OPINIÃO: Entenda como Dorival fez o Flamengo defender melhor

9/8/2022 09:45

OPINIÃO: Entenda como Dorival fez o Flamengo defender melhor

OPINIÃO: Entenda como Dorival fez o Flamengo defender melhor
O Flamengo é um time que costuma chamar a atenção ofensivamente. Possui o elenco mais farto de opções neste sentido do futebol brasileiro, e tem na sua história um DNA voltado a dominar os adversários desta forma. Algo que o excelente trabalho de Dorival Junior fez, além da melhora na criação das jogadas, foi aumentar o nível de segurança da equipe. Alguns pontos explicam o fenômeno.



Com Paulo Sousa, o Flamengo tinha um time vulnerável defensivamente. Seja pelo comportamento letárgico dos jogadores ou por problemas táticos de posicionamento e modelo, sofria até diante de adversários muito inferiores tecnicamente. Levou dois gols do Resende. Foi vazado pelo Altos, na Copa do Brasil. Sofreu diante de Madureira, Audax Rio e Portuguesa no Estadual.


LEIA TAMBÉM: Fim do ciclo? Boa fase não afeta decisão em consenso por fim de ciclo de Rodinei no Flamengo


Dorival detectou o problema assim que chegou. Derrapou em algumas escolhas nos primeiros jogos, mas com a sequência, a equipe passou a entender a postura ideal para deixar de sofrer tantos gols.

O primeiro ponto é comportamental. Em diversos períodos, depois de 2019, o Rubro-Negro apresentou pouca competitividade defensiva. Ação individual abaixo dos padrões aceitáveis de intensidade para marcar. Isso pode acontecer por vários fatores. Desde desgaste físico, passando por desorganização tática, que leva à debilidade mental, ou até a relaxamentos e desconcentrações.

A atitude dos atletas em campo hoje é diferente. O recorte ainda é curto. São dois meses de trabalho e 17 jogos. Algo consistente se faz por um período maior, mas em comparação à postura anterior houve grande melhora. A partir da resposta anímica se cria a condição de evolução tática e técnica.

Com isso, Dorival entendeu que não adianta querer um time ''mordedor'' o tempo inteiro. Não é a característica dos jogadores do Flamengo. Quando há a ''marcação alta'', no campo de ataque, é mais fácil despertar esse comportamento. Mas quando o bloco recua, é natural a queda na ''pegada'' de quem não traz isso em suas valências. A solução encontrada foi proteger os espaços centrais e bloquear a área.

O Rubro-Negro marca por zona na maior parte dos jogos. Cada jogador protege o seu espaço, o homem mais próximo da bola tem a incumbência de pressionar o adversário, e os demais atletas flutuam nesta direção, vigiando as coberturas, mantendo a compactação do time. Fazer isso com o foco voltado a preencher o setor onde costuma sair os gols faz a diferença.

Última linha bem proxima, preenchendo a área, e a trinca defendendo o ''funil'', o espaço entre a meia-lua e a marca do pênalti, local de onde saem as finalização na maior parte das vezes

Grandes espaços entre os integrantes da última linha defensiva eram rotina. Por ali entravam bolas em profundidade e adversários infiltravam. Hoje o quarteto à frente de Santos atua junto, facilitando o bloqueio de passes, cruzamentos, finalizações, e a cobertura caso algum companheiro seja batido. Todos os defensores do Flamengo cresceram individualmente. Não obra do acaso.

Importante citar também a flutuação feita por Thiago Maia, João Gomes e Everton Ribeiro na frente da última linha de defesa. É fundamental que ''andem juntos'', seja ao pressionar a bola, ou para compensar as coberturas de um dos meio-campistas. Como a contribuição de Arrascaeta, Gabigol e Pedro no terço defensivo é basicamente nula, eles não podem se distanciar tanto entre si.



Não há nenhuma chance de uma equipe tornar-se vencedora no futebol atual sem conscientização sem a bola por parte dos atletas e organização defensiva. Mesmo que a natureza seja ofensiva e o talento imenso. O Flamengo parece ter entendido isso outra vez, e se coloca como candidato novamente a qualquer título nesta temporada.

Entenda, Dorival, Flamengo, defender, melhor

608 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- Desfalques importantes do Flamengo na Libertadores: Arrascaeta e Pedro entre os ausentes.
- Tribunal de julgamento decide sobre pedido de efeito suspensivo de Gabigol
- Flamengo anuncia sete desfalques na equipe para partida contra o Bolívar




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu