Flamengo pune Bandeira de Mello

17/8/2021 07:45

Flamengo pune Bandeira de Mello

Em votação no Conselho de Administração, 52 votos foram favoráveis a suspensão do ex-presidente por 90 dias do quadro de sócios por declarações sobre incêndio no Ninho do Urubu

Flamengo pune Bandeira de Mello
Rodolfo Landim e Eduardo Bandeira de Mello — Foto: FotoBR

O ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, foi punido em votação nesta segunda-feira no Conselho de Administração, na Gávea, por declarações referentes ao incêndio no Ninho do Urubu que causou a morte de 10 jogadores da base. O ex-dirigente está suspenso do quadro de sócios do clube por 90 dias, o que acarreta também em punição que o impede de participar das eleições para presidência pelos próximos cinco anos.



- Apesar do que alguns pensam, o Flamengo não tem dono. O que o grupo do qual fiz parte fez para mudar os rumos do clube em 6 anos de trabalho parece incomodar alguns até hoje. Meus acusadores torturaram o estatuto do clube para encontrar uma forma de me alijar do quadro associativo e do processo eleitoral do Flamengo, disse Bandeira em contato com o GE.


LEIA TAMBÉM: Flamengo mira acerto com zagueiro que estava no futebol europeu; saiba detalhes


Eduardo Bandeira de Mello planeja recorrer da decisão no Conselho Deliberativo. A suspensão deste segunda-feira serve praticamente como uma advertência e uma nova punição no período de um ano pode gerar a expulsão do ex-presidente do quadro de associados.

"Num processo com motivação política, fui punido por crime de opinião. Tenho orgulho de estar do lado oposto ao deles. Vou recorrer da decisão e tenho certeza que em dezembro estarei na Gávea para votar no meu candidato"

- Ao longo dos vitoriosos 125 anos de história do Flamengo, vitórias em campo nunca serviram para mascarar atitudes mesquinhas e tentativas de cerceamento de liberdade dentro do clube. Às milhares de pessoas que de uma forma ou de outra demonstraram sua solidariedade a mim nesses últimos dias, deixo aqui meu profundo agradecimento. O Flamengo é de todos nós - continuou Bandeira.

A reunião contou com a presença de adversários políticos de Bandeira na atual gestão, como Rodolfo Landim, BAP e Gustavo Oliveira. Membro nato do Conselho, Marcos Braz também esteve presente e foi responsável pelo hasteamento da bandeira no início do evento. O grupo de vices, que tinha também Gustavo Fernandes e Arthur Rocha, tirou licença do cargo para votar a favor da punição.

Por outro lado, os ex-presidentes Marcio Braga, Kleber Leite, Patrícia Amorim e Helio Ferraz estiveram presente em apoio a Eduardo. A defesa de Eduardo Bandeira de Mello foi feita pelo ex-vice jurídico Flávio Willeman, enquanto a sustentação da acusação foi realizada pelo desembargador criminal José Muiños Piñero Filho. O Conselho de Administração é formado por 48 cadeiras indicadas pela chapa da situação e 12 da oposição.

Apoiadores de Bandeira se movimentam internamente para tentar defender o ex-presidente. Um manifesto a favor da absolvição vem sendo distribuído entre associados e torcedores.

- Uma punição ao ex-presidente Eduardo Bandeira, além de injusta, seria equivalente a um arbitrário exílio, um desterro que roubaria parte da sua identidade, já que o Flamengo é uma das maiores paixões da sua vida. Seria uma mancha na história do Flamengo. A partir do momento em que um ex-presidente pode ser banido sem ter cometido nenhuma ilegalidade, TODOS os associados estarão sujeitos a penalidades em função de manifestação de opinião, o que caracteriza censura. Quem ousar questionar, peticionar, protestar, reclamar poderá vir a ser vítima de um processo. E aí, acaba a democracia, e começa a tirania - diz um trecho do documento.

Entenda a denúncia
A denúncia contra Bandeira foi feita em maio, pelo grupo político "Vanguarda Rubro-Negra", depois de o ex-presidente afirmar ter "quase certeza" de que o incêndio no Ninho do Urubu, que vitimou 10 jogadores da base, não aconteceria se ele ainda fosse o presidente do clube.

O pedido se baseia em dois artigos do estatuto rubro-negro:

24, parágrafo XI: "Abster-se de usar qualquer meio de comunicação para veicular expressões desonrosas contra o FLAMENGO, ou os membros de seus Poderes, em campanha eleitoral, ou em razão de suas funções;"

49: "Veicular expressões desonrosas, por qualquer meio de comunicação, contra o FLAMENGO, ou os membros de seus Poderes, em campanha eleitoral, ou em razão de suas funções."

O artigo 49 prevê duas punições: suspensão por até 360 dias ou eliminação do quadro social.

A polêmica começou quando Bandeira, em entrevista ao jornalista Jorge Nicola, afirmou ter "quase certeza" que o incêndio não ocorreria se ele ainda fosse presidente. Depois da repercussão, ele explicou dizendo que havia a previsão para os meninos da base deixarem os contêineres na virada de 2018 para 2019.

- Se eu ainda fosse presidente, tenho quase certeza que não teria acontecido o incêndio. Fiquei lá seis anos e não aconteceu nada. O que aconteceu ali, eu já não estava mais lá, e sinceramente não sei qual foi a causa. Mas espero que o MP chegue à verdade. Porque é muito desagradável se ter inocentes sendo acusados de maneira totalmente injusta. Um deles sou eu - disse Bandeira.

A declaração resultou numa nota oficial do Flamengo, assinada pelos presidentes de poderes do clube, rebatendo as declarações de Bandeira.

Confira o manifesto divulgado por apoiadores de Bandeira de Mello:

"O FLAMENGO PEDE PAZ

O ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Melo encontra-se sob ameaça de injusto processo, que pode resultar em sua SUSPENSÃO do quadro social do Clube, do qual faz parte desde 1978. Diante da gravidade desse fato, nós - associados, torcedores,amigos e admiradores de seu trabalho pelo Flamengo - tornamos público o seguinte manifesto:

- O Clube de Regatas do Flamengo é motivo de orgulho para seus associados e seus milhões de torcedores, gente de todas as cores, de todas as classes e de todos os lugares. Um Clube que há 125 anos sintetiza o Brasil, com uma trajetória marcada por grandes conquistas. Hoje, o Flamengo vive um dos melhores momentos de sua história: saudável economicamente, retomou o caminho das grandes conquistas.

- Durante seis anos (2013 a 2018), coube a Eduardo Bandeira de Mello estar à frente da gestão. Nesse período, o Flamengo passou por importantes mudanças, incluindo uma profunda reestruturação administrativa e financeira, que colocou o Clube em outro patamar. A Administração, marcada pela lisura, passou a ser apontada como padrão a ser seguido pelos demais clubes brasileiros. Agora,para a surpresa de todos, encontra-se em curso um processo que pode culminar com a exclusão de Eduardo Bandeira de Mello do quadro social do Flamengo. A partir da iniciativa de um pequeno grupo de associados, os Membros do Conselho de Administração foram instados a deliberar sobre um pedido de suspensão dos seus direitos políticos. Qual teria sido a grave infração cometida por Eduardo Bandeira? A manifestação de opinião em entrevista para um veículo da imprensa.

- Ao longo de sua história, o Flamengo e seus associados criaram mecanismos de governança que permitiram a convivência de pessoas de diferentes origens e estratos sociais. As eleições no Clube sempre foram festas da Democracia, momentos em que as diferentes visões eram submetidas ao voto. Fechadas as urnas, apurado o resultado, os acalorados debates tornavam-se coisas do passado, e o futuro do Clube virava a prioridade de todos. A conquista do poder nunca foi vista como instrumento para perseguições ou vinganças contra adversários. Pois essa tradição de convivência democrática pode ser quebrada com a suspensão de um ex-presidente do Clube, cujos serviços prestados são reconhecidos por todos. Seu “crime” teria sido a livre manifestação de sua opinião para um órgão de imprensa. Temos, então, uma Instituição como o Flamengo prestes a conspurcar dois pilares do Estado Democrático de Direito: a livre expressão do pensamento e a livre atuação da imprensa. Um precedente que pode, no futuro, fazer com que dirigentes do Clube passem a evitar contatos com jornalistas, uma vez que estariam sob risco de punição. Isso resultaria em perda de transparência das gestões e de diálogo com os milhões de torcedores, espalhados pelo País.

- Uma punição ao ex-presidente Eduardo Bandeira, além de injusta, seria equivalente a um arbitrário exílio, um desterro que roubaria parte da sua identidade, já que o Flamengo é uma das maiores paixões da sua vida. Seria uma mancha na história do Flamengo. A partir do momento em que um ex-presidente pode ser banido sem ter cometido nenhuma ilegalidade, TODOS os associados estarão sujeitos a penalidades em função de manifestação de opinião, o que caracteriza censura. Quem ousar questionar, peticionar, protestar, reclamar poderá vir a ser vítima de um processo. E aí, acaba a democracia, e começa a tirania.



Por isso, em nome da Democracia interna do Clube de Regatas do Flamengo, defendemos a absolvição de Eduardo Bandeira de Mello no processo que pode culminar com seu banimento. O Flamengo não merece ter essa mancha em sua história. O Flamengo precisa de PAZ."


Flamengo, punição, Bandeira de Melo

664 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Erro= devidas a esse senhor.

Isso é BRASIL, os bons exemplos sao achincalhados e perseguidos, o engraçado é que o sr: Kleber Leite, que ferrou com o clube ainda foi homenageado, então vai entender esses caras, só tenho duas coisas a dizer: vergonha e decepção, fora os ídolos, se têm um cara que merece uma estátua no clube, é esse senhor, mais o respeito, o bom senso, e principalmente a honra e a gratidão devidas à senhor são negadas por pura inveja e mal caráter, às vezes tenho vergonha de ser brasileiro , de ser rubro negro. Criem vergonha na caraaaa !!!!! E respeitem O GRANDE E MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO FLAMENGO SEUS FDPS!!!!! Comparo o BDM ao Abraham Lincoln que fez uma revolução no crescimento do que hoje é o USA, bando de ingratos invejosos, o que me dá mais raiva , esses exs: presidentes só ferraram com o clube e eu como torcedor acompanhei e senti na pele esses desmandos e ai vem um cara e sana o clube , o coloca no rumo certo e recebe isso como pagamento???? Vai se fuder diretoria , conselho administrativo, vocês são um bando de BABACAS e IDIOTAS, vão se lascar bando de palhaços!!!!

Ercilio Costa     

Respeitem o Bandeira de Mello. Recado da nação.

Jorge Moraes     

Tekos varios exemplos de clubes quase falidos, em virtude de brigas politicas internas. Vamos dar um basta nisso. Todos precisam unir-se em prol de um Flamengo cada vez mais forte!!!

Jorge Moraes     

Acho uma covardia sem tamanho, pois se o Flamengo encontra-se na situação atual, estando em um patamar bem acima dos demais clubes do Brasil, principalmente na parte financeira, deve a gestão Eduardo Bandeira de Melo.

Isso e uma palhaçada , punir nesse verdadeiro Flamenguista que deu credibilidade financeira e respeito ao Flamengo , limpou o nome do Flamengo no mercado , Querem punir , que punam os ex presidentes que samgraram as finanças do Clubes e querem voltar para arrebentar o clube de novo , por isso querem tirar o ex presidente Bandeira de Melo..

Alessandro Ramos     

Eu acho uma covardia c o Bandeira de Mello, pois foi ele q nos devolveu o crédito no mercado, a estabilidade financeira... infelizmente os responsáveis pelo departamento de futebol na era dele n era tão bom qnto o Braz... qm lembra do Mengão antes do Bandeira e vê pós Bandeira, é pra glorificar de pé... Aí fazem essa covardia só pra ele n poder concorrer a presidência do clube...

Isso tudo é inveja de alguns opositores o Flamengo é uma instituição não tem dono mais infelizmente tem uns que acham que são dono do clube.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu