Um toque e nada mais: dono da área, Hernane simplifica gols no Fla

17/10/2013 08:25

Um toque e nada mais: dono da área, Hernane simplifica gols no Fla

Brocador finalizou de primeira em 12 das 13 vezes que balançou as redes no Brasileirão. Com 28, iguala Edilson em 2001, a melhor marca no Século

Um toque e nada mais: dono da área, Hernane simplifica gols no Fla
Um toque e nada mais. Hernane não precisa de muito para fazer gol, e tem mostrado isso no Brasileirão. Ao tocar por cima de Marcelo Lomba para garantir a vitória do Flamengo sobre o Bahia por 2 a 1, quarta-feira, no Maracanã, o Brocador chegou a 28 gols em 2013 e igualou Edilson como maior artilheiro do clube em uma temporada no Século XXI. No campeonato nacional, já são 13 - dois a menos que Ederson, do Atlético-PR, goleador máximo - e quase todos marcados com sua principal característica: a finalização de primeira. A variedade para balançar as redes é grande: já o fez de letra, de bico, de cabeça, com sutileza por cima do goleiro, de pênalti... Em 12 deles, por sua vez, foi suficiente um toque e nada mais.

De todos os gols marcados no Brasileirão, apenas no primeiro Hernane teve mais do que um contato com a bola: diante do Criciúma, no 3 a 0 da quinta rodada, no Heriberto Hülse. Ainda assim, não dá para dizer que foi um domínio muito planejado. Ao receber passe, o atacante ganha no corpo do defensor e escora meio sem querer com a perna esquerda antes da conclusão. Este, por sinal, foi um dos únicos dois gols marcados fora do Maracanã - o outro aconteceu contra o Vasco, no Mané Garrincha, em Brasília. Maior artilheiro do estádio desde a reabertura, o rubro-negro agora soma 11 gols em 11 jogos.

Outro ponto em comum nos gols de Hernane é a presença de área. Foi daquele espaço que saíram todas as finalizações certeiras. Curiosamente, contra o Bahia, por muito pouco o Brocador não fez um gol que fugiria de todos os seus padrões. Aos 19 do segundo tempo, recebeu na intermediária, ajeitou o corpo e chutou rasteiro, no cantinho. Caprichosamente, a bola, que desviou em um adversário, tocou nas duas traves antes de parar nas mão de Marcelo Lomba. O goleiro do Tricolor de Aço teve ainda que dividir com Gabriel sobre a linha para impedir o segundo tento rubro-negro.

Se estar dentro da área e dar somente um toque na bola parece ser pré-requisito para Hernane fazer gol, engana-se quem pensa que trata-se de um atacante previsível. Inquieto, faz da movimentação em busca do melhor posicionamento uma arma e não tem problemas e fazer gol feio. Dessa maneira, superou os goleiros de Fluminense e Criciúma com finalizações de bico. Por outro lado, demonstrou classe ao dar um toquinho por cima de Wilson na partida contra o Vitória, além de acertar uma letra para vencer Diego Cavalieri, goleiro da Seleção e do Flu.

Ao todo, foram seis gols de pé direito - apenas um de pênalti -, cinco com o pé esquerdo e dois de cabeça no Brasileirão. O tento contra o Bahia fez Hernane superar também a marca que o garantiu a artilharia do Carioca: 12. Os outros três gols para fechar os 28 no ano aconteceram diante do Remo, pela primeira fase da Copa do Brasil. Homenageado após o gol contra os baianos, Jayme de Almeida comentou a boa fase do Brocador:

- O Hernane já vinha jogando com o Mano e estava se afirmando, fazendo gols. Não ia mexer ali. A partir do momento que entrei, ele tem correspondido plenamente. As pessoas o enxergam como um cara que só faz gol, mas é muito importante na retomada de bola. É um cara que finaliza muito bem. Temos que ter segurança e dar segurança ao atleta. O caminho é esse. Tenho procurado dar confiança, quem tem entrado também, e temos montado um time muito legal.

No início da temporada, Hernane traçou uma meta de 30 gols até o fim de 2013. Restam ao Flamengo, no mínimo, mais dez jogos no ano: nove pelo Brasileirão e um na Copa do Brasil. Tempo de sobra para o Brocador cumprir seu objetivo e, quem sabe, conseguir até mesmo a artilharia do Campeonato Brasileiro. Para quem começou o ano desacreditado e teve que recuperar espaço após a chegada de Marcelo Moreno, nenhum desafio é demais.

718 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- GERSON OU DE LA CRUZ? Tite fala sobre a briga pela titularidade no meio de campo do Mengão
- Eugênio Leal critica Palmeiras e Flamengo por postura
- Palmeiras e Flamengo não correspondem às expectativas no confronto, avalia Mauro Cezar.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu