4/7/2021 08:07

Melhora de Gustavo Henrique pode facilitar retorno de Arão ao meio

Melhora de Gustavo Henrique pode facilitar retorno de Arão ao meio

Estatísticas dos zagueiros do Flamengo desde que Arão passou a jogar na defesa
Imagem: Rodrigo Coutinho


A lesão de Diego e a saída de Gérson no intervalo de apenas uma semana prometem mexer bastante na estrutura do time do Flamengo. Não bastassem as muitas ausências de titulares importantes disputando a Copa América, o rubro-negro ainda tem o volante Thiago Maia sem o devido ritmo para entrar na equipe e tomar conta da posição ao lado do jovem João Gomes. Gustavo Henrique, que segue sob desconfiança da torcida, aparece como uma opção viável.



Não tem jeito! O momento é de minimizar os danos. Se a saída de Gérson já faria o rubro-negro sofrer para manter o nível que costuma apresentar com todos os seus titulares, a ausência de Diego reforça o cenário. A entrada de João Gomes é certa. O volante fez um bom jogo contra o Cuiabá na última quinta-feira e precisa de minutos para ganhar mais regularidade. Thiago Maia não parece 100% para atuar 90 minutos, e aí o contestado Gustavo Henrique entra na história.



LEIA TAMBÉM: Flamengo entra na disputa por Facundo Torres


Gustavo falhou recentemente contra a LDU, no Maracanã, e não é o zagueiro dos sonhos da Nação. Bruno Viana, contratado no início da temporada para preencher essa lacuna e disputar vaga no time titular, caiu muito de rendimento e tem avaliação interna negativa neste momento. O que torna o camisa 2 do elenco rubro-negro a primeira opção do banco de reservas para o miolo de zaga. Uma avaliação mais atenta, porém, mostra uma subida de produção do atleta de 1,96m.

Se compararmos os números de Willian Arão, Rodrigo Caio e Gustavo Henrique desde o dia 21 de janeiro, quando Rogério Ceni escalou Arão pela primeira vez como zagueiro, diante do Palmeiras, pelo Brasileirão 2020, veremos que o zagueiro revelado na base do Santos tem um rendimento mais eficiente até que os titulares em determinados quesitos. Pesa contra ele o histórico de falhas decisivas e oscilação comportamental com este cenário. Sente muito quando erra!

As jogadas aéreas, principal característica de Gustavo Henrique, é algo que chama a atenção com os mais de 70% de aproveitamento do defensor. Tem interceptado e recuperado mais bolas pois aprimorou o seu posicionamento e o senso de antecipação, o que é primordial por se tratar de um atleta muito lento.

Outro detalhe importante de frisar é o número de passes verticais, algo que Ceni cobra de seus zagueiros e que é fundamental dentro da proposta de jogo do Flamengo. Gustavo arrisca mais que Arão e Rodrigo Caio. O que pode explicar é o fato de sempre jogar centralizado na 'saída de três' que ainda tem Filipe Luís à esquerda. Teoricamente tem menos pressão do primeiro combate rival no posicionamento e consequentemente liberdade para arriscar. A eficiência é quase a mesma de Rodrigo Caio no aspecto.



Perde-se velocidade nas transições defensivas, mobilidade para os duelos individuais, recuperação e aceleração para as coberturas. Willian Arão como zagueiro também é garantia de conduções de bola mais produtivas quando o adversário possibilita este avanço e o rubro-negro circula a posse com rapidez. Não tem como não perde nada neste momento. É importante a torcida ter consciência disso.

Gustavo fez 20 jogos no período, Arão 28 e Rodrigo Caio, que teve lesões, jogou em 16 ocasiões. O retorno de Willian Arão ao meio-campo pode ser pontual e enquanto durar o aprimoramento físico de Thiago Maia ou a recuperação de Diego. Desafios e questões que Rogério Ceni precisa resolver para manter sua equipe o mais perto possível do ótimo nível dos últimos meses.

Melhora, Gustavo Henrique, retorno, Arão

2181 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- ANÁLISE: Flamengo reage às críticas e sai das cordas, mas precisa dar respostas em sequência
- Sousa revela divergência com Diego Alves no Flamengo
- Willian Arão recebe o terceiro cartão amarelo e desfalca o Flamengo na Libertadores

VEJA: Flamengo tem pior início de Brasileirão em oito temporadas e corre risco de entrar no Z4

CONFIRA: Na corda bamba? Flamengo não avalia demissão do técnico Paulo Sousa















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Gustavo enrique feis uma boa partida so foi enfelis no lanche do gol.

Alessandro Ramos     

Zagueiro precisa de sequência pra pegar confiança, Gustavo Henrique teve uma dase nebulosa ano passado, mas melhorou. Ainda precisamos contratar um zagueiro, Arão falha pra crlh e nunca sai. Eu preferiria apostar nos garotos, principalmente no Noga. Olha o Marlon arrebentando no Cuiabá...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Sábado - 16:30 - Maracanã - Premiere
Flamengo
Goiás

Último jogo - Libertadores

Terça - 21:30 - Maracanã
Flamengo
3 0
Univ. Católica