FIFA pode oficializar mais times brasileiros como campeões mundiais; entenda as polêmicas

19/10/2017 17:47

FIFA pode oficializar mais times brasileiros como campeões mundiais; entenda as polêmicas

Conmebol solicitou à entidade máxima do futebol mundial que considere os clubes campeões da extinta Copa Intercontinental como campeões do mundo, segundo informação do portal UOL

FIFA pode oficializar mais times brasileiros como campeões mundiais; entenda as polêmicas
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) solicitou à FIFA (Federação Internacional de Futebol) que considere os clubes campeões da extinta Copa Intercontinental como campeões do mundo, segundo informação do portal UOL, que afirma que a entidade máxima do futebol tratará da questão no próximo dia 27, na Índia, por meio de seu conselho para analisar o pedido.

Ainda de acordo com a publicação, a Conmebol tenta apoio da Uefa (União Europeia de Futebol) para convencer a FIFA na questão. Procuradas pelo FOXSPorts.com.br, as assessorias de imprensa da Fifa e da Conmebol ainda não responderam sobre a confirmação da reunião. A Copa Rio de 1951, vencida pelo Palmeiras, não estará em pauta para oficialização, segundo o UOL.

Entenda as antigas polêmicas

Sem qualquer participação oficial em organização de torneios de clubes até 2000, a FIFA sempre passou saia-justa quando questionada sobre este tema, ainda mais que em décadas passadas coube aos próprios times e confederações de Europa e América do Sul organizar competições que tivessem esse caráter.

Em janeiro deste ano, a entidade máxima do futebol declarou que só chancela oficialmente campeões mundiais FIFA aqueles que participaram dos Mundiais organizados por ela, no caso, o de 2000, e os de 2005 em diante até agora. No entanto, declara reconhecer e valorizar as iniciativas que não partiram dela para definir campeões.

“A FIFA reconhece e valoriza as iniciativas para estabelecer competições de clubes mundiais ao longo da história. É o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, disputada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, disse em comunicado ao FOXSports.com.br em março deste ano. No entanto, foi só em 2000 que a FIFA organizou a primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores desta competição, que se realiza anualmente a partir de 2005, são considerados oficialmente pela FIFA como os campeões mundiais.

Sendo assim, Palmeiras (campeão da Copa Rio), Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo (em dois títulos, de 92 e 93) não entram na galeria de campeões mundiais da entidade, embora eles se declarem campeões e na época de seus títulos havia o conceito e status que a competição dava.

Copa Intercontinental

A Copa Intercontinental foi criada em 1960 em comum acordo entre as confederações da América do Sul e da Europa, sem participação da FIFA. Em certo período, foi disputada em dois jogos, ida e volta, e posteriormente decidia apenas em jogo único, no Japão, com patrocínio da montadora japonesa Toyota, que passou a dar nome ao torneio. Foi disputada de 1960 a 2004.

Apesar da ausência da entidade máxima do futebol na realização do torneio e de ganhadores continentais fora do eixo América do Sul e Europa, como Ásia, África e CONCACAF, os clubes vencedores sempre se autoproclamaram como campeões mundiais, sobretudo os sul-americanos. Apesar da ausência da chancela da FIFA, imprensa e torcedores dos países sul-americanos sempre consideraram o vencedor do torneio como o campeão global do ano.

A real “validade” que os clubes europeus deram ao torneio para considerar o vencedor como campeão mundial sempre foi algo muito controverso. A conquista da Champions League sempre foi mais valorizada, e na Europa o termo campeão mundial foi utilizado com menos frequência, ao longo da história, do que na América do Sul.

Diferenças Europa e América na descrição

Real Madrid, Milan, Manchester United, Inter de Milão, Bayern de Munique e São Paulo foram os únicos clubes que ganharam os dois torneios: Copa Intercontinental e o Mundial de Clubes organizados pela FIFA. Os cinco times europeus, na galeria de títulos em seus sites oficiais, distinguem as duas competições em nomes diferentes: Mundial de Clubes da FIFA a Copa Intercontinental, não contabilizando as duas como um mesmo título.

Já o São Paulo, único clube da América do Sul a vencer as duas, coloca seus três títulos (2 Intercontinentais e 1 Mundial de Clubes da FIFA) todos como conquistas de título mundial, chamando de “Mundial Interclubes” os três títulos.

Copa Rio de 1951

Em julho de 2016, a conquista da Copa Rio de 1951 pelo Palmeiras completou 65 anos e foi destacada e parabenizada pela FIFA, que, em sua postagem, colocou o time alviverde como “primeiro campeão global”. A primeira ação de reconhecimento proclamada pelo Palmeiras foi em 2007, em campanha encampada pela CBF, que enviou um documento ao clube brasileiro dizendo que a entidade reconhecia naquele momento o clube como primeiro campeão mundial de clubes.

Já em 2014 (na data citada pela FIFA na resposta), o Ministério do Esporte brasileiro também entrou na jogada para dar força ao título palmeirense. Neste momento, a FIFA enviou um documento para o Palmeiras e para a CBF sobre a conquista da competição. O procedimento foi semelhante ao que ela deu à Copa Intercontinental, em que a entidade máxima reconhece o título como de abrangência mundial, mas não concede a chancela que dá aos que ela mesmo passou a organizar, a partir de 2000 e 2005.

Ao time alviverde, a entidade diz reconhecer o status de primeiro campeão de uma competição de conotação mundial, embora não o declare o primeiro campeão mundial. “Na reunião realizada em 7 de junho de 2014 em São Paulo, o Comitê Executivo da FIFA concordou com o pedido apresentado pela CBF de reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição de clubes mundiais e Palmeiras como vencedor. No entanto, foi só em 2000 que a FIFA organizou a primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores desta competição, que se realiza anualmente a partir de 2005, são considerados oficialmente pela FIFA como os campeões mundiais”, diz comunicado.

Em março deste ano, o FOXSports.com.br mostrou documento da FIFA que chamava o Palmeiras de primeiro campeão mundial.

1291 visitas - Fonte: FoxSports


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Tem q reconhecer com méritos os organizadores e os clubes q ganharam a competição!!!!

esse vagabundo não tem pra fazer fica mexendo no passado quase 36 anos vem fala Flamengo não é campeão mundial

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu