Mente sã e corpo são: Fabrício Bruno vai além dos gramados para atingir o melhor nível no Flamengo

23/7/2022 09:12

Mente sã e corpo são: Fabrício Bruno vai além dos gramados para atingir o melhor nível no Flamengo

Mente sã e corpo são: Fabrício Bruno vai além dos gramados para atingir o melhor nível no Flamengo
Fabrício Bruno precisou de 101 dias para se recuperar de grave lesão — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Foram 101 dias contados. Fabrício Bruno precisou de muito mais do que paciência para voltar ao time do Flamengo após sofrer lesão rara no pé.



A indefinição do diagnóstico, o tratamento demorado e a falta de previsão levaram o zagueiro ao desgaste além dos impactos físicos. O trabalho mental foi fundamental para que voltasse em alto nível contra o Corinthians e conquistasse a confiança de Dorival Júnior. Neste domingo, será novamente titular no duelo contra o Avaí, na Ressacada.


LEIA TAMBÉM: Flamengo empresta zagueiro para clube da Série B e coloca preço milionário para a compra; veja valores


Após a volta aos gramados na partida contra o Corinthians, em São Paulo, há duas semanas, o defensor rubro-negro chamou a atenção não somente pela firmeza dentro de campo, mas também com as palavras. Em depoimento importante, revelou o acompanhamento com uma psicóloga até mesmo no dia da partida em Itaquera e trouxe para o debate uma pauta que ainda é tabu para alguns no futebol.

"Eu precisava provar para mim mesmo que tenho condição. Tive a consciência de que minha lesão foi grave e trabalhei, principalmente mentalmente. No dia do jogo com o Corinthians, pela manhã de 11h até 12h, falei com minha psicóloga para trabalhar minha mente para o confronto difícil que teríamos"

- Foram três meses e dez dias onde repensei muitas coisas e trabalhei para voltar em alto nível. Sei do manto que eu visto e sei que aqui tenho que trabalhar. Só assim vamos conquistar nossos objetivos.

O trabalho mental, no entanto, não é novidade para o zagueiro. Desde a transição do Cruzeiro após o rebaixamento de 2019 para a contratação como promessa pelo Bragantino, Fabrício, agora com 26 anos, se atentou para importância de ter corpo e mente equilibrados para alcançar o potencial indicado por especialistas desde a base. Foi quando procurou ajuda profissional, em 2020.

A psicóloga Camila Barros Valicente, com passagens por Atlético-MG, Cruzeiro e Minas Tênis Clube, se tornou a confidente de Fabrício e peça fundamental para evitar que a ansiedade tomasse conta nos 101 dias longe do gramado. O primeiro um mês e meio não indicava evolução no tratamento até que o diagnóstico preciso sugerisse uma pequena intervenção cirúrgica para redução das dores e cura da lesão.

Neste período, Fabrício encontrou refúgio também no pequeno Lucca, filho que completa um ano em setembro, na esposa Anna Clara, pais e irmão, que foram de Minas ao Rio de Janeiro. Caminhada que mexe com o jogador ao relembrar:


- Fico até emocionado. Foi um momento difícil para mim. Vinha em uma sequência boa, tive uma lesão séria, mas a todo instante procurei manter a tranquilidade. Há coisas que fogem do nosso controle. Em seis anos como profissionais, tive apenas três lesões e três traumas. Lesão muscular eu posso me cuidar, fazer preventivo, mas trauma está fora do controle. A gente acaba ouvindo coisas que não deve.

"Trabalhei muito para chegar aqui, em momento algum vou sentar em cima de contrato. Ninguém machuca porque quer. Sou grato a todos os médicos e fisioterapeutas do Flamengo. Foram três meses e dez dias até voltar, e é uma vitória pessoal"

Depois de recuperado, Fabrício ainda teve que superar a Covid-19 que o tirou do jogo com o Tolima, pela Libertadores, até a partida contra o Corinthians.



Escolhido para Dorival Júnior para substituir David Luiz durante a classificação para o Atlético-MG, o jogador volta a ser titular neste domingo, às 11h (de Brasília), contra o Avaí, na Ressacada, pela 19ª rodada do Brasileirão. Mais uma oportunidade para quem sabe bem as dificuldades de esperar 101 dias contados parar entrar em campo.

Mente, corpo, Fabrício Bruno, gramados, atingir, melhor, nível, Flamengo

708 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu