Quantos técnicos seu time teve na década e por que isso talvez não importe

13/6/2023 14:53

Quantos técnicos seu time teve na década e por que isso talvez não importe

Quantos técnicos seu time teve na década e por que isso talvez não importe
Wilton Pereira Sampaio adverte Eduardo Coudet em jogo entre Atlético e Corinthians Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Um levantamento do espião estatístico do GE publicado hoje traz números impressionantes sobre a ciranda dos treinadores no futebol brasileiro.

Nos últimos 10 anos, Paraná e Vitória, líderes do ranking, tiveram 24 comandantes diferentes. Vinte e quatro. Uma média de 2,4 por ano, ou um técnico a cada cinco meses. Insano.

Não é novidade para ninguém que a continuidade de trabalho no Brasil seja a exceção a uma regra bizarra. Falamos da Era Abel Ferreira no Palmeiras como se representasse uma longevidade monumental, ciclos e ciclos da construção de um estilo, uma mentalidade, uma teoria etc. São dois anos e meio. Guardiola está há sete no City — e venceu agora sua primeira Champions por lá. Arsène Wenger passou 22 à frente do Arsenal. Vinte e dois, aliás, é também o número de treinadores que lideraram o Goiás na última década.

É claro que vivemos uma realidade completamente diferente da europeia. A paciência aqui tem, mas acabou. Não causa qualquer assombro começar a questionar a permanência de um profissional depois de um ou dois meses no cargo. Mesmo os que vêm de fora e mal conhecem os atletas, o calendário, a cena local.

Esse questionamento não parte só da torcida, cujo ofício é, pasmem, torcer e cobrar resultados. Parte da imprensa. De diretorias. De todos os lados. O absurdo está normalizado faz tempo.

Chama a atenção, inclusive, a presença de clubes bem-sucedidos no topo da lista. Clubes que, apesar do caos e da inconstância, alcançaram ótimos resultados.

O Athletico-PR, nesse período, conquistou duas Copas Sul-Americanas, uma Copa do Brasil, vários estaduais e quatro mata-matas de Libertadores, incluindo uma final. Tudo isso com 20 pessoas diferentes no comando.

O Flamengo, que vive a era mais vitoriosa de sua história, passou pela mão de 19 treinadores. Com a saída de Coudet, o Atlético-MG chegará a 16 (tendo voltado a vencer um Campeonato Brasileiro depois de 50 anos e levado, entre outras, duas Copas do Brasil).

Desde 2014, o Galo não começa e termina uma temporada com o mesmo técnico. Entre 2016 e 2019, viveu o que fico tentada a chamar de anarquia, com três nomes por temporada: Diego Aguirre, Marcelo Oliveira e Diogo Giacomini; Roger Machado, Rogério Micale e Oswaldo de Olivera; Oliveira no começo, Thiago Larghi e Levir Culpi; Culpi no início, Rodrigo Santana e Vagner Mancini.

Quem mais impressiona é o Grêmio, com apenas seis treinadores em dez anos, graças, em parte, a uma das passagens de Renato Portaluppi, que durou de setembro de 2016 a abril de 2021.

Mesmo sem trocar de comando desde o fim de 2020, com a chegada de Abel Ferreira, o Palmeiras teve 12 coaches ao longo da década.

No fundo, o ranking mostra duas coisas: é possível operar no caos e treinador de futebol é mesmo a melhor-pior profissão do país. Zero estabilidade, mas enormes oportunidades de emprego e o sonho da multa rescisória própria constantemente realizado.

Veja abaixo a lista completa.

Siga Alicia Klein no Instagram e no Twitter

Leia todas as colunas da Alicia aqui

Técnicos diferentes nos últimos 10 anos

Paraná - 24

Vitória - 24

Goiás - 22

Ceará - 21

Athletico-PR - 20

Atlético-GO - 19

Chapecoense - 19

Coritiba - 19

Flamengo - 19

Santa Cruz - 19

Figueirense - 18

Náutico - 18

Sport - 18

Vasco - 18

Bragantino - 17

Ponte Preta - 17

Atlético-MG - 16 (já considerando a saída de Coudet)

Bahia - 16

Avaí- 15

Botafogo - 15

Cruzeiro - 15

Santos - 15

Corinthians - 14

Internacional - 14

Fluminense - 13

São Paulo - 13

América-MG - 12

Palmeiras - 12

Fortaleza - 11

Grêmio - 6

640 visitas - Fonte: UOL


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu