4/8/2022 08:09

O que Dorival fez para Arrascaeta estar novamente no auge no Flamengo

O que Dorival fez para Arrascaeta estar novamente no auge no Flamengo

Arrascaeta fez um golaço e foi o principal destaque do Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians na Libertadores (Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP)

Golaços, assistências e muita elegância em campo. Arrascaeta tem jogado o fino e novamente vive o seu auge no Flamengo. O talento é reconhecidamente indiscutível, mas a boa fase do uruguaio também tem o dedo de Dorival Júnior, técnico que recolocou o Rubro-Negro nos trilhos nesta temporada.



Na última terça-feira (2), após a incontestável vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, pela ida das quartas de final da Copa Libertadores — quando Arrascaeta foi destaque novamente — Dorival ressaltou que uma de suas intervenções, logo em sua chegada ao Ninho do Urubu, foi justamente com o meia:


LEIA TAMBÉM: "Avaliado em R 537 milhões"; Newcastle não para em Paquetá e fica encantado por meia do Flamengo


"Ajuste nós fizemos, principalmente com o Arrascaeta, que é um jogador de grande nível. Se continuar jogando assim, sabemos que coisas incríveis acontecerão."

Os ajustes ao qual Dorival se refere, segundo pessoas ligadas ao departamento de futebol, foram no posicionamento de Arrascaeta em campo. Com o treinador, o uruguaio tem mais liberdade em campo e costuma flutuar atrás dos volantes adversários, participando mais das jogadas, alternando lados com Everton Ribeiro e sendo mais decisivo. Já com o técnico Paulo Sousa, por exemplo, o jogador chegou a atuar até mesmo como volante, limitando suas qualidades técnicas.

Especialista em análise tática e colunista do UOL Esporte, Rodrigo Coutinho corrobora com a tese, e avalia que neste modelo jogadores como Arrascaeta tendem a crescer.

"Acho que tem a ver com uma mudança de conceito ofensivo do time. Com Paulo Sousa, o Flamengo buscava um modelo de jogo mais posicional, onde cada jogador ocupava um espaço no campo, se mexia dentro desse espaço e as interações aconteciam mais naturalmente, com cada um no seu pedaço de campo. Com o Dorival, ele acabou com isso. Deu mais liberdade e movimentação aos jogadores, e alguns jogadores crescem neste contexto, sendo um deles o Arrascaeta", disse Coutinho, complementando sobre o posicionamento do uruguaio:

"A região do campo não mudou tanto, jogando por trás ali da dupla de ataque. Antes jogava por trás de um centroavante só. Ele [Arrascaeta] parte basicamente do mesmo setor, mas o que muda mais é a liberdade de movimentação. Cai para esquerda, cai para direita, entra mais na área, flutua nas costas do volante... Meio que se aproxima sempre do setor onde a bola está, e como é um jogador de muita qualidade, isso faz com que ele cresça."

Dorival frisou a importância de meias da qualidade de Arrascaeta terem o maior tempo possível com a bola.

"Temos alguns dos melhores meias do futebol brasileiro e esses jogadores precisam estar com bola", declarou.

Dorival também influencia na parte anímica

Além das questões táticas, Dorival Júnior também contribuiu para o crescimento de Arrascaeta e outros jogadores na parte anímica, algo dito pelo próprio uruguaio na entrevista coletiva após o 2 a 0 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena.

"Quando ele [Dorival] chegou, estávamos em um momento difícil. Com a qualidade que temos aqui, o time tem que brigar por coisas importantes. O nosso vestiário é muito bom, mas precisávamos de um cara que que viesse e voltasse a dar essa força para nós. Então, no dia a dia, a gente começou a acreditar nas coisas e fomos evoluindo. Quando você ganha, o ambiente vai ficando ainda melhor e a gente está numa fase crescente. Temos que continuar no mesmo jeito que a gente chegou até aqui", disse o camisa 14.



Arrascaeta aponta que o elenco teve um poder de absorção rápido sobre as ideias de Dorival Júnior, algo diferente do que aconteceu com o português Paulo Sousa:

"Com o Paulo Sousa, talvez não fizemos as coisas do jeito que ele queria. Não deu certo, mas acontece no futebol em muitas equipes. O importante é que nunca desacreditamos da força de nossa equipe. Foi fundamental os caras entenderem muito rápido o que o Dorival queria, que ele trouxe a ideia nova, e hoje estamos colhendo os frutos do dia a dia."

Com o golaço sobre o Corinthians, Arrascaeta chegou aos 50 pelo Flamengo e ao centésimo no futebol brasileiro.

Dorival, Arrascaeta, novamente, auge, Flamengo

801 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- Últimas notícias do Flamengo: 5 notícias do Rubro-Negro que bombaram hoje (08/08)
- Lyon aceita pagar ‘caminhão’ de dinheiro por Victor Hugo e valores assustam os flamenguistas
- MONTE SUA ESCALAÇÃO! Como você entraria para a partida contra o Corinthians?

VEJA: Negociação por Walace trava, e Flamengo aguarda reviravolta improvável até fim da janela

CONFIRA: Time chinês se despede de Oscar, e jogador fica próximo de acerto com Flamengo















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Libertadores

Ter - 21:30 - -
X
Flamengo
Corinthians

Brasileiro

Sáb - 20:30 - Cicero Pompeu de Toledo
0 X 2
São Paulo
Flamengo