STJD mantém cartão de Elias, que segue suspenso na Copa do Brasil

19/9/2013 14:45

STJD mantém cartão de Elias, que segue suspenso na Copa do Brasil

Flamengo buscava anulação de punição recebida na segunda fase da competição. Volante só poderá atuar no jogo de volta contra o Botafogo

STJD mantém cartão de Elias, que segue suspenso na Copa do Brasil
O volante Elias continua suspenso na Copa do Brasil e está fora do primeiro jogo das quartas de final, contra o Botafogo, na próxima quarta-feira. Durante julgamento realizado na tarde desta quinta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador teve mantido o primeiro cartão amarelo recebido na competição, em partida contra o Campinense-PB, pela segunda fase. O caso foi o primeiro a ser julgado no Pleno, comandado pelo presidente Flávio Zveiter. O vice-presidente jurídico do Flamengo, Flávio Willeman, representou o clube.

Partindo do princípio de isonomia, a alegação da defesa do Fla era a de que as equipes que participaram das três primeiras fases da Copa do Brasil foram prejudicadas em relação aos seis clubes que entraram direto nas oitavas de final. Neste caso, Vasco, Fluminense, Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras e Corinthians ficaram imunes à possibilidade de suspensão, enquanto os outros classificados trouxeram cartões do período anterior.

O procurador Paulo Schmitt fez de suas palavras iniciais uma análise do regulamento da Copa do Brasil. Para ele, não havia motivos para contestar cartões recebidos em fases anteriores, já que a competição possui certas “injustiças” previstas e antes acatadas pelos clubes.

– É uma competição desequilibrada. Quando se ganha de dois gols de diferença fora de casa, não realiza o jogo da volta. Se os clubes são contra o regulamento, reúnam-se e busquem alterações. A Copa do Brasil é assim, por natureza. Não gostou, reclame. Mas no momento certo, não agora porque um atleta foi suspenso.

O auditor-relator do processo, Ronaldo Botelho, votou pela anulação dos cartões de clubes que participaram das fases iniciais, alegando que houve, sim, prejuízo para quem atuou antes da fase de oitavas de final. Os auditores Miguel Cançado e Alexander dos Santos, a princípio, acompanharam. Paulo César Salomão foi o primeiro a divergir, e foi acompanhado por Cançado, que mudou seu voto. O voto de Zveiter foi decisivo, e definiu a permanência da punição do jogador rubro-negro. O presidente disse concordar com as palavras da procuradoria, afirmando que não há isonomia na competição.

Elias só poderá atuar no jogo de volta das quartas, no dia 23 de outubro. Na próxima semana, o meio-campista voltará a ser julgado. Desa vez, pelo Brasileirão, por ter forçado o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Santos, no último dia 12. O jogador foi denunciado pela procuradoria e pode pegar até seis jogos de suspensão.

*Thiago Benevenutte, sob a supervisão de Cauê Rademaker

804 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo descobre informantes em festa que resultou na punição de Gabigol
- Indiferença do elenco e fim de ciclo: Bastidores da punição a Gabigol no Flamengo
- Desconfiança em relação a Gabigol cresce no Flamengo, afastando a possibilidade de sua permanência



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar