Ideia dos clubes de suspender rodada ameaça o já caótico calendário da CBF

15/9/2021 08:32

Ideia dos clubes de suspender rodada ameaça o já caótico calendário da CBF

Ideia dos clubes de suspender rodada ameaça o já caótico calendário da CBF
Taça do Brasileirão feita pela CBF (Imagem: Lucas Figueiredo/CBF)

A articulação dos clubes para não entrar em campo na próxima rodada do Brasileirão — além de uma resposta ao Flamengo e ao STJD por causa da manutenção da liminar que permite público nos jogos do rubro-negro — coloca na mira o já bagunçado calendário da CBF.



Às vésperas da 21ª rodada, só nove dos 20 participantes da Série A completaram os 20 jogos que deveriam fazer até o momento. Para os demais, há defasagem de uma a três partidas, como é o caso do próprio Fla, exemplo mais extremo de calendário apertado.


LEIA TAMBÉM: Segundo site, Flamengo entrou em contato com representantes de Dani Alves



Está sem plano de TV para acompanhar as emoções do Campeonato Brasileiro? Conheça as opções de streaming do UOL Esporte Clube e acompanhe as principais partidas transmitidas pelo Estádio TNT Sports
No mês passado, a CBF adiou partidas de clubes que cederam jogadores à seleção, o que envolveu não só a Série A, mas também a Copa do Brasil — cujos dois jogos da final foram parar em 8 e 12 de dezembro, período inicialmente destinado às férias.

Mas os clubes agora querem mostrar união e força diante dos desejos do Flamengo — que tem respaldo da Justiça Desportiva. Os dirigentes admitem que essa é uma medida extrema, mas entendem que precisam fazer valer a decisão tomada no dia 8, em reunião do conselho técnico da qual participaram 19 clubes e que teve unanimidade a respeito dessa proposta. O Flamengo foi o único ausente.

A articulação coloca uma pressão sobre a CBF, especificamente em cima do diretor de competições, Manoel Flores. Ele precisa equilibrar os interesses dos clubes, da CBF e ainda faz a interface com a Globo e a Turner, detentoras dos direitos de transmissão do Brasileirão. Os 19 clubes enxergam soberania do conselho técnico, como forma de mostrar que eles estão no centro da questão e não o Flamengo, de forma isolada, ou mesmo as emissoras.

Ontem (14), o tema fervilhou nos bastidores e hoje a tendência é que o assunto continue em pauta.

No dia do conselho técnico, a CBF citou o pleito para adiamento da rodada, caso o Fla ou outro clube se valesse da liminar para colocar torcida no estádio. A entidade disse que iria "analisar juridicamente a questão, uma vez que interfere na esfera de direito de terceiros adquirentes de propriedades comerciais da competição".

Até o fim do ano, só há uma data para "escape" dos jogos acumulados: 3 de novembro. E mais: há duas datas Fifa pela frente, em outubro e novembro. Não há previsão de pausa no calendário para elas. Para encaixar jogos atrasados, a CBF fica esperando quem vai ser eliminado dos torneios mata-mata para conseguir viabilizar o jogo.

A Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) participou do conselho técnico e, segundo o seu presidente, Felipe Augusto Leite, entende "que os protocolos adotados permitem a volta paulatina do público". Mas a Fenapaf já teve disputas judiciais com a CBF para assegurar um intervalo mínimo de 66 horas entre as partidas. No Brasileirão 2020, as duas entidades fecharam um acordo para que o hiato pudesse ser de 48 horas.

Para quem chegar longe na Libertadores e na Copa do Brasil, essa parece a solução para terminar o Brasileirão 2021 a tempo, ainda mais se os clubes concretizarem a suspensão da rodada.



O Flamengo observa tudo, amparado pelo STJD, em que pese o desgaste inevitável no campo político com os pares. Na hipótese de só ele entrar em campo, teria um caminho aberto para conquistar o terceiro título brasileiro consecutivo, mas agora por W.O.

Uma nova reunião do conselho técnico da Série A com a CBF está marcada para 28 de setembro. Nela, a ideia é avaliar o cenário de liberação do público em todas as cidades. Pelo acordado, só se houver permissão em todas elas é que as partidas terão torcida novamente.

Ideia, clubes, suspender, rodada, calendário, CBF

725 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




CAÓTICO IGUAL A VOCÊ IDIOTA

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu