Luxa deixou Fla há mais de dois anos, mas ainda causa arrepios na Gávea

17/9/2017 12:38

Luxa deixou Fla há mais de dois anos, mas ainda causa arrepios na Gávea

Luxa deixou Fla há mais de dois anos, mas ainda causa arrepios na Gávea
Eles não sabem absolutamente nada de futebol". A frase de Vanderlei Luxemburgo foi dita em 26 de maio de 2015, quando o atual técnico do Sport concedeu entrevista coletiva para falar sobre a demissão do Flamengo, consumada no dia anterior. O discurso do treinador ainda causa arrepios na Gávea mais de dois anos depois. Neste clima, ele reencontra o clube de coração neste domingo (17), às 16h (de Brasília), na Ilha do Urubu, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.



A última passagem de Luxa pelo Flamengo foi repleta de problemas. Apesar de obter êxito no objetivo de tirar o time da "confusão" do rebaixamento em 2014, a relação começou a ruir a partir da eliminação para o Atlético-MG na semifinal da Copa do Brasil. A entrada de Mattheus no segundo tempo e a goleada para o rival por 4 a 1 causam revolta na torcida até hoje.

Pouco tempo depois, alguns dirigentes do Rubro-negro defenderam a substituição de Vanderlei Luxemburgo no comando para o ano seguinte. Não houve mudança e o panorama só piorou a partir da pré-temporada de 2015.

Ainda que um Conselho Diretor definisse as diretrizes do departamento de futebol, o técnico se encarregou de antecipar possíveis negociações e estava apalavrado com os atacantes Luís Fabiano e Robinho. Vanderlei tinha a convicção de que o Flamengo precisava de jogadores de peso para não passar sustos, brigar por títulos e alavancar o programa de sócio-torcedor, além do marketing.

Por diversas vezes, a diretoria manifestou ao treinador o processo de reestruturação financeira e deixou claro que a situação econômica para investimentos mais profundos em reforços só melhoraria a partir de 2016. Luxa, então, sempre que podia manifestava a insatisfação e a dificuldade para contratar nas entrevistas. Dizia que o Flamengo não poderia lutar para não cair.

Os maus resultados e o ambiente delicado minaram a relação. Quando recebeu propostas de Internacional e São Paulo, o técnico levou o caso aos dirigentes. Disse que queria apenas renovar o contrato e integrar o processo de recuperação do Flamengo. Em nenhum momento a renovação foi parar no papel. A partir daquele estágio, Luxa sentiu que o processo de "fritura" poderia ser acelerado a qualquer hora.
A demissão foi consumada pouco tempo depois e Vanderlei Luxemburgo disparou uma sequência de críticas contra os dirigentes (leia a íntegra da entrevista aqui). A principal delas segue engasgada na Gávea. "Existe uma dificuldade muito grande com a diretoria. O Flamengo trabalha com um grupo de gestores. Eles resolvem tudo e não sabem absolutamente nada de futebol. Que experiência esses caras têm no futebol? Precisa passar por eles a compra de um alfinete...".

Coincidentemente, os ataques de Vanderlei Luxemburgo surtiram efeito em alguns aspectos. O clube segue o trabalho de reestruturação e os dirigentes logo quiseram mostrar que o agora desafeto estava equivocado. A contratação de Guerrero foi a primeira ação. Nomes de peso como Diego, Everton Ribeiro e Diego Alves chegaram depois e consumaram o novo patamar do Rubro-negro.

Os resultados do futebol, no entanto, ainda deixam a desejar. Embora o clube tenha conquistado o Campeonato Carioca de forma invicta em 2017, o último título de expressão foi a Copa do Brasil de 2013. A frase de Luxa tem o seu peso, incomoda e exorcizá-la é o desejo de muita gente na Gávea.

"O Flamengo fez um trabalho correto para colher frutos no futebol. É lógico que os resultados dependem de muitas outras coisas e sabemos que estamos próximos de conquistar os títulos que a torcida almeja. Todo o processo de reestruturação tem o seu preço e o clube enfrentou o seu. O Vanderlei foi bastante infeliz na ocasião, mas vai comemorar quando o time do coração dele for campeão. O fato é que o Flamengo se colocou na rota das vitórias mesmo que ele não aprove a forma como trabalhamos", encerrou um dirigente que preferiu não se identificar.

FLAMENGO X SPORT

Data/hora: 17/09/2017, às 16h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Vinicius Goncalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Herman Brumel Vani (SP)

Flamengo
Diego Alves (Alex Muralha); Rodinei, Réver, Rhodolfo e Pará (Renê); Cuéllar, Willian Arão e Diego (Everton Ribeiro); Berrío, Geuvânio e Guerrero
Técnico: Reinaldo Rueda

Sport
Magrão; Raul Prata, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Rithely, Patrick, Lenis, Wesley e Mena; André
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

529 visitas - Fonte: Bol


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Se o Luxemburgo entendesse tanto assim de futebol o Sport estaria nas cabeças.

entra em contato comigo Tiago Silva .

Tiago Silva . falta só vc cumprir sua parte no acordo . valeu .

Tiago Silva . falta só vc cumprir sua parte no acordo . valeu .

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

ah

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu