31/10/2021 08:00

OPINIÃO: Flamengo pragmático bate um Galo pobre de ideias

OPINIÃO: Flamengo pragmático bate um Galo pobre de ideias

Flamengo e Atlético-MG duelaram no Campeonato Brasileiro (Imagem: GettyImages)

Se não houvesse a camisa rubro-negra, seria difícil identificar o Flamengo que bateu o Atlético-MG com o time que assustava rivais em sua casa. Renato armou sua equipe para recuar, dar a bola ao rival e contra-atacar a partir de seu gol. Deu certo diante de um Galo paupérrimo em ideias quando precisar atacar um time fechado.



A partida entre os dois principais elencos do Brasil mais parecia um confronto pela Série B nos minutos iniciais. Muita briga, disputa, faltas, jogo parado, quase nada de futebol. Havia dificuldades ofensivas dos dois lados e um medo palpável de sair em desvantagem.

Esse temor se revelou justificável quando Michael abriu o placar para a equipe rubro-negra. Um belo lançamento de Arão achou Isla sem cobertura na direita. Seu cruzamento pegou Bruno Henrique no alto para escorar para Michael arrancar nas costas de Guga para fazer o gol.

A partir daí, o Flamengo recuou para marcar em seu campo e dar a bola ao Atlético-MG. Contava com uma boa atuação de seus zagueiros, Gustavo Henrique e especialmente Léo Pereira. E teve o trabalho facilitado pelo excesso de bolas pelo alto e falta de articulação do ataque mineiro. Diego Alves não foi incomodado.

No intervalo, Cuca trocou Guga por Diego Costa para mudar esse quadro. Apesar de ter ganho em presença ofensiva, o treinador viu seu time perder o meio-campo, onde tinha inferioridade porque Zaracho foi deslocado para a lateral. O Flamengo tinha espaços que lhe foram negados no primeiro tempo, mas não os aproveitava.

Sem conseguir furar o bloqueio, Cuca lançou nova onda de trocas incluindo Savarino, Vargas e Mariano. Seu time passava a ter quatro atacantes, estratégia também habitualmente usada por Renato no Flamengo quando precisa de gols no final. Só que faltava articulação que ficou restrita ao bom volante Jair que criou a única chance real para cabeçada de Arana. Era pouco par ao elenco disponível.

Renato reforçou seu meio-campo com Thiago Maia, e depois foi empilhando defensores, como Bruno Viana e Rodinei. Um final de ataque contra defesa sem lá muito perigo contra o gol rubro-negro. Tanto que a melhor chance foi em um improvável arremate de Rodinei na trave de Everson.



Uma noite tão curiosa no Maracanã que Léo Pereira foi o melhor em campo, e Gabigol, o pior, em um Flamengo pragmático como há muito tempo não se via. É verdade que Renato já escalou seu time para se defender e contra-atacar em outras ocasiões. Mas, desta vez, foi o auge do pragmatismo. A entrega e a concentração do seu time, empurrado pelo grito contínuo da torcida, foram o suficiente para bater o principal rival da temporada.

Ao final, um jogo tecnicamente bem abaixo do que se esperava das duas melhores equipes brasileiras. Como resultado, deixou o campeonato vivo, embora ainda com o Galo em boa vantagem.

Flamengo, pragmático, Galo, ideias

504 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- MONTE SUA ESCALAÇÃO! Como você entraria para a partida contra o Goiás?
- Flamengo x Goiás: horário, local, escalações e transmissão
- Últimas notícias do Flamengo: 5 notícias do Rubro-Negro que bombaram hoje (19/05)

VEJA: Flamengo estaria de olho na contratação de destaque do Internacional, diz jornalista

CONFIRA: Jorge Jesus quer levar Gabigol, do Flamengo, para o Fenerbahçe, clube turco com o qual negocia















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Que atuação do Léo Pereira ontem. Se jogasse assim em todas as partidas não sofreriamos gols. Renato Gaúcho tem que treinar intensidade de marcação e jogadas de infiltração na área do adversário. Flamengo empobreceu demais depois das goleadas que vinham aplicando nos adversários. Tem que voltar a agressividade em campo novamente. Perdeu a essência de jogar bonito. Avanti Mengão e seu Renato Gaúcho não inventa moda. Arma o time igual JJ.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Sábado - 16:30 - Maracanã - Premiere
Flamengo
Goiás

Último jogo - Libertadores

Terça - 21:30 - Maracanã
Flamengo
3 0
Univ. Católica