Aquela barriga... Presidente no centenário do Fla contesta gol de Renato: "De braço"

29/4/2017 10:52

Aquela barriga... Presidente no centenário do Fla contesta gol de Renato: "De braço"

Kleber Leite afirma que título carioca poderia amenizar atrito entre Romário e Vanderlei Luxemburgo, porém garante que derrota para o Flu não motivou saída do técnico

Aquela barriga... Presidente no centenário do Fla contesta gol de Renato: De braço
O triunfo tricolor por 3 a 2 também suscita a seguinte questão: uma eventual vitória e a conquista do primeiro título em disputa no ano do centenário do Flamengo poderia amenizar o público atrito entre Romário e Luxemburgo, que pediu demissão 17 dias após a decisão? O GloboEsporte.com tentou ouvir Luxa e o ex-radialista Kleber Leite, presidente rubro-negro na opinião. O primeiro não quis falar. O outro, um dos mais respeitados repórteres de campo antes de entrar no futebol, posicionou-se e conseguiu mudar o rumo da pauta até tocar no atrito entre os dois principais nomes daquele time. Contestou o gol de barriga.

- Primeiro de tudo não foi gol de barriga, foi gol de braço. O Zico também acho o mesmo que eu. Se ele não colocasse o braço, a bola passaria. Há uma entrevista muito interessante em que o Renato, nas entrelinhas, admite.

A tal declaração de Renato foi dada em entrevista ao repórter Guilherme Marques, em matéria publicada pelo Esporte Espetacular em 2015. Na ocasião, o ex-atacante é questionado se o gol foi marcado em impedimento.

- Depois você vê que logo que eu faço o gol eu olho para o lado, para o bandeirinha e vi que ele correu pro meio de campo. E se correu é porque foi legítimo. Muita gente até hoje fala: “ah, foi de braço”. O Zico mesmo me cobra isso. Me perturba todas as vezes que cruzo com ele ele fala: “pô aquele gol pegou no braço do Renato”. Digo: “não, não pegou no braço”. Foi legítimo, a imagem tá aí pra não deixar mentir. Mesmo que tivesse pego no braço, que não pegou, foi, já era, tá na súmula, 3 a 2, foi o título, então... mas a bola pegou na barriga mesmo - disse Renato

Kleber, inclusive, acredita - sem apontá-los - que fatores extracampo permitiram que o Fla-Flu do dia 25 de junho de 1995 tivesse caráter decisivo. Caso tais influências não tivessem acontecido, ainda de acordo com o ex-dirigente, o Rubro-Negro entraria em campo já campeão.

- O Flamengo deveria ter sido campeão com duas rodadas de antecedência, mas coisas estranhas aconteceram. Ficou por conta de temas paralelos ao futebol. Se o futebol fosse encarado como é hoje, o Flamengo seria campeão.

Um título reduziria a rixa entre Luxa e Romário?
Feitas as considerações de Kleber Leite, a pergunta volta: um eventual título possibilitaria que o considerado o principal técnico do Brasil, à época, e que vinha de dois títulos brasileiros continuasse trabalhando ao lado de Romário, o melhor do mundo de acordo com a Fifa? Kleber pondera, mas garante: não foi aquela derrota que derrubou Vanderlei Luxemburgo.

Não é que a pressão (por títulos no centenário após o vice diante do Flu) tenha aumentado, mas as coisas fluem melhor com conquistas. De repente se tivesse sido campeão o problema entre eles poderia não ter sido agudo, poderia ter sido amenizado. Mas era uma incompatibilidade muito difícil, incontornável. Fiz de tudo para tentar conciliar e encontrar alternativa de convivência. Jamais abriria mão do Vanderlei. A incompatibilidade chegou ao ponto máximo. A saída do Vanderlei não foi pelo fato de ter perdido aquele jogo - afirmou o ex-presidente.

Demissão de Luxa acontece em torneio amistoso de regulamento curioso
Luxemburgo demitiu-se em 13 de julho, um dia após a derrota por 1 a 0 para o Santos no torneio amistoso Copa dos Campeões Mundiais. Na primeira rodada, oito dias antes, Romário, envergando a camisa Papagaio de Vintém e com o número 100 às costas, perdeu outro duelo com Renato Gaúcho. Um ponto inusitado no regulamento permitia que um jogador campeão mundial por um dos quatro participantes (os dois mencionados mais Grêmio e São Paulo) poderia ser convidado e atuar por 30 minutos. Renato, ainda vinculado ao Flu, o fez e deu passe para o primeiro dos gols de Jardel na vitória gremista por 2 a 0 sobre o Flamengo (veja em vídeo abaixo). Na mesma competição, o Fla ainda perdeu por 2 a 1 para o São Paulo.

O empresário de 67 anos não sabe se o centenário flamenguista se desenharia de outra forma, mas não tem dúvida nem arrependimento a respeito de uma opção: com quem ficaria diante do impasse irreversível.

- Eu não tinha outra alternativa: ou fica com um ou com o outro. Pelo desenvolvimento, investimento e responsabilidade assumida pela vinda do Romário, não havia como ficar sem ele. Vanderlei saiu por conta de uma desavença entre eles, que, por questão de ética e respeito com os dois, não vou me aprofundar - insistiu.

Romário admite erro de ambos em 1995
Em 2010, em entrevista a Maurício Fonseca e Tadeu Aguiar, de "O Globo", Romário admitiu que estava com o rei na barriga à época. Protagonista absoluto do tetra mundial da Seleção, conquistado um ano antes, ele não seguia o cronograma dos demais atletas. Queria treinar menos e era um conhecido crítico das concentrações. Luxemburgo não aceitava.

- Foram apenas seis meses de relacionamento. Ali a gente errou por igual. Eu estava voltando ao Rio, tinha sido campeão do mundo. Tinha 28 anos e achava que podia tudo. E o Vanderlei, já naquela época, se achando o melhor técnico do mundo. Ele queria me confrontar. Queria aparecer mais do que algumas pessoas, no caso eu. Tivemos um comportamento egoísta. Ele se prejudicou, eu me prejudiquei e acabamos prejudicando o Flamengo.

Luxemburgo, por sua vez, em 2011, quando dirigiu Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, lembrou do problema com o Baixinho quando abordado sobre as noitadas do dentuço.

- Na minha discussão com Romário eu fui embora. A imprensa bancou que o Romário era fantástico e que ele tinha que ir pra noite e que no outro dia ele resolvia. Não era isso que acontecia?

Nascido 40 minutos antes do nada, o Fla-Flu tem a barriga de Renato, o pênalti espírita de Cássio, a final do maior público de todos os tempos, em 1963, o abraço de Júnior no filho dentro de campo... Nestes dois próximos domingos, vem mais história aí. Quem vencerá não se sabe, mas papo, reclamação e recordações não faltarão. Nem mesmo daqui a 22, 44 ou 66 anos. Fla-Flu é Fla-Flu.

6736 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




se foi no braço não sei... mas como é que a gente pode mandar o tal thiago marinho desbloquear o cú da mãe dele... com todo carinho e respeito que a mãe desse inergu... merece....kkkk

Com certeza foi no braço!!!

O que isso interessa no momento ??

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu