBB. É uma equipe que sabe explorar muito bem esse fundamento.

03
FORÇA DO ELENCO

Além do quinteto titular, que conta com três jogadores da seleção brasileira, o americano Robert Day e Murilo, que também defendeu o país em diversas competições no passado, o time paulista conta com um banco de reservas de respeito. Titular nas últimas temporadas, Larry Taylor é a principal arma que o técnico Guerrinha tem para mudar o jogo. O elenco ainda conta com Gui Deodato, uma das principais promessas do basquete brasileiro, e o pivô Mathias, de 2.08m.

- Mesmo depois que eles perderam o Jefferson durante a Liga das Américas, que é um jogador que faz falta para qualquer equipe, eles souberam se adaptar bem e mostraram essa força do conjunto. O elenco deles conta com vários jogadores experientes e acostumados a esses momentos de decisão.

04
MANDO DE QUADRA

O ginásio em Marília será o palco da final do NBB 7 (Foto: Divulgação / Prefeitura de Marília)


Time de melhor campanha na fase de classificação com apenas duas derrotas em 30 partidas disputadas, o Bauru tem a vantagem de fazer dois dos três jogos das finais em São Paulo. Mesmo sem poder atuar no ginásio Panela de Pressão, a equipe paulista jogará os dois últimos jogos da série em Marília e deverá ter a maioria da torcida a seu favor.

- A vantagem do mando de quadra com certeza também nos preocupa. Essa será a primeira vez que vamos enfrentar essa situação após duas finais seguidas no Rio de Janeiro. Mas o fato de as finais serem disputadas em melhor de três é uma mudança que considero justa, uma vez que coloca duas equipes de muita qualidade em uma condição de poder se recuperar na série em caso de um dia não tão bom. Em uma final de jogo único, com foram nas duas últimas temporadas, se um time não encaixa nesse dia não tem chance de recuperação.

05
RICARDO FISCHER

Não é só o técnico José Neto que se preocupa com Ricardo Fischer. Nicolas Laprovittola também sabe que o armador de Bauru é o termômetro da equipe paulista. O argentino do Flamengo considera seu adversário nas finais do NBB 7 o melhor armador da temporada. Com médias de 11.1 pontos, 6.2 assistências e 3.7 rebotes por partida, o camisa 5 do Bauru deverá ser confirmado pela Liga Nacional de Basquete como o armador do time ideal da competição na festa do dia 8 de junho, em São Paulo. Ele foi ainda o MVP (melhor jogador) do Jogo das Estrelas do NBB em março.

- Sem dúvida nenhuma é um jogador fundamental para o Bauru e que vive um momento especial há um bom tempo. Eu o acompanho desde as categorias de base e vejo um crescimento muito grande no jogo dele. O Fischer também teve uma passagem fora do Brasil, quando foi para a Suíça, e isso deu ainda mais experiência para ele. É um menino que tem muita personalidade e essa é uma das características mais importantes para um jogador que é o condutor de uma equipe.

743 visitas - Fonte: GE


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu