29/7/2021 12:48

Com Caboclo afastado, saiba quem é o preferido dos clubes para assumir presidência da CBF

Com Caboclo afastado, saiba quem é o preferido dos clubes para assumir presidência da CBF

Com o presidente Rogério Caboclo afastado pelo Comitê de Ética acusado por uma funcionária de assédio sexual e moral, e com a Justiça decidindo colocar interventores no comando da entidade por contestação na eleição realizada em 2018, a CBF vive uma crise institucional inédita e deverá ter, nos próximos meses, um novo mandatário para terminar o mandato em 2022. E os clubes têm um nome preferido.



LEIA TAMBÉM: Atualmente no Benfica, Everton Cebolinha é especulado no Flamengo


Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, é um dos oito vices da CBF e um dos quatro representantes da América do Sul no Conselho da Fifa, importante grupo que define as diretrizes da modalidade.

Considerado discreto, e de bom trânsito com vários entes (clubes, federações, associações de atletas e árbitros, além de políticos), Sarney hoje é quem, na visão de alguns cartolas ouvidos pela coluna, teria melhores condições para tocar a CBF em um momento de transição no qual se desenha a criação de uma Liga para organizar o Brasileirão.

A questão é se Sarney toparia assumir a função e nenhum dos ouvidos ousou cravar que sim. Há dois cenários para a realização de eleições nos próximos meses na CBF:

1) A Comissão de Ética decide que Caboclo deve ser afastado definitivamente e a Assembleia convocada ratifica — com as federações estaduais definindo. Depois o presidente interino, Antônio Carlos Nunes, convoca nova Assembleia, desta vez para eleger quem comandará a entidade até o fim do mandato. Votariam federações e clubes das Séries A e B, mas com peso diferente — quem decide o pleito, no fim, são os cartolas estaduais. Só os oito vices, entre eles Sarney, podem se candidatar.

2) A decisão judicial que afastou o comando da CBF é mantida e os possíveis interventores, o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, e do Flamengo, Rodolfo Landim, indicam um presidente interino, entre os vices, e convocam uma nova eleição. Nesse cenário seria preciso realizar mudança no modus operandi da eleição, dando peso igual de votos a clubes e federações.



Quem comandará a CBF nos próximos meses é importante para a definição do que será a Liga de clubes. A coluna apurou que se alguém que agrade aos clubes assumir, como Sarney, e algumas demandas sobre calendário (evitar coincidência de datas entre jogos da seleção e da Série A) e arbitragem (maior transparência com o VAR) forem atendidas, a associação dos clubes pode até perder força.






Flamengo, CBF, Presidência, Clubes, Preferido, Mengão

1290 visitas - Fonte: UOL Esporte


VEJA: CBF marca jogos adiados do Flamengo para novembro; Veja!

CONFIRA: Flamengo monta estratégia e monitora situação do lateral Daniel Alves; confira
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Fernando Sarney filho de corrupto político que é hj o grande ditador do estado do Maranhão, o estado não anda, não flui, não desenvolve por cusa dessa família corrupta e suja na política brasileira. Agora querem eleger esse cara como presidente da CBF? "Cuidado! Filho de peixe peixinho é". Mais tá certo o povo chamado comissão interna da CBF vê ele com bons olhos!? Merecem o governo que tem. Sabe que é bandido ou de família bandida e colocam msm assim na presidência da instituição futebolista. Parabéns.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 20:30 - Maracanã - SporTV
Flamengo
Grêmio

Último jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:30 - Maracanã
Flamengo
2 0
Grêmio