29/5/2021 09:37

CBF pede a árbitros mais rigor em reclamações e volta a utilizar o spray de barreira

CBF pede a árbitros mais rigor em reclamações e volta a utilizar o spray de barreira

Árbitro do Brasileirão 2021 estão orientados a combater reclamações com mais vigor — Foto: JORGE RODRIGUES/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Para o Brasileirão 2021 que começa neste sábado, a CBF orientou seus árbitros a combater com mais vigor as "reclamações veementes" tanto de jogadores quanto de membros da comissão técnica. Além disso, a arbitragem voltará a fazer uso dos sprays de barreira, ferramenta dispensada na última temporada.



Como é costume em todo início de temporada, a Comissão de Arbitragem encaminhou para seus árbitros e assistentes na semana passada um ofício contendo as principais orientações que devem ser seguidas nas competições que estão começando agora. O documento com 10 páginas é assinado por Leonardo Gacima, presidente da comissão.


LEIA TAMBÉM: Rubro-negros perdem a paciência com Ceni e clamam por sua demissão na web



O principal acréscimo às regras com relação à temporada anterior diz respeito ao controle que o árbitro deve manter sobre o jogo. Logo no seu item 2, o ofício (que vale para todas as competições sob o guarda-chuva da CBF) diz o seguinte:

"A CA-CBF reforça as orientações passadas em recente workshop, a respeito da aplicação rigorosa da regra do jogo relativo às reclamações veementes oriundas tanto dos integrantes das áreas técnicas, quanto dos atletas no campo de jogo. Este movimento visa colaborar com a imagem do futebol brasileiro. É imprescindível que as equipes arbitrais exerçam sua autoridade sem autoritarismo, mas com a firmeza que a regra determina".


O que se viu na temporada 2020, marcada por arquibancadas vazias em função da pandemia do novo coronavírus, foi um acentuamento das reclamações vindas da área técnica - o que ocasionou um boom no número de expulsões de treinadores, por exemplo.

A outra novidade nas orientações foi o retorno do spray de demarcação de linhas, notícia publicada primeiramente pela "Gazeta Esportiva". Objeto central de uma briga que corre na Justiça brasileira, a ferramenta não foi utilizada no último ano porque a CBF não se entendeu com a empresa que detinha a patente sobre ela, a Spuni Comércio de Produtos Esportivos. Coincidência ou não, houve aumento significativo em cobranças de falta que pararam nas barreiras.

Este ano, a CBF pôde adquirir os sprays porque a patente da empresa expirou em outubro, e o produto passou a ser de domínio público. Serão disponibilizados nesta temporada duas latinhas de spray para cada partida organizada pela CBF, conforme o que diz o item 4.9 do ofício. Na vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, pela Supercopa do Brasil, e nos primeiros jogos da Série B do Brasileirão já foi possível ver os árbitros com posse da ferramenta.



Taxas de arbitragem têm aumento

A CBF também aumentou em 5% o valor das taxas pagas aos árbitros nos jogos da Série A, B e C do Brasileirão 2021 - a Série D foi a única que não sofreu alteração com relação a 2020. Árbitros centrais do quadro da Fifa vão receber R$ 5.250 por partida na Série A; os das outras categorias receberão R$ 3.780.


Tabela com as taxas de arbitragem da Série A do Brasileirão 2021 — Foto: Divulgação

CBF, árbitros, reclamações, utilizar, spray, barreira

753 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA: Flamengo planeja compra de clubes pela Europa e pelo mundo

CONFIRA: Patrocinador cobra o Flamengo que atletas joguem de meias levantadas e não tem resposta: Todos somem
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Sábado - 19:00 - Maracanã - Premiere
Fluminense
Flamengo

Último jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:30 - Arena da Baixada
Athletico-PR
2 2
Flamengo