Invicto como jogador, Paulo Sousa revê Abel em novo duelo

6/2/2022 07:50

Invicto como jogador, Paulo Sousa revê Abel em novo duelo

Invicto como jogador, Paulo Sousa revê Abel em novo duelo
Imagem: Fotos de Gilvan de Souza/Flamengo e Mailson Santana / Fluminense

O clássico entre Flamengo e Fluminense é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, mas, neste domingo (6), pode-se dizer que o duelo tem um atrativo também para os torcedores portugueses.



Não só por causa da presenças de Paulo Sousa, recém-empossado técnico do Fla, mas também por ele enfrentar Abel Braga, um dos brasileiros que conatruiu carreira no futebol luso.


LEIA TAMBÉM: Bruno afirma que Marcos Braz prometeu trazê-lo de volta ao Flamengo após condenação por homicídio


Eles se enfrentam pela primeira vez como técnicos do Rubro-Negro e do Tricolor, respectivamente, porém, já estiveram em lados opostos outrora, do outro lado do Atlântico. O jogo, válido pela quarta rodada do Campeonato Carioca, será às 16h.

O clube da Gávea, com sete pontos, ocupa a vice-liderança, atrás do Botafogo, que tem a mesma pontuação. Após um início com um time formado por jovens, Paulo Sousa e alguns titulares estrearam contra o Boavista, na última rodada, venceram e causaram boa impressão. A equipe das Laranjeiras, com seis pontos, está na quarta colocação, mas Abel Braga já convive com críticas mesmo após três jogos.

Paulo Sousa e Abel Braga têm em comum o passado como jogador, mas pertenceram a diferentes gerações. O ex-zagueiro brasileiro iniciou no próprio Flu, em 1971, e passou por clubes como Vasco, PSG, da França, Cruzeiro e Botafogo, antes de pendurar as chuteiras pelo Goytacaz, mesmo local onde deu os primeiros passos à beira do gramado.

Em 1989, Abel embarcou para Portugal para comandar o Famalicão. No mesmo ano, Paulo Sousa chegou aos profissionais do Benfica, um dos grandes clubes do país.

O treinador ficou na "Terrinha" até 1995, período em que esteve no Belenenses, Famalicão novamente, Rio Ave e Vitória de Setúbal. O meia português, em 1993, foi para o Sporting, clube que defendeu por uma temporada — a transferência acirrou a rivalidade e não caiu bem entre os benfiquistas, que chegaram a chamá-lo de "traidor".

Durante esses anos, Paulo Sousa enfrentou equipes treinadas por Abel em seis partidas —foram quatro vitórias para o lado de Sousa e dois empates.

O primeiro encontro aconteceu em 1990, pela primeira divisão, quando o Benfica venceu o Famalicão por 1 a 0, com gol de Rui Águas. A curiosidade desta partida fica pelo fato de Leomir, auxiliar de Abel de longa data, estar em campo pelo Famalicão.

Os dois voltaram a se encontrar em janeiro de 1993, no duelo entre Belenenses e Benfica pela liga portuguesa 1992/93. O confronto acabou 1 a 1 e Paulo Sousa foi expulso no segundo tempo. O terceiro jogo aconteceu em junho do mesmo ano, ainda na referida competição, e o Benfica venceu por 5 a 1.

Em setembro, agora já pelo Sporting, Paulo Sousa marcou um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre o Belenenses, também pela Liga Portuguesa 1992/93.

Em janeiro de 94 quem havia mudado de ares tinha sido Abel. De volta ao Famalicão, a equipe empatou com o Sporting em 1 a 1 pela Liga Portuguesa 1993/94. Em maio, pela mesma competição, triunfo do time de Paulo Sousa por 3 a 0 — Luis Figo foi o autor de um dos gols.

[imh]https://i.imgur.com/WqXjmId.png" width="100%" />

De lá para cá, Abel retornou ao Brasil e passou por diversos grandes clubes, sendo, por exemplo, campeão da Libertadores e Mundial em 2006, pelo Internacional, e Brasileiro em 2012, pelo Fluminense. Identificado com o Tricolor, ele acertou o retorno em dezembro do ano passado, para esta que é a quarta passagem pelas Laranjeiras.

Paulo Sousa, por sua vez, deixou o Sporting e foi para a Juventus, da Itália, onde levantou a primeira Liga dos Campeões da Europa, e, posteriormente, para o Borussia Dortmund, da Alemanha, conquistando o bi. Ele ainda defendeu a Internazionale e Parma, da Itália, Panathinaikos, da Grécia, e Espanyol, da Espanha.



O primeiro trabalho como treinador foi a seleção sub-16 de Portugal, em 2005. À beira do gramado, ele tem no currículo clubes como Queens Park Rangers, Swansea City e Leicester, da Inglaterra, Maccabi Tel Aviv, de Israel, Fiorentina, da Itália, e Bordeaux, da França. O potuguês deixou o comando da seleção da Polônia para aceitar a proposta do Flamengo, tendo sido anunciado em dezembro.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X FLUMINENSE

Competição:
Campeonato Carioca
Local: Estádio Nilton Santos
Dia: 6 de fevereiro de 2022, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

Flamengo: Hugo, Gustavo Henrique, David Luiz e Filipe Luís; Isla, Willian Arão, Andreas Pereira e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa

Fluminense: Marcos Felipe (Fábio), Nino, Felipe Melo e David Braz; Samuel Xavier, André, Nathan, Yago Felipe e Cris Silva; Luiz Henrique (Willian Bigode) e Fred. Técnico: Abel Braga

Invicto, jogador, Paulo Sousa, revê, Abel, duelo

370 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu