Análise: Hernane muda postura do início, volta para a área e brilha

28/11/2013 15:25

Análise: Hernane muda postura do início, volta para a área e brilha

Atacante passa o primeiro tempo longe do gol e pouco ameaça. Luiz Antonio se destaca na batalha do meio-campo, e Paulo Baier e Ederson decepcionam

Análise: Hernane muda postura do início, volta para a área e brilha
O lugar de Hernane é dentro da área. Os gols dele já mostram isso, pois em sua imensa maioria foram marcados com apenas um toque na bola. Próximo à meta adversária, ele é decisivo e deixou sua marca oito vezes na Copa do Brasil e 34 na temporada. Nos últimos jogos, no entanto, o Brocador vem mudando o estilo, por vezes se afastando da área para tentar uma jogada, estratégia que é quase sempre mal-sucedida. A final contra o Atlético-PR, no Maracanã, foi um bom exemplo. Fez isso no primeiro tempo e não chutou a gol. Na etapa final, voltou às origens, e foram quatro finalizações, uma delas que garantiu o título.

Ao sair da área, Hernane expõe seus pontos fracos, pois recai sobre ele a responsabilidade de uma tabela, um passe, um drible. Foi assim que perdeu praticamente todas as jogadas que tentou na primeira etapa. Com exceção de quando sofreu falta no pivô, não deu sequência a nenhum lance deste tipo.

Depois do intervalo, o panorama mudou completamente. No comando do ataque, foi efetivo e mostrou seu arsenal. Primeiro ao penetrar pelo meio da zaga, depois pelo alto, de cabeça, de voleio e, enfim, a finalização do gol (veja o vídeo com as finalizações).

Posicionado desta forma, ele preocupa os zagueiros, abre espaços para os companheiros que vêm de trás e até facilita sua vida quando precisa sair da área e cair pelos lados em ocasiões mais raras, pois divide a atenção dos marcadores.

Na batalha do meio-campo, bilha Luiz Antonio

Nessa chegada do meio-campo do Flamengo, ninguém foi mais eficiente do que Luiz Antonio. O volante atuou praticamente como um armador, aberto pela direita na maior parte do tempo, e se beneficiou muito da ausência do meia Everton, suspenso. O técnico do Atlético-PR, Vagner Mancini, optou pelo meia Felipe como substituto, mas ele não conseguiu suprir a ausência do titular, conhecido por sua versatilidade ao chegar no ataque e fechar espaços na defesa.

O Furacão sofreu durante todo o primeiro tempo, e Luiz Antonio se tornou o principal jogador do Flamengo justamente naquela faixa de campo. No primeiro tempo foram quatro finalizações, incluindo uma cobrança de falta na trave. O volante terminou com seis, quase o mesmo número de todo o time paranaense (oito). Na etapa final, com a entrada de Delatorre, o meio-campo do Flamengo passou por alguns minutos de ajustes, mas, com a entrada de Diego Silva, o setor se recompôs e Luiz Antonio voltou a ficar mais solto. Foram quatro bolas levantadas e duas jogadas pela lateral, uma delas para o gol de Hernane (veja vídeo com lances).

O efeito Paulo Baier

De quebra, o problema do meio-campo atleticano ainda prejudicou Paulo Baier, que precisou se desdobrar para tapar buracos, algo que ele não faz com frequência. Com o desgaste, o principal jogador do time paranaense teve atuação apagada. Provavelmente não ajudou muito o fato de ele ter sido escalado como titular na partida contra o Náutico, no último fim de semana, pelo Brasileiro.

Paulo Baier até começou bem, com tentativas de passes decisivos, que podem quebrar a defesa adversária. Mas com o passar do tempo seu rendimento foi caindo sensivelmente (veja vídeo com lances). Ele terminou o jogo com a desconfortável marca de dez passes errados em 20 tentados. Quando o Atlético-PR partiu para a pressão final em busca do gol, o Flamengo fez algumas faltas próximas da área, e a torcida paranaense se animou. Mas o meia não conseguiu jogar a bola sequer na área. Parou na barreira duas vezes.

Defesa do Fla leva vantagem

Muito dessa frustração do principal jogador do Atlético-PR veio da atuação do sistema defensivo do Flamengo. Samir e Wallace não deixaram passar nada no miolo de zaga no Maracanã, mas o trabalho da dupla, formada em razão da lesão de Chicão no primeiro jogo, já mostrou bons sinais ainda em Curitiba. Principal atacante do Furacão e artilheiro do Campeonato Brasileiro, Ederson foi completamente anulado nas finais da Copa do Brasil. Conseguiu apenas duas finalizações, uma em cada partida

Marcelo, que foi eficiente na partida de Curitiba, com muita movimentação e jogadas em velocidade no contra-ataque, também esteve apagado, neutralizado pelo sistema defensivo carioca. Wallace liderou o time com quatro roubadas de bola e nove desarmes (quando o lance é cortado, mas não há recuperação da bola), enquanto Samir roubou duas vezes e foi o melhor do time para desarmar com rivais, em impressionantes 15 oportunidades. O volante Amaral complementou o trio de ferro com três roubadas e sete desarmes.
Análises rápidas

* Os laterais do Flamengo ficaram mais presos no setor defensivo do que de costume, principalmente Léo Moura, que geralmente é uma das principais válvulas de escape do time de Jayme de Almeida. O camisa 2 só chegou ao fundo duas vezes, enquanto André Santos conseguiu três lances pela lateral no setor ofensivo durante todo o jogo.

* Delatorre entrou no segundo tempo e deu uma chacoalhada no jogo para o Atlético-PR. O atacante foi bem participativo, arriscou chute perigoso e obrigou Jayme a mexer no time para se
adaptar.

* Elias, o principal jogador do Fla na temporada ao lado de Hernane, vinha apagado no jogo. Vinha. Nos minutos finais, passou a ficar mais com a bola e chegou na frente para fazer o gol que abriu caminho para a vitória.

761 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu