Fla tem seu pior desempenho como mandante na era dos pontos corridos

27/8/2013 08:35

Fla tem seu pior desempenho como mandante na era dos pontos corridos

Com mando de campo itinerante em 2013, time conquista só uma vitória em casa no Brasileirão e tem aproveitamento melhor apenas que o do lanterna

Fla tem seu pior desempenho como mandante na era dos pontos corridos
Juiz de Fora, Florianópolis e Rio: uma vez cada. Brasília: cinco vezes. O Brasileirão 2013 tem sido atípico para o Flamengo. Ora por opção, ora por necessidade, o Rubro-Negro tornou-se itinerante nesta temporada. E o desempenho não é bom. Em 16ª rodadas do nacional, o time disputou oito partidas como mandante. Até aqui, só uma vitória, sete pontos conquistados e 29,1% de aproveitamento. Só o Náutico, lanterna da competição, tem números piores, com cinco pontos ganhos. Desde o início da era dos pontos corridos, em 2003, é o pior índice do Flamengo, levando-se em conta as 16 primeiras partidas de cada edição.



O melhor foi em 2011. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves como protagonistas, o time conquistou cinco vitórias e empatou três vezes jogando em casa até a 16ª rodada. Foram 18 pontos conquistados e 75% de aproveitamento, o quarto melhor desempenho entre os 20 times participantes.

No início do campeonato de 2013, o Flamengo se viu obrigado a buscar locais alternativos para mandar seus jogos por conta da interdição do Engenhão e dos últimos preparativos do Maracanã para receber a Copa das Confederações. Juiz de Fora-MG e Florianópolis foram as cidades escolhidas para as partidas contra Ponte Preta e Náutico, respectivamente. Ainda sob o comando de Jorginho, foram duas derrotas.

Já com Mano Menezes como treinador, a diretoria fechou um pacote de jogos para Brasília. Num primeiro momento, a segunda casa foi sucesso de público e parecia render bons resultados. Foi lá que o time conseguiu a única vitória como mandante até aqui: 3 a 0 sobre o Atlético-MG, já campeão da Libertadores. Em outras três partidas no Mané Garrincha, empates: com Coritiba, Portuguesa e São Paulo. No sábado passado, a primeira derrota. Com público praticamente dividido nas cadeiras, o Rubro-Negro perdeu por 1 a 0 para o Grêmio. A presença dos tricolores chamou a atenção, inclusive de Mano Menezes.

O jogo contra o Botafogo também seria disputado na capital federal, mas a assinatura de um acordo-teste com o Consórcio Maracanã SA trouxe o Rubro-Negro de volta ao Rio. Em campo, empate por 1 a 1, em jogo com mando do time de Mano Menezes.

O atacante Marcelo Moreno acha que parte da queda do time como mandante está relacionada ao fator campo. Segundo ele, seria importante jogar mais no Maracanã.

- Acho que a gente tem jogado pouco no Maracanã e quem sabe a direção possa mudar isso agora, que gente possa voltar a jogar com o torcedor daqui (Rio), que os pontos e as vitórias apareçam. Tomara que a gente possa receber uma notícia boa – disse.

A boa notícia está a caminho. O próximo jogo como mandante do Flamengo pelo Brasileirão será no dia 4 de setembro, contra o Vitória, pela penúltima rodada do primeiro turno. A partida está marcada para Brasília, mas o clube já encaminhou para CBF o pedido de remarcação do confronto para o Maracanã. O Consórcio Maracanã SA diminuiu o valor em 30%, aliviando assim os gastos que são divididos entre as duas partes – assim como os lucros.

Além do Vitória, o Flamengo é responsável pelo mando de mais dez jogos no Brasileirão e segue com sua casa indefinida. A expectativa do clube, que não esconde o desejo de que o Governo do Estado volte a comandar o Maracanã, é de uma redução ainda maior nos gastos e não está descartada a possibilidade de Brasília seguir como casa rubro-negra. Enquanto não há uma posição definitiva, o clube seguirá fazendo valer o prazo de dez dias, imposto pela CBF, para apresentar os estádios onde jogará.

874 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo descobre informantes em festa que resultou na punição de Gabigol
- Indiferença do elenco e fim de ciclo: Bastidores da punição a Gabigol no Flamengo
- Desconfiança em relação a Gabigol cresce no Flamengo, afastando a possibilidade de sua permanência



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar