Tondela Flamengo: projeto avança, e parceria está próxima — Foto: ge
O Flamengo espera finalizar ainda em agosto o plano de negócios para avançar em seu projeto de internacionalização da marca. Este é o primeiro passo em concreto a ser dado na operação que, caso dê tudo certo, culminará na participação do clube no controle do Tondela, time da primeira divisão de Portugal.
O plano de negócios é importante para traçar as diretrizes do projeto. Com ele em mãos, a diretoria irá submetê-lo para aprovação nos conselhos do clube.
Somente em caso de aval é que será possível partir, de fato, para a captação, mediante investidores, da quantia necessária para controlar o Tondela. A ideia é adquirir 80% das ações da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do clube português.
O Flamengo contratou a empresa "Win the Game" para ajudar a desenvolver o plano de negócios e captar investidores. O CEO da companhia é o ex-vice-presidente de finanças do clube, Claudio Pracownik.
O modelo de negócios
O Flamengo não terá nenhum custo dentro do projeto. O clube será um dos acionistas da empresa responsável por controlar o futebol do Tondela e aportará seu conhecimento em gestão de futebol e sua marca. Os investidores captados serão os responsáveis pela compra da SAD.
Como acionista da empresa a ser formada, o Flamengo terá direito a uma parte dos lucros. É como se o clube recebesse dividendos de sua participação, com a vantagem de que eles serão gerados em uma moeda atualmente mais forte que o real, como o euro.
Dentro do estudo, há o entendimento de que não é recomendado que se mude o nome ou a identidade visual do Tondela, sob o risco de se perder o engajamento local. Uma possibilidade é agregar o nome de alguma forma, como a Red Bull faz com seus clubes de futebol, por exemplo.
Beirão, mascote do Tondela, antes da partida contra o Portimonense — Foto: Reprodução de Instagram
Vitrine para jogadores
Existe um grande otimismo que o projeto vá dar certo, gerar visibilidade, receita em euro e se transformar em uma vitrine na Europa para alguns atletas do Flamengo - o clube se baseia em um estudo que aponta que jogadores que atuam na Europa são 20% mais caros do que aqueles na América do Sul.
O sonho na parte esportiva é, no médio prazo, conseguir uma vaga na Liga Europa e, quem sabe, na Liga dos Campeões, já que o investimento vai aumentar.
Projeto Tondela, Flamengo, finalizar, plano de negócios, agosto
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado
e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Comentários do Facebook -