22/6/2022 15:51

CBF admite problemas e decide traçar linhas de impedimento do VAR ao vivo na transmissão

CBF admite problemas e decide traçar linhas de impedimento do VAR ao vivo na transmissão

Apresentação da nova equipe de arbitragem da CBF
Imagem: Igor Siqueira/UOL



O presidente da comissão de arbitragem, Wilson Seneme, anunciou um plano de ação para o setor, após apresentar os novos componentes do grupo que trabalhará ao seu lado na CBF. Com a categoria sob pressão, algumas medidas já serão imediatas, como a disponibilização das imagens na transmissão da TV do processo de formação da linha de impedimento do VAR. Os árbitros de vídeo também passarão por um processo de aquecimento antes das partidas.



LEIA TAMBÉM: Copa do Brasil: Atlético-MG e Flamengo repetem duelos que já foram finais antecipadas


Na visão de Seneme, acompanhar o andamento como um todo é mais produtivo e interessante do que apenas enviar a foto das linhas já medidas — azul e vermelha, que geram, em lances ajustados, dúvidas e questionamentos sobre a base delas. Segundo ele, a medida já vai valer a partir do fim de semana.

"A gente entende que quando as pessoas que acompanham a transmissão virem a construção da linha, elas vão entender o final dela. Foi assistindo aos jogos da Premier League que vi isso. Facilita muito a vida de quem está assistindo. A partir da próxima rodada, estará disponível para a transmissão oficial", explicou Seneme.

Há um foco claro e definido na montagem da estrutura da comissão de arbitragem. Os erros recentes incomodam e Seneme não nega a necessidade de melhora de desempenho. Péricles Bassols, inclusive, foi contratado para ser o gerente técnico do VAR. Parte do novo procedimento envolve trabalhos com simuladores e um aquecimento prévio aos jogos.

"Como a gente não vai admitir que a gente não tem que melhorar o VAR? Tenho tido muito contato com os clubes e isso tem me enriquecido bastante. Eu tenho que ser a via entre árbitro e clube. Não é só a reclamação da jogada em si. Uma das questões são a checagem que não tem potencial e o jogo não recomeça. Isso tira o jogador do foco do jogo. Ele passa a ter o foco na arbitragem, quando não é necessário. Esse quebra-cabeça não está bem montado. Se tem potencial, todo mundo vai entender", afirmou o presidente da comissão de arbitragem.

Seneme explicou ainda que a publicação dos áudios e vídeos do VAR após as partidas do Brasileirão não estavam no ritmo desejado, por causa da falta de pessoal. Mas assegurou que esse trabalho de transparência será melhorado. Inclusive, os detalhes da partida mais controversa do fim de semana, Internacional x Botafogo, deverão ir ao ar ainda hoje (22).

Em uma explicação sobre o que deseja para o acompanhamento dos árbitros, como um todo, inclusive o VAR, Seneme fez uma espécie de desabafo a respeito das cobranças mais diretas por causa dos erros. Na visão dele, é preciso balancear por causa do pouco tempo que tem à frente da comissão da CBF.



"Agora a gente define o gerente VAR que é o gerente técnico, que vai estar desenvolvendo trabalho técnico com o VAR, coisa que até agora não existia. Não é crítica à gestão passada, é diagnóstico. A gente sabe que o futebol urge de mudanças e que o futebol não para. A gente chegou aqui na sexta e no sábado começava o Brasileirão da Série A. Não estou me eximindo de responsabilidade de erros de arbitragem. Os erros do fim de semana anterior são meus. Mas não refletem o meu trabalho. Essa é a realidade. Não posso comparar o meu trabalho de dois meses com um trabalho de 17 anos. É injusto para mim. Quando for justo para mim, ele será totalmente meu. Eu sou o responsável por ele. Mas tem muito do passado nessas situações. É evidente isso", disse ele.




Flamengo, VAR, Linha, Impedimento, TV, Mengão

939 visitas - Fonte: UOL Esporte


VEJA TAMBÉM
- Boca vê Flamengo podendo pagar salário "fora da realidade argentina" a Vidal, mas aposta em trunfos para trazer jogador
- Últimas notícias do Flamengo: 5 notícias do Rubro-Negro que bombaram hoje (01/07)
- Alvo de Jorge Jesus, Gabigol estaria mais distante de acerto com Fenerbahçe, da Turquia; entenda

VEJA: Substituto de Filipe Luís? Lateral argentino fica livre no mercado e flamenguistas fazem campanha pela contratação

CONFIRA: Após saída, Andreas coloca "torcedor do Flamengo" em perfil no Instagram e posta vídeo chorando















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Sábado - 19:00 - Vila Belmiro - Premiere
Santos
Flamengo

Último jogo - Libertadores

Quarta - 21:30 - Manuel Murillo Toro
Tolima
0 1
Flamengo