Ex-São Paulo, "vovô" e até campeão olímpico: veja 14 medalhões que garantiram vaga na Série A em 2024

27/11/2023 09:54

Ex-São Paulo, "vovô" e até campeão olímpico: veja 14 medalhões que garantiram vaga na Série A em 2024

Ex-São Paulo, vovô e até campeão olímpico: veja 14 medalhões que garantiram vaga na Série A em 2024
  • ESPN.com.br
  • 27 de nov, 2023, 09:50
  • Email
  • No último final de semana, foram definidos os últimos dois clubes que garantiram o acesso da Série B para a Série A . Após Vitória e Criciúma assegurarem suas vagas, Juventude e Atlético-GO ficaram com o 2° e 4° lugar, respectivamente, e estão de volta à primeira divisão.

    Como de costume, os quatro clubes que subiram contam em seus elencos com os chamados “medalhões”, atletas estes que conquistaram títulos no passado em outros times e têm uma longa carreira de destaque, seja no Brasil ou no futebol internacional.

    São atletas com passagens por clubes com mais expressão, no Brasil e fora dele, títulos diversos, convocações para a seleção brasileira e até disputa de Eurocopa . O ESPN.com.br separou uma lista com alguns nomes que vão mexer com a sua memória.

    1 - Léo Gamalho, do Vitória Atacante, 37 anos

    Gaúcho de Porto Alegre, o mais veterano da lista é um andarilho do futebol com passagens por mais de 20 clubes, entre eles Internacional (no qual foi revelado, lá em 2005), Botafogo, Ceará, Bahia, Goiás, Coritiba, no Brasil, e Shenyang Dongjin-CHI, Shanghai Zobon-CHI, Nacional-URU, Pohang Steelers-COR e Al-Khor-QAT, no exterior. Centroavante nato e carinhosamente chamado de "Ibrahimovic do Nordeste", ele sempre deixa seus gols. Em 2023, fez 35 partidas com a camisa do Vitória por Baiano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série B, tendo feito 12 gols e dado duas assistências. Tem ao menos seis títulos estaduais, mas o da segunda divisão este ano é um dos principais em sua carreira.

    2 - Giovanni Augusto, do Vitória Meia, 34 anos

    Paraense da capital, Belém, o jogador fez sua formação na base por Paysandu (atuou com Paulo Henrique Ganso) e Atlético-MG, tendo se profissionalizado no time mineiro, com o qual esteve sob contrato até 2016. Neste longo período, passou por vários clubes sob empréstimo, sendo alguns deles Náutico, Goiás e Figueirense. No catarinense, fez o gol da vitória sobre o Corinthians em 18 de maio de 2014, pelo Brasileiro, naquele que foi o primeiro tento do estádio em Itaquera que foi usado, depois, na Copa do Mundo daquele mesmo ano. Em janeiro de 2016, assinou contrato de quatro anos justamente com o clube paulista, no qual foi campeão do Brasileiro de 2017. A partir de 2018, defendeu Vasco e Goiás, por empréstimo, e também Coritiba, Mazatlán-MEX e Guarani, agremiação que estava até abril deste ano quando foi contratado pelo Vitória, pelo qual disputou 20 partidas (todas pela Série B), fez um gol e deu uma assistência.

    3 - Osvaldo, do Vitória Atacante, 36 anos

    Cearense de Fortaleza, ele começou a carreira no Fortaleza e se destacou especialmente na Série B de 2008, despertando a atenção do futebol internacional. Logo no ano seguinte, foi negociado com o Al-Ahli, dos Emirados Árabes, e teve sua primeira experiência no exterior. Acabou emprestado ao Braga, de Portugal, e regressou depois ao futebol brasileiro para defender o Ceará, em 2011. Uma boa temporada pelo Vozão lhe rendeu outra transferência de peso, desta vez para o São Paulo, time que 'Cristiano Osvaldo' defendeu por dois anos, sendo campeão da CONMEBOL Sul-Americana em 2012. Em 2015, regressou ao cenário internacional para jogar em outro Al-Ahli, desta vez o do Qatar, mas voltou no mesmo ano ao Brasil para defender as cores do Fluminense. Nos anos seguintes, rodou por Sport, Fortaleza, Buriram United-TAI e CSA antes de chegar ao Vitória, pelo qual 'estourou'. Na atual temporada, são 8 gols e 10 assistências em 50 partidas, sendo decisivo para o acesso do Leão.

    4 - Wellington Nem, do Vitória Atacante, 31 anos

    O carioca apareceu de forma meteórica no Fluminense, chegando ao elenco profissional em 2011. Já no ano seguinte, após passar por rápido empréstimo ao Figueirense, foi extremamente importante para a equipe, ajudando nas conquistas do Campeonato Carioca e do Brasileirão daquele ano. Na metade de 2013, acabou negociado com o Shakhtar Donestk-UCR por R$ 25 milhões, partindo para sua primeira aventura no exterior. Ao longo de seu contrato com os ucranianos, retornou ao Brasil em duas ocasiões por empréstimo, defendendo São Paulo e tendo uma segunda passagem pelo Fluminense. Após deixar o Shakhtar, em 2021, assinou com o Fortaleza, rodando depois por Cruzeiro e Arouca-POR antes de firmar contrato com o Vitória, em fevereiro deste ano. Alternando entre titularidade e reserva, teve papel importante na ótima campanha do Leão para a volta à elite, anotando 2 gols e dando 3 assistências em 30 duelos até o momento na temporada (por Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série B).

    5 – Zeca, do Vitória Lateral – 29 anos

    O paranaense de Paranavaí sequer alcançou os 30 anos, mas tem uma longa carreira no futebol profissional. Com início de carreira no Santos, Zeca impressionou em seu início por se tratar de um atleta ambidestro, com a possibilidade de atuar nas duas laterais. Por lá, o então garoto foi peça importante no bicampeonato paulista em 2015 e 2016. O atleta vestiu ainda as camisas de Internacional, do Bahia, arquirrival do Vitória, do Vasco, e chegou a ir aos Estados Unidos para jogar no Houston Dynamo antes de voltar ao Brasil e defender o Vitória. Zeca fez parte ainda da então inédita medalha de ouro, conquistada pela seleção olímpica, nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Ao todo o lateral disputou 40 partidas pelo vitória em 2023 com 2 gols marcados e 4 assistências concedidas.

    6 – Alan Ruschel, do Juventude Lateral, 34 anos

    Gaúcho de Nova Hartz, Alan Ruschel foi revelado pelo próprio Juventude e rodou pelo futebol local em seu início de carreira até chegar à Chapecoense, em 2013. Depois, o atleta foi ao Internacional, mas acabou sendo emprestado ao Athletico-PR antes de retornar à Chape. Pelo time catarinense, Alan Ruschel sobreviveu após uma das maiores tragédias da história do futebol mundial, que foi o acidente aéreo do clube, que acabou com 71 mortos, em 2016. Depois do ocorrido, o lateral permaneceu no clube até ir ao Goiás, em 2019. Ruschel ainda passou por Cruzeiro, América-MG e Londrina antes de retornar ao Juventude. Titular absoluto do técnico Thiago Carpini, o jogador realizou 41 partidas em 2023, com 3 gols marcados e duas assistências.

    7 – Nenê, do Juventude Meia-atacante, 42 anos

    O “interminável” Nenê, hoje com 42 anos, tem uma das carreiras mais longas da história do futebol nacional. O Juventude é nada menos do que o 15° clube deste paulista de Jundiaí. Revelado pelo Paulista, clube de sua cidade, o meia-atacante chegou ao Palmeiras, em 2002, equipe na qual amargou um rebaixamento à Série B naquele ano. Em seguida, Nenê foi ao rival Santos e fez parte do elenco vice-campeão da Libertadores de 2003 antes de transferir ao futebol espanhol, por onde passou por Mallorca, Alavés e Celta de Vigo. Depois, Nenê foi ao futebol francês e se transferiu ao Monaco, mas voltou à Espanha para jogar no Espanyol. Após o fim do contrato, o brasileiro chegou ao PSG, clube no qual venceu a Ligue 1 de 2012/2013. Depois disso, Nenê jogou no Al-Gharafa, do Qatar, e também no West Ham. Após anos a fio, o meia-atacante voltou ao Brasil para defender o Vasco, com duas passagens entre 2015 e 2023. Neste meio tempo, o atleta esteve ainda no São Paulo e no Fluminense. Neste ano, Nenê foi ao Juventude para ajudar no acesso e foi peça fundamental. Na Série B foram 28 jogos, com 7 gols e 7 assistências concedidas.

    8 – Geuvânio, do Juventude Atacante, 31 anos

    Natural da Ilha das Flores, em Sergipe, o “Caveirinha”, apelido de Geuvânio, teve grande começo no Santos, entre 2012 e 2016. O atacante foi um dos “parças” de Neymar no grande período do time da Vila Belmiro, sendo cedido à Penapolense por empréstimo, em 2013, até retornar ao Peixe como um dos destaques do título do Campeonato Paulista de 2015. As boas atuações lhe renderam um contrato no Tianjin Quanjian, da China, clube no qual esteve entre 2016 e 2017, até voltar ao Brasil emprestado ao Flamengo. Em 2019, o atacante se transferiu para o Atlético-MG. Depois, Geuvânio acertou com Athletico-PR e passou por Chapecoense, Náutico e Ituano até chegar ao Juventude, clube no qual foi figurante na campanha do acesso do clube ao realizar apenas duas partidas na Série B sem gols marcados ou assistências concedidas.

    9 - Marquinhos Gabriel, do Criciúma Meia-atacante, 33 anos

    O gaúcho de Selbach surgiu como grande promessa no Internacional, mas nunca conseguiu se firmar, sendo emprestado a Avaí, Sport e Bahia durante a duração de seu contrato com o Colorado. Em 2014, foi contratado pelo Palmeiras para o ano do centenário do clube, mas acabou rapidamente negociado com o Al Nassr, da Arábia Saudita, no mesmo ano. Em 2015, voltou ao futebol brasileiro e assinou com o Santos, clube no qual viveu o melhor momento de sua carreira, conquistando um Paulistão e sendo vice da Copa do Brasil. Nos anos seguintes, teve passagens cheias de altos e baixos por vários outros times importantes, como Corinthians, Cruzeiro, Athletico-PR, Vasco e Goiás, no qual estava até ser contratado pelo Criciúma em março deste ano para uma segunda passagem pelo clube (a anterior havia sido em 2022). Foi muito importante na parte inicial da campanha do acesso e soma 23 partidas (22 pela Série B e 1 pela Copa do Brasil) com a camisa amarela preta, com 2 gols e 4 assistências.

    10 - Felipe Vizeu, do Criciúma Atacante, 26 anos

    Nascido em Três Rios, no Rio de Janeiro, o centroavante surgiu como um goleador implacável na base do Flamengo, sendo promovido ao elenco profissional em 2016. Na Gávea, viveu altos e baixos, mas se tornou uma espécie de 'talismã' da equipe, fazendo diversos gols em momentos decisivos, principalmente na campanha da Sul-Americana de 2017. No ano seguinte, foi vendido para a Udinese, da Itália, por R$ 20 milhões, e assinou contrato de cinco anos. Acabou nunca se firmando na Itália e passou na sequência por vários empréstimos em série, defendendo Grêmio, Akhmat Grozny-RUS, Ceará e Yokohama FC-JAP, sendo depois negociado em definitivo com o Sheriff Tiraspol-MOL. Retornou ao Brasil em dezembro de 2022, ao ser contratado pelo Atlético-GO, mas rescindiu com o Dragão já em abril de 2023. Na sequência, assinou com o Criciúma, fazendo parte da campanha do acesso na Série B e participando de 27 partidas, com 6 gols e 1 assistência.

    11 - Eder, do Criciúma Atacante, 36 anos

    Catarinense de Lauro Müller, Eder teve uma carreira peculiar. Ele surgiu bem no Criciúma, em 2004, mas acabou negociado com o Empoli-ITA já no ano seguinte. Com isso, fez praticamente toda a sua carreira profissional no futebol italiano, defendendo equipes como Frosinone, Brescia e Cesena até chegar à Sampdoria, equipe pela qual explodiu de vez. Em 2015, o atacante estava atuando em nível altíssimo e acabou sendo convocado para a seleção da Itália, já que possuía passaporte comunitário. Em 2016, foi inclusive convocado pela Azzurra para a disputa da Eurocopa, marcando importante gol contra a Suécia na fase de grupos. Quase ao mesmo tempo, acertou também transferência para a Inter de Milão, tendo a oportunidade de atuar por um dos maiores clubes do mundo. Em 2018, foi para o Jiangsu Suning, da China, e voltou ao futebol brasileiro em 2021 ao assinar com o São Paulo. Teve passagem recheada de lesões no Morumbi e cogitou encerrar a carreira, mas acabou topando uma 'última dança' pelo Criciúma, que o revelou, e não decepcionou. Vem fazendo excelente temporada, com 11 gols e 4 assistências em 37 partidas (por Catarinense, Copa do Brasil e Série B), sendo extremamente decisivo para o acesso à Série A.

    12 - Marcelo Hermes, do Criciúma Lateral-esquerdo, 28 anos

    Também gaúcho, mas de Sarandi, o atleta fez a maior parte de sua formação pelo Grêmio, no qual fez sua estreia como profissional em 2015. Mesmo sem jamais ter se firmado como titular, mas ainda visto como uma promessa, assinou por cinco anos e meio com o Benfica-POR em janeiro de 2017. Não chegou a fazer dez partidas pelo clube e foi emprestado ao Cruzeiro em janeiro do ano seguinte, com o time mineiro o contratando em definitivo no primeiro mês de 2019. Passou ainda por Goiás, Marítimo-POR e Ponte Preta até chegar ao Criciúma, em fevereiro de 2022. Este ano, soma 54 partidas com a camisa do time por Catarinense, Copa do Brasil e Série B, tendo feito um gol e distribuído seis assistências.

    13 - Neílton, do Criciúma Atacante, 29 anos

    Mineiro de Nanuque, o jogador virou profissional em 2013 vindo da base do Santos e foi visto como um jovem promissor, especialmente pela velocidade e pelos dribles. Não à toa, o Cruzeiro o contratou no meio de 2014 com um vínculo de quatro anos, período em que não se firmou (embora estivesse no grupo campeão do Brasileiro daquele ano) e passou por empréstimo por Botafogo (campeão da Série B em 2015) e São Paulo (campeão da Florida Cup em 2017). Esteve no Vitória, no Internacional, no Hatta-EAU, no Coritiba, no Sport e começou 2023 no Guarani, no qual ficou até julho, quando foi contratado pelo Criciúma - fez três partidas pelo time na segunda divisão, sem ter feito gol nem dado assistência.

    14 – Shaylon, do Atlético-GO Meia-atacante, 26 anos

    Natual de Modelo, em Santa Catarina, Shaylon iniciou sua carreira na Chapecoense, clube pelo qual esteve entre 2013 e 2015, quando o São Paulo o contratou por empréstimo, com a expectativa de que o atleta brilhasse no time do Morumbi. Mas, entre idas e vindas para Chapecoense, Bahia e Goiás, Shaylon pouco conseguiu fazer até chegar ao Atlético-GO, em 2022. Neste ano, o atleta foi um dos grandes nomes do Dragão. Em 2023, o meia realizou 53 partidas, com 9 gols marcados e 13 assistências concedidas.

    254 visitas - Fonte: espn


    VEJA TAMBÉM
    - Chegando? Jornalista revela situação de William Carvalho com o Flamengo
    - Vai embora ou não? Internacional não desiste de Thiago Maia
    - Problema? Fabrício Bruno fraturou o nariz




    Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

    Mais notícias do Flamengo

    Notícias de contratações do Flamengo
    Notícias mais lidas

    Comentários do Facebook -




    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

    Últimas notícias do Mengão

    publicidade
    publicidade
    publicidade
    publicidade

    Carioca

    Sb - 16:00 - -
    X
    Flamengo
    Madureira

    Carioca

    Dom - 16:00 -
    2 X 0
    Flamengo
    Fluminense