20/4/2021 18:32

Como conservar itens do Mengão para passá-los de geração para geração

Como conservar itens do Mengão para passá-los de geração para  geração

Figura 1- Camisa do Flamengo de 1981 (Fonte: https://www.torcidaflamengo.com.br/news.asp?nID=91209)


Sabe aquele momento inesquecível que você passou com o Flamengo? Aquele momento em que você precisa apenas fechar os olhos, para logo abrir um sorriso e contar com alegria cada detalhe? O mais recente deles foi, com certeza, a virada histórica contra o River Plate, na final da Libertadores de 2019. Tenho certeza que você sabe dizer onde estava e com quem estava quando o Gabigol fez história para nos trazer o bicampeonato.

Existem torcedores que guardam com muito carinho esses momentos na memória. Existem outros que preferem guardar, além das lembranças do time, diversos itens da história, como por exemplo: camisa, copo, caneca, ingresso, quadro, boneco, chaveiro... Você sabia que existem, por exemplo, quadros exclusivos da Libertadores de 2019 lançados pelo Gabigol? São peças únicas de momentos marcantes da final.

Uma verdade precisa ser dita: não é difícil encontrar torcedores apaixonados pelo Flamengo, que guardam diversos itens do clube. Muitos têm a intenção de passar esses itens futuramente aos filhos e netos. Afinal, nada melhor do que ter o item especial daquela conquista para contar uma boa história, não é mesmo?

Mas, você sabe o que fazer para conservar esses objetos ao longo dos anos? Continue esta leitura para descobrir:

CAMISAS

Qual torcedor flamenguista não se lembra do manto rubro-negro de 81? Vestida por craques como Zico e Júnior, a eterna camisa de fundo vermelho e listra preta grande e centralizada, com o contraste do CRF em branco no escudo, é, com certeza, uma das mais marcantes da história do clube.

Essa época foi tão marcante para nossa torcida, que existe torcedor que possui mais de 200 camisas do Mengão dos anos 80.

As camisas são os itens mais colecionáveis por torcedores. Entretanto, muitos não sabem que devem conservá-las de maneira distinta das demais camisas do armário e acabam, muitas vezes, fazendo com que elas estraguem.

Veja agora algumas dicas de como protegê-las:

- Esteja atento ao tipo de tecido

Camisas de algodão (geralmente as do tipo Retrô) podem ficar amareladas e manchadas. Já as com tecido sintético acabam tendo os fios puxados e perdem a cor. Por isso, elas devem ter um cuidado diferente uma da outra.

- Deixe as camisas longe da máquina de lavar

O uso de água e sabão pode descaracterizar os tecidos. Surgiram manchas? Utilize uma escova de dentes. Deixe secar na sombra.

- Cuidado ao colocar em cabides e deixar ao sol

Os cabides podem criar formas indesejadas nos ombros ao longo do tempo. Você pode dobrá-las, desde que não possuam patrocínio no meio da camisa.

Além disso, é recomendado deixá-las sempre em locais sem iluminação, já que a luz desbota as cores da camisa.

DEMAIS ITENS

Os demais itens como: copos, canecas, ingressos, quadros, bonecos e chaveiros são teoricamente mais simples de conservar, entretanto isso não quer dizer que será uma tarefa mais fácil.

Resumidamente, eles devem ser limpos com frequência. O ideal é que essa limpeza seja feita semanalmente, de preferência por você. Quer saber o porquê?

Sabe a sua coleção de canecas do Mengão expostas em prateleiras na sala? Quem for limpá-las terá o mesmo cuidado e carinho que você tem? E se elas caírem no chão? Pense que elas correm perigo, dependendo de onde você for colocá-las e quem for limpá-las.

Por conta da sua segurança, os itens raros ou considerados mais importantes são, muitas vezes, guardados em um cofre. Por sua vez, esses cofres devem estar em cômodos mais reservados da casa ou da empresa. Você pode tirá-los de vez em quando para matar a saudade, mostrar aos amigos e familiares e dar aquela limpada.

ANOTE SEUS OBJETOS

Com o tempo você vai perceber que não lembra mais de todos os itens que possui. Por isso é importante que você tenha todos eles anotados em um caderno. Isso te ajudará na limpeza dos mesmos e também na segurança de cada um.

Pense que é muito possível conservar os objetos ao longo dos anos. Você só precisará de vontade e dedicação. Suas gerações futuras de flamenguistas agradecem muito.

1107 visitas - Fonte: Da redação


CONFIRA: Flamengo negocia com ex-jogador do São Paulo para substituir Gerson

VEJA: CBF não paga salários de atletas do Flamengo e Palmeiras e fatura R 30 mi














Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Campeonato Brasileiro

Quarta - 19:00 - Maracanã - Premiere
Flamengo
Fortaleza

Último jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:30 - Maracanã
Flamengo
2 0
Coritiba