Éverton Silva e o "F...-se o pênalti" de Pet num Flamengo x São Paulo: "Achei que ia mandar me despedir"

23/9/2023 20:34

Éverton Silva e o "F...-se o pênalti" de Pet num Flamengo x São Paulo: "Achei que ia mandar me despedir"

Éverton Silva e o F...-se o pênalti de Pet num Flamengo x São Paulo: Achei que ia mandar me despedir

O Flamengo perde por 1 a 0 e precisa da virada para ter chance de voltar a ser campeão nacional. O cenário atual é semelhante contra o São Paulo na Copa do Brasil, mas ainda há mais de 90 minutos em jogo numa decisão de duas partidas. Em 2009, quando o clube amargava jejum de 17 anos no Brasileiro, competição em que fora hegemônico de 1983 a 2008, a necessidade de reviravolta contra o Tricolor Paulista era imediata para seguir vivo no sonho do hexa. E a desvantagem tinha que ser resolvida em pouco mais de 30 minutos.

Everton Silva lembra Flamengo x São Paulo de 2009 e conselho a Petkovic

Para isso, o Rubro-Negro precisava de bola, mas também de muita força mental. Num elenco extremamente heterogêneo, o Flamengo tinha jogadores cascudos aos montes. Adriano Imperador, o pentacampeão do mundo Kleberson, os "laterais-atacantes" Léo Moura e Juan, Álvaro, Maldonado e um ídolo com idade avançada chamado Petkovic. Não faltava experiência e nem psicólogo - o Fla tinha à frente do departamento o renomado Paulo Ribeiro.

Everton Silva, o coach de 21 anos

Melhores momentos: Flamengo 2 x 1 São Paulo pela 29ª rodada do Brasileirão 2009

Éverton Silva Flamengo — Foto: Agência Vipcomm

Éverton Silva Flamengo — Foto: Agência Vipcomm

Coube a um garoto de 21 anos, recém-chegado do Friburguense por empréstimo, viver seu dia de coach. Petkovic, o homem das bolas paradas e herói de 2001, liderava, ao lado do Imperador, a arrancada do então sexto colocado do Campeonato Brasileiro. O time, que chegou a lutar contra o rebaixamento, ainda parecia longe do sonhado hexa. Mas o momento era positivo, e o time vinha de sete jogos de invencibilidade.

O então atual tricampeão São Paulo abriu o placar com Hernanes no primeiro tempo, e a reviravolta só começou a se desenhar aos 16 minutos da etapa final, quando Jorge Wagner cometeu pênalti em Toró.

Sem Adriano, que estava com a seleção brasileira, a penalidade cabia a Petkovic. Especialista, o sérvio bateu, e Rogério Ceni se esticou para espalmar. Anticlímax no Maracanã, mas a bandeira subiu, e o pé direito de Ceni à frente da linha do gol foi flagrado.

Flamengo 2 x 1 São Paulo pela 29ª rodada do Brasileirão 2009

O Maracanã gritava: "Pet, Pet, Pet" após o erro preliminar. Apoio maciço, mas um conselho ao pé da orelha e uma dica baseada em um palavrão de seis letrinhas separados por um hífen é que faria toda diferença. Foi a isso que o gringo relacionou o gol em entrevista após o jogo.

Everton Silva, que substituía o suspenso e importantíssimo Léo Moura, no alto de seus 21 anos, chamou o garoto de 37 para conversar e disse: "F...-se o pênalti" . Pet )/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/8/Z/M4ZsdBToC7A6hNMOAFBg/everton-silva.jpg 600w" width="609"/>

Everton Silva, lateral do CSA — Foto: Morgana Oliveira/CSA

+ Leia mais notícias do Flamengo

?? Ouça o podcast ge Flamengo ??

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

50 vídeos

217 visitas - Fonte: ge


VEJA TAMBÉM
- Indiferença do elenco e fim de ciclo: Bastidores da punição a Gabigol no Flamengo
- Desconfiança em relação a Gabigol cresce no Flamengo, afastando a possibilidade de sua permanência
- Capitão do Flamengo revela risco de parar de jogar e emoção de médico



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar