13/3/2021 08:06

João Gomes e André farão duelo à parte de protagonistas silenciosos de Flamengo e Fluminense

João Gomes e André farão duelo à parte de protagonistas silenciosos de Flamengo e Fluminense

João Gomes e André, talentosos meio-campistas de Fla e Flu, respectivamente (Foto: Arte LANCE!)]

O que para alguns pode ser a última oportunidade de mostrar serviço neste Campeonato Carioca, para outros deve ser o início de uma jornada mais sólida entre os profissionais. Neste domingo, às 18h, no Maracanã, Flamengo e Fluminense se enfrentam no primeiro clássico da temporada. E mais do que os artilheiros ou os mais velhos que vêm ganhando chances, dois dos destaques das equipes podem passar despercebidos por muitos: os volantes João Gomes, do Fla, e André, do Flu.



O representante Rubro-Negro, é verdade, já está mais consolidado no elenco principal e voltou mais cedo para se reafirmar no grupo ainda recheado de jovens, apenas com Michael dos mais "veteranos". Já o Tricolor é um dos poucos garotos que irá permanecer na estreia de Roger Machado. Nove titulares retornaram e serão escolhidos para iniciar o duelo. Além de André, só Frazan e Ganso do time de Ailton Ferraz ficam.


LEIA TAMBÉM: Após promessa, torcedor batiza filho em homenagem a quatro jogadores do Flamengo



Na quarta rodada, vale lembrar, os times considerados titulares devem ser utilizados, como prevê o regulamento da competição. Assim, os profissionais que seguem de férias de Flamengo e Fluminense se reapresentam na próxima segunda-feira para dar início à caminhada no Estadual.

No Flamengo desde os oito anos, João Gomes começou a colher os frutos de uma longa trajetória, marcada pelo esforço e pelo destaque nas categorias de base. Ainda sob o comando de Domènec Torrent, o jovem teve a primeira chance como profissional em outubro de 2020, logo em um jogo válido pela Libertadores: a vitória por 3 a 1 sobre o Junior Barranquilla, no Maracanã.

Desde então, o volante não voltou para o sub-20 e foi se integrando ao grupo principal. A lesão de Thiago Maia abriu espaço no meio-campo, e Gomes passou a ser mais utilizado. Com Rogério Ceni, virou peça-chave na reta final do Brasileirão e entrou em campo em oito das últimas nove partidas do Flamengo no torneio. Com um futebol de "adulto", ele destacou pela disposição, pela qualidade na marcação e pela facilidade em sair jogando.

Com a concorrência de grandes nomes no meio-campo, o jovem decidiu abrir mão das férias e pediu para jogar as primeiras rodadas do Carioca. Contra Nova Iguaçu e Macaé, manteve o nível de desempenho e foi um dos líderes da equipe. No Fla-Flu deste domingo, Gomes terá mais uma chance de mostrar o futebol que conquistou a torcida nos últimos meses e dar mais um passo rumo à consolidação no elenco profissional.

Se o rival está cada vez mais consolidado em uma disputa por vaga, o jovem André, de 19 anos, ainda tenta se fazer presente de vez no elenco profissional. Apesar das ótimas atuações nas categorias de base, ele teve apenas duas chances como titular. No primeiro jogo, na derrota por 1 a 0 para o Sport, teve uma partida nervosa, melhorou, mas acabou saindo no intervalo. Na segunda, o empate por 0 a 0 com o Red Bull Bragantino, não comprometeu e ficou na média, atuando os 90 minutos. No total, foram 11 confrontos e 278 minutos.

Fato é que neste início complicado do Flu no Carioca André tem sido uma válvula de escape. Ele foi titular nas duas partidas sob o comando de Ailton Ferraz, mas terá uma firme concorrência ao longo da temporada. Como tem um perfil mais defensivo, disputa posição com Yuri, Wellington, Hudson e Martinelli, os dois últimos que fazem essa posição em alguns momentos.



No Estadual, de acordo com números do "Footstats", André é o líder do time em passes certos, com 116 até o momento, e em desarmes, com sete. Além disso, teve três finalizações certas e uma errada, e não levou cartões amarelos. No Fla-Flu, ele fará dupla com Yuri na contensão, tendo Michel Araújo e Paulo Henrique Ganso liderando a parte criativa do meio-campo.

O Flamengo é o vice-líder do Campeonato Carioca, com seis pontos conquistados após vitórias contra Nova Iguaçu e Macaé, ficando em segundo apenas pelo saldo de gols. O Fluminense é o lanterna do Estadual, sem pontos conquistados após derrotas por 2 a 1 para o Resende e 3 a 0 para a Portuguesa.

Flamengo, João Gomes, André, Duelo, Protagonistas, Silenciosos, Mengão

1017 visitas - Fonte: Lance


VEJA: CBF marca jogos adiados do Flamengo para novembro; Veja!

CONFIRA: Flamengo monta estratégia e monitora situação do lateral Daniel Alves; confira
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 20:30 - Maracanã - SporTV
Flamengo
Grêmio

Último jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:30 - Maracanã
Flamengo
2 0
Grêmio