Campanha de Mano 2013 repetiu o início de Andrade, sem a coragem do campeão pelo Fla em 2009

24/9/2013 15:19

Campanha de Mano 2013 repetiu o início de Andrade, sem a coragem do campeão pelo Fla em 2009

Campanha de Mano 2013 repetiu o início de Andrade, sem a coragem do campeão pelo Fla em 2009
Mano Menezes comandou o Flamengo 22 vezes em 2013. Nos primeiros 22 jogos de Andrade ao retornar o cargo, então mais uma vez como interino, em 2009, o ex-meio-campo rubro-negro obteve números parecidíssimos com os alcançados recentemente pelo treinador gaúcho. O percentual de pontos obtido pelos dois é o mesmo, 33% ou praticamente um terço do que disputaram.

A diferença fundamental entre ambos? Além de um time melhor que Andrade tinha em mãos, ele não correu, fugiu, abandonou o cargo, chamem como preferir. Nem mesmo após os 4 a 1 impostos pelo Grêmio em 17 de agosto daquele ano. Mano simplesmente foi embora sem uma justificativa convincente. Teria ele temido um rebaixamento? Como se não conhecesse as profundezas da segunda divisão, por onde passou, com sucesso, com Grêmio e Corinthians.

A partir do 23º compromisso à frente do Flamengo em 2009, Andrade venceu mais quatro jogos e empatou um, ganhou 13 pontos em 15 possíveis na reta final da Série A, 80% de aproveitamento. E foi campeão brasileiro. Mano nem precisaria de tanto. Bastaria ganhar mais 18, 19 pontos dos 48 que ainda teria a disputar, ou seja, elevar de 33% para uns 37% seu índice.

Com esse desempenho nada absurdo, pelo contrário, o Flamengo não cairia com Mano Menezes. Mas ele preferiu sair silenciosamente, sem dar entrevistas, apenas com um gélido pronunciamento. E a torcida em momento algum o ofendeu, pelo contrário, o alvo de protestos em meio à derrota para o Atlético Paranaense era o diretor Paulo Pelaipe.




Andrade 2009 e Mano 2013. Posturas diferentes, resultados distintos. Para ficarmos em alguns exemplos, Claudinei Oliveira está bem no Santos, Marcelo Oliveira em grande fase no Cruzeiro e Wagner Mancini dando a volta por cima no Atlético Paranaense. Então vem a pergunta: vale mesmo à pena investir tanto em técnicos medalhões? Em grifes? O que você acha?

Mano e seus 22 jogos no Flamengo em 2013
Vitórias: 9
Empates: 6
Derrotas: 7
Aproveitamento: 33%

Os primeiros 22 jogos de Andrade no Fla em 2009
Vitórias: 8
Empates: 9
Derrotas: 5
Aproveitamento: 33%

742 visitas - Fonte: ESPN/Mauro Cezar Pereira


VEJA TAMBÉM
- Novos Investidores e Modelo Europeu impulsionam SAF do Flamengo, revela Landim.
- Gabigol protagoniza desafio ousado para Tite diante de queda do Flamengo.
- Lorran impressiona Tite aos 17 anos e se destaca como titular no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu