Semana tensa: veja lances e saiba bastidores da revolta do Flamengo com a arbitragem

13/7/2023 08:31

Semana tensa: veja lances e saiba bastidores da revolta do Flamengo com a arbitragem

Rubro-Negro se cala após vitória sobre Athletico-PR no Paraná e repete Palmeiras, adversário que motivou comando do futebol a iniciar onda de protestos

Semana tensa: veja lances e saiba bastidores da revolta do Flamengo com a arbitragem
Gabriel Machado/AGIF

O Flamengo encontra-se revoltado com a CBF e a comissão de arbitragem da mesma entidade, dirigida por Wilson Luiz Seneme. A diretoria rubro-negra entende que pelo menos quatro erros graves foram cometidos nos últimos sete dias, um no jogo de ida contra o Athletico-PR, outro contra o Palmeiras e mais dois na partida de volta com o Furacão.

Postura do Palmeiras irrita Flamengo

A bronca do Flamengo começa a se manifestar em 6 de julho. Após a apresentação do goleiro Rossi, Marcos Braz e Bruno Spindel foram perguntados sobre protestos do Palmeiras contra a arbitragem feitos em frente à CBF e também por parte de João Martins, auxiliar de Abel Ferreira.

Martins afirmou o seguinte após ter se sentido prejudicado contra o Athletico-PR (2x2), pelo Campeonato Brasileiro, no dia 2: "Entendemos que é ruim para o sistema o Palmeiras ganhar dois anos seguidos". Braz contestou e lembrou que o Flamengo foi bicampeão entre 2019 e 2020. Spindel foi mais duro e cobrou sanções severas ao adversário.

- Primeiro, a gente confia plenamente na idoneidade da instituição e dos seus profissionais. E também no presidente da comissão de arbitragem, do Wilson Semene. A regra do jogo, dentro do que pode ser feito fora do campo, tem que ser muito clara, e as punições têm que ser muito severas para quem não respeita a regra do jogo. Questionar lisura e idoneidade publicamente das pessoas que trabalham lá e dos árbitros... Não estou falando que não tem erro, pode ter erro de arbitragem para todos os lados, acontece. Como a gente erra, como o treinador erra, como jogador erra, o VAR erra. Mas questionar idoneidade e lisura em busca de benefício esportivo é inaceitável e tem que ter punição dura - disparou.

Sampaolli, técnico do Flamengo — Foto: Gabriel Machado/AGIF

Sampaolli, técnico do Flamengo — Foto: Gabriel Machado/AGIF

A entrevista foi concedida um dia após dirigentes deixarem o Maracanã muito irritados com a arbitragem de Flávio Rodrigues de Souza na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR. No off, além de alegar que houve falta em Pulgar no lance do gol de Canobbio (veja abaixo), o futebol rubro-negro também apontou conivência com a cera que enxergaram por parte do Furacão e reclamou de marcações invertidas. Na coletiva, porém, tais situações não foram abordadas.

Dentro da insatisfação com a postura do Palmeiras também está o fato de os paulistas terem conseguido o afastamento dos árbitros Émerson Almeida-MG, Marcus Vinícius-MG, Marcelo de Lima Henrique-RJ e Jean Pierre Gonçalves Lima-RS após queixas junto à CBF.

Pênalti não marcado em Everton Ribeiro faz tom subir

Se a contrariedade do Flamengo era mais voltada para a pressão feita pelo Palmeiras na CBF, a revolta passou a ter como foco a arbitragem. Suposto pênalti de RiVAR/Fifa-SP) não ter recomendado a revisão do lance e disse ter visto "erros inaceitáveis" durante o jogo.

Após a coletiva de apresentação de Allan, na última segunda-feira, Bruno Spindel novamente foi o escolhido para se manifestar contra a arbitragem. Dessa vez, porém, o clube nem havia aberto para perguntas aos repórteres. Spindel se antecipou e enfileirou as insatisfações rubro-negras em pronunciamento.

- A gente ficou muito indignado com um árbitro que não está acostumado com um jogo desse tamanho. Cometeu erros inaceitáveis. No pênalti sobre o Everton Ribeiro, há carga nas costas, que é tema de vídeos explicativos na CBF. - O outro lance muito preocupante é o gol anulado do Rony, em que o árbitro marca o impedimento, os nossos jogadores param, o Rony faz o gol e o VAR ainda vai revisar o lance. Causa uma indignação enorme o tipo de pressão a que o árbitro foi suscetível e como ele lidou. Fora outros lances em que os jogadores do Palmeiras não receberam cartões.

Anulação de gol e vermelho de Gerson provocam protesto silencioso

A irritação rubro-negra chegou ao limite após a vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, nesta quarta-feira. Anulação de gol de Gabigol no segundo tempo indignou jogadores e dirigentes que estavam na Arena da Baixada. O camisa 10 chegou a comemorar enquanto linhas eram traçadas nos telões do estádio, mas a tecnologia do VAR o invalidou.

Nos acréscimos, com a classificação rubro-negra encaminhada e com o Athletico precisando fazer dois gols em sete minutos, Bráulio da Silva Machado, de Minas Gerais, resolveu interromper discussão de Gerson com Thiago Heleno com dois cartões vermelhos. A direção rubro-negra entende que no máximo um cartão amarelo para os dois resolveria o debate acalorado, que não contou com agressões físicas.

Tais lances fizeram o Flamengo repetir o protesto do Palmeiras e não falar após o jogo. A manifestação oficial foi a seguinte: "Por determinação da direção de futebol, atletas e o técnico Jorge Sampaoli não concederão entrevistas após a classificação do Flamengo na Copa do Brasil. Trata-se de um protesto pelos erros repetidos e absurdos durante a partida".

Para o Fla-Flu do próximo domingo, pela 15ª rodada do Brasileiro, o Flamengo não tem Ayrton Lucas e Fabrício Bruno, suspensos por acúmulo de amarelos. Na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio, Gerson é desfalque certo pelo vermelho desta quarta-feira.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

644 visitas - Fonte: Globo esporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu