Flamenguista, cônsul do Peru vê idolatria por Guerrero inabalada

29/5/2015 07:35

Flamenguista, cônsul do Peru vê idolatria por Guerrero inabalada

Flamenguista, cônsul do Peru vê idolatria por Guerrero inabalada
Divulgação
Guerrero fez o Corinthians ganhar milhares de novos torcedores segundo Alvarez Gamboa, o último na foto


Fernando Alvarez Gamboa acompanha o futebol brasileiro muito antes de se tornar cônsul geral adjunto do Peru em São Paulo. Em 1982, quando o seu compatriota Paolo Guerrero tinha apenas 2 anos de idade, ele esteve no Brasil e encantou-se com Zico e o Flamengo – a ponto de ainda guardar uma fotografia de infância em que aparece vestido com um uniforme completo rubro-negro.

Como um bom diplomata, no entanto, Alvarez Gamboa conversou com a Gazeta Esportiva e evitou demonstrar empolgação com os fortes indícios de que o Guerrero seguirá para o Flamengo. Afinal, o jogador conquistou o público brasileiro com os gols marcados pelo Corinthians, cujos torcedores frustrou com a não renovação do seu contrato válido até 15 de julho.

“De jeito nenhum”, avisou Alvarez Gamboa, sobre a possibilidade de o vínculo entre Corinthians e Peru ter sido abalado com a saída de Guerrero. “Os torcedores corintianos sempre se lembrarão do gol da final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, e de outros decisivos que ele fez para a equipe. O Guerrero será lembrado no Corinthians da mesma maneira que o Carlos Tevez: como um jogador que deu muito para o clube”, palpitou, citando o ídolo argentino que também deixou o Parque São Jorge de forma conturbada.

Em 2012, na época da chegada de Guerrero ao Corinthians, o Consulado do Peru em São Paulo já imaginava que a relação entre jogador e torcida seria calorosa. Alvarez Gamboa previa que as bandeiras de seu país passariam a ser frequentes nas arquibancadas do Pacaembu – e posteriormente de Itaquera –, o que, de fato, ocorreu. Como eram as argentinas nos tempos de Tevez.

“Isso foi um motivo de orgulho para os peruanos no Peru e especialmente para aqueles que moram no Brasil. Em São Paulo, temos aproximadamente 20.000 peruanos. Muitos deles viraram corintianos por causa do Guerrero”, contou Alvarez Gamboa, ressaltando que o centroavante fez o seu papel para cativar essa nova torcida do Corinthians. “Ele foi muito amável no ano passado ao nos presentear com uma camisa assinada, entregue aos ganhadores da Copa Peru de futsal. É um torneio organizado anualmente pelo consulado, em comemoração ao nosso dia nacional.”


Fernando Dantas/Gazeta Press
Bandeiras do Peru se tornaram frequentes nos jogos do Corinthians por causa dos gols de Guerrero


Assim como chamou a atenção dos peruanos para o Corinthians, Guerrero atraiu alguns corintianos para o Peru. “Ele foi uma referência da equipe, um líder. A presença do Paolo Guerrero ajudou muito para que amigos brasileiros – em especial paulistas – conhecessem mais do Peru, algo além dos roteiros turísticos de Cusco e Machu Picchu e da extraordinária culinária peruana. Em resumo: houve um grande aporte para a integração e o conhecimento mútuo dos países”, celebrou o cônsul.

Paolo Guerrero deverá agora promover a cultura do Peru no Rio de Janeiro, o que despertou uma alegria bastante contida em Fernando Alvarez Gamboa: “Sobre a ida dele ao Flamengo, não tenho muito a comentar. Só posso dizer que estou certo de que o atleta peruano é profissional e irá se desenvolver da melhor maneira onde quer que jogue”.

Será difícil, contudo, o diplomata segurar o seu entusiasmo caso Guerrero repita no Flamengo o sucesso que fez no Corinthians. “Zico foi um jogador extraordinário. É uma pena que não tenha sido campeão do mundo com a Seleção Brasileira, porque merecia”, comentou Alvarez Gamboa, permitindo externar um pouco de sua paixão rubro-negra. “Assim como o Corinthians, o Flamengo é um grande clube e deve estar à procura dos melhores atletas para voltar a se destacar em campeonatos internacionais”, acrescentou.


Divulgação/Agência Corinthians
Guerrero prometia não ir a outro time no Brasil, mas está a caminho do Flamengo (foto: Daniel Augusto Jr.)


O próprio Fernando Alvarez Gamboa, contudo, tem uma restrição a um clube já defendido por Guerrero. O cônsul geral adjunto do Peru apoia o Universitario em seu país, rival do Alianza Lima, o time de coração do centroavante. Uma diferença também insuficiente para abalar a idolatria por um embaixador do futebol peruano no Brasil.

858 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva


VEJA TAMBÉM
- MELHOR APROVEITAMENTO! Flamengo de Tite lidera estatísticas na Série A!
- De la Cruz Comenta Posicionamento no Flamengo e Evita Comparação com Zico
- Flamengo atinge recorde histórico na era dos pontos corridos no futebol brasileiro




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu