David Luiz foi contratado com folga de orçamento de patrocínio da Socios
Imagem: Alexandre Vidal/CRF
O Flamengo sofreu uma perda de valor do seu patrocínio com a empresa Socios por conta da crise do mercado de criptomoeda. A redução do montante recebido pelo clube gira entre R$ 23 e 24 milhões milhões por ano. Houve impacto para outros times que também têm acordos com a empresa.
Em setembro de 2021, a diretoria do Flamengo apresentou o contrato com a empresa Socios para Fan Token. O valor em euros correspondia a cerca de R$ 30 milhões. Foi o terceiro maior patrocínio do clube na época mesmo não ocupando espaço na camisa.
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Mas o acordo previa que poderia haver redução do valor sem necessidade de rompimento do acordo. Isso se as duas partes topassem uma readaptação.
No final de 2022, houve a crise da corretora FTX, uma das maiores do mercado de cripto, que afetou todo mercado de moedas virtuais. A Socios, que tem contrato com boa parte dos clubes brasileiros, foi abalada e teve de reduzir os investimentos no Brasil.
Houve uma conversa entre as partes e uma readaptação do contrato. O valor passou para um montante entre R$ 6 e 7 milhões por ano. Assim, obviamente, o Flamengo passou a fazer menos entregas comerciais para a empresa.
A informação do blog é que contratos com outros clubes brasileiros também foi reduzidos para baixo. Mas o Flamengo tinha o maior contrato e, portanto, teve o maior impacto.
No orçamento de 2023, o Flamengo prevê uma receita comercial, que inclui patrocínio e publicidade em geral, de R$ 295 milhões por ano. O valor é bem próximo do montante de R$ 299 milhões de 2023. A crença da diretoria rubro-negra é de que ser possível compensar a perda da Socios com outras parcerias para manter o nível de arrecadação.
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