A lama também pega o esporte

4/7/2016 18:48

A lama também pega o esporte

Ou muda-se o sistema que permite a corrupção, que alimenta as propinas ou, como na Itália, o Brasil pós-Lava-jato pode não ser tão melhor do que o Brasil de hoje

A lama também pega o esporte
Mineirão foi construído pelo consórcio presidido por Roberto Capobianco(Foto: Divulgação/Secopa)

Construtor e "sócio" do Palmeiras na Allianz Park, o empresário Walter Torre Junior foi alvo de condução coercitiva (quando se é levado à força para depor) na 31ª fase da Operação Lava-Jato. Roberto Capobianco, presidente do Conselho de Administração da Minas Arena, consórcio que construiu e administra o Mineirão, teve a prisão temporária decretada pelo juiz Sérgio Moro na mesma fase da operação deflagrada nesta segunda.

Em nenhum dos dois casos, ao menos até o momento, há irregularidades comprovadas da parte dos executivos ou de suas empresas - a WTorre e a Construcap - envolvendo as instalações esportivas das quais participam. Mas a chance de que isso de alguma forma acabe acontecendo são reais, especialmente no caso de BH,

Seja na Lava-Jato, seja nas operações que dela derivam no âmbito da Polícia Federal e do Ministério Público, são várias as citações que já apareceram sobre pagamentos de propina, superfaturamento de obras e outras mazelas em diversos estádios da Copa - incluindo o Maracanã e a Arena Corinthians - obras para o Pan e para a Olimpíada do Rio.

O novelo que começou a ser desfiado pela força tarefa de Curitiba, e agora se estende pelo Rio e São Paulo, não deixa dúvida de quanto as relações entre o público e o privado estão putrefatas no país. Nos últimos meses, alguns dos maiores conglomerados nacionais ou multinacionais que atuam por aqui, nos mais variados setores da produção, definitivamente saíram das editorias de economia e negócios para frequentar o noticiário político-policial que estarrece leitores a cada nova revelação.

O esporte, direta ou indiretamente, vai sendo tragado pela mesma lama.

Prender, aplicar os termos da lei contra quem corrompe ou é corrompido, lesa os cofres públicos recebendo mais do que deveria ou beneficia-se da fragilidade dos meios de controle dos governos é recomendável. Mais do que isso, merece aplausos. Desde que tudo seja feito respeitando-se o direito de defesa dos acusados, sem julgamentos prévios e atendendo às garantias estabelecidas pela constituição.

Mas prender é pouco. Se a corrupção e a malversação do dinheiro público chegaram a tal nível de contaminação, isso não se deve exclusivamente à má índole ou a ganância de um lado e de outro. O que essas operações revelam é que o sistema público brasileiro faliu. A filosofia do criar dificuldades para vender facilidades, dos alvarás burocratizados, das licitações viciadas, das extorsões disfarçadas em "fiscalizações". das campanhas políticas bilionárias feriram de morte as relações público-privadas no Brasil.

Em março desse ano, Gherardo Colombo, um ex-magistrado com participação ativa na Operação Mãos Limpas - a inspiradora de Moro na Lava-jato - e outros escândalos de corrupção na Itália, esteve no Brasil para uma série de palestras, Ficou claro de sua mensagem que prender políticos e empresários foi importante. E até fácil. Mas em nada resolveu o problema, não tornou a Itália de hoje menos corrupta do que era antes. Pois o sistema - que gerou os anos malditos de Silvio Berlusconi - se manteve intacto. Ou ainda mais benevolente. E o cidadão comum, que antes aplaudia a ação da Justiça, começou a incomodar-se quando não podia mais pagar para furar a fila ou dar uma "gorjeta" para o guarda da esquina abrir mão de uma multa de trânsito.

Esse é o mal que nos ameaça. Passada a fase das grandes prisões midiáticas, o que virá por aí? Isso é o que deveria estar sendo discutido de verdade - a reforma política-eleitoral, a simplificação do estado brasileiro, a criação de mecanismos efetivos de controle social - prévio e não somente judicial - sobre os processos públicos. Mas embebecidos e desacostumados com a repressão aos poderosos, estamos deixando esse debate de lado.

Ou encaramos de frente o desafio ou só nos restará a espera pelo nosso Berlusconi.

867 visitas - Fonte: Lancenet


VEJA TAMBÉM
- Flamengo descobre informantes em festa que resultou na punição de Gabigol
- Indiferença do elenco e fim de ciclo: Bastidores da punição a Gabigol no Flamengo
- Desconfiança em relação a Gabigol cresce no Flamengo, afastando a possibilidade de sua permanência



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




tem que sair rodinei muito ruim Jorge falta força alam patríke tá fei nem falta sabe bater o técnico tá dormindo os zagueiros descem pro escanteio e bate curto vai toma no cu

ademir Cardoso vc está certo temos que protestar cobrar exigir novos jogadores e vergonha apanhar de 4 e normal pra eles esses filhos da puta time fraco ruim vagabundos essas lepras time fraco ruim jogadores vagabundos orrivel pior jogadores não tenho nada de flexível 3 eliminação em 2 meses goleada de 4 freguês dó vasco corinthians figueirense perde para o confiança vão tomar no cu todos os vagabundos otarios lezos filhos da puta desse elenco de fracassados o flamengo e time grande mas com esses mercenários preguiçosos amebentos vagabundos o time virou saco de pancadas virou normal perde vão se fuder cirino Jorge Alan Patrick Sheik fernandinho ederson cantero Gabriel guerreiro tenham vergonha na cara seus cretinos vagabundo

São todos ladrões cambada de lixo

flamengooooooooo diretoria para de ficar empurrando com a barriga os problemas internos bando de fdp queremos que mandem embora esses jogadores fdp que não querem nada manda embora depois a torcida quebra tudo aí vem o presidente o diretor a imprensa dizer que não olha não façam isso.
Se essa merda de placar fosse ao contrário à torcida do outro time teria destruído tudo mas aqui não temos que ser os compreensivos vão se fuder

cara só quero saber do centroavante do flamengo contrata de vez o trocador é o imperador e pronto.

cara quer

infelizmente a corrupção está tanto na política quanto nos empresários brasileiros. não sei quem são mais sujos.

vai tomar no cu, o que o Flamengo tem com essa notícia aplicativo de merda.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar