O Flamengo perde por 1 a 0 e precisa da virada para ter chance de voltar a ser campeão nacional. O cenário atual é semelhante contra o São Paulo na Copa do Brasil, mas ainda há mais de 90 minutos em jogo numa decisão de duas partidas. Em 2009, quando o clube amargava jejum de 17 anos no Brasileiro, competição em que fora hegemônico de 1983 a 2008, a necessidade de reviravolta contra o Tricolor Paulista era imediata para seguir vivo no sonho do hexa. E a desvantagem tinha que ser resolvida em pouco mais de 30 minutos.
Everton Silva lembra Flamengo x São Paulo de 2009 e conselho a Petkovic
Para isso, o Rubro-Negro precisava de bola, mas também de muita força mental. Num elenco extremamente heterogêneo, o Flamengo tinha jogadores cascudos aos montes. Adriano Imperador, o pentacampeão do mundo Kleberson, os "laterais-atacantes" Léo Moura e Juan, Álvaro, Maldonado e um ídolo com idade avançada chamado Petkovic. Não faltava experiência e nem psicólogo - o Fla tinha à frente do departamento o renomado Paulo Ribeiro.
Everton Silva, o coach de 21 anos
Melhores momentos: Flamengo 2 x 1 São Paulo pela 29ª rodada do Brasileirão 2009
Éverton Silva Flamengo — Foto: Agência Vipcomm
Coube a um garoto de 21 anos, recém-chegado do Friburguense por empréstimo, viver seu dia de coach. Petkovic, o homem das bolas paradas e herói de 2001, liderava, ao lado do Imperador, a arrancada do então sexto colocado do Campeonato Brasileiro. O time, que chegou a lutar contra o rebaixamento, ainda parecia longe do sonhado hexa. Mas o momento era positivo, e o time vinha de sete jogos de invencibilidade.
O então atual tricampeão São Paulo abriu o placar com Hernanes no primeiro tempo, e a reviravolta só começou a se desenhar aos 16 minutos da etapa final, quando Jorge Wagner cometeu pênalti em Toró.
Sem Adriano, que estava com a seleção brasileira, a penalidade cabia a Petkovic. Especialista, o sérvio bateu, e Rogério Ceni se esticou para espalmar. Anticlímax no Maracanã, mas a bandeira subiu, e o pé direito de Ceni à frente da linha do gol foi flagrado.
Flamengo 2 x 1 São Paulo pela 29ª rodada do Brasileirão 2009
O Maracanã gritava: "Pet, Pet, Pet" após o erro preliminar. Apoio maciço, mas um conselho ao pé da orelha e uma dica baseada em um palavrão de seis letrinhas separados por um hífen é que faria toda diferença. Foi a isso que o gringo relacionou o gol em entrevista após o jogo.
Everton Silva, que substituía o suspenso e importantíssimo Léo Moura, no alto de seus 21 anos, chamou o garoto de 37 para conversar e disse: "F...-se o pênalti" . Pet )/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/8/Z/M4ZsdBToC7A6hNMOAFBg/everton-silva.jpg 600w" width="609"/>
Everton Silva, lateral do CSA — Foto: Morgana Oliveira/CSA
Everton Silva, lateral do CSA — Foto: Morgana Oliveira/CSA
Comentários do Facebook -