ONG vê "omissão deliberada" e entra com recurso contra arquivamento de caso do Flamengo

27/11/2023 12:54

ONG vê "omissão deliberada" e entra com recurso contra arquivamento de caso do Flamengo

ONG vê omissão deliberada e entra com recurso contra arquivamento de caso do Flamengo

O Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT protocolou recurso contra o arquivamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva da notícia de infração . Na decisão anterior, o procurador de Justiça Desportiva Álvaro Augusto Cassetari considerou que a organização sem fins lucrativos promotora dos direitos da comunidade LGBTQIA+ não era jurisdicionado no tribunal desportivo.

Maracanã para Flamengo x Bragantino — Foto: Fred Gomes

Maracanã para Flamengo x Bragantino — Foto: Fred Gomes

O caso remete ao clássico Flamengo e Fluminense realizado no último dia 14 de novembro - no empate por 1 a 1, há imagens de torcedores cantando músicas homofóbicas na arquibancada, o que gerou a notícia de infração.

Os representantes da ONG prometem ir até a Justiça comum caso a decisão pelo arquivamento seja mantida. Para os advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes Cunha, "...a decisão do Procurador de Justiça em arquivar a Notícia de Infração sem a apresentação de denúncia por fatos violadores comprovados em vídeo de cantos homofóbicos da torcida do Flamengo se caracteriza como uma omissão deliberada em ignorar a ciência sobre fato infracional, descumprindo a responsabilidade de atribuição legal deste órgão ".

Procurador pede arquivamento de Notícia de Infração — Foto: Reprodução

Procurador pede arquivamento de Notícia de Infração — Foto: Reprodução

No arquivamento, o procurador do STJD sugeriu que o fato - "sendo o vídeo fidedigno" - poderia ser noticiado ao Ministério Público competente "ou objeto de ação judicial própria". A nova Lei Geral do Desporto aprovada neste ano abrange comportamento de "torcida organizada que em evento esportivo promover tumulto, praticar ou incitar a violência, praticar condutas discriminatórias, racistas, xenófobas, homofóbicas ou transfóbicas...".

A justificativa do promotor de que o grupo não é jurisdicionado foi rebatida com a lembrança de que em 2021 o STJD julgou e puniu o próprio Flamengo após comportamentos semelhantes de torcedores no jogo contra o Grêmio. Na ocasião, a ONG Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ também apresentou notícia de infração. Além disso, recorda que já houve outros julgamentos a partir de provas de vídeos e matérias jornalísticas sobre um fato.

Corinthians punido com perda de mando

Neste ano, houve a primeira punição com perda de mando de campo por gritos homofóbicos. Os cânticos foram citados em súmula no clássico entre Corinthians e São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi paralisado por alguns instantes e o placar eletrônico do estádio corintiano reforçou avisos contra a homofobia. O Corinthians foi responsabilizado e levou um jogo de suspensão em julgamento no STJD.

Ainda em 2021, o mesmo grupo (Arco Íris) denunciou oito clubes - Fluminense, Internacional, Náutico, Ceará, Atlético-MG, Remo, Paysandu e Corinthians -, mas todas as notícias de infração foram arquivadas.

+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp

+ Leia mais notícias do Flamengo

?? Ouça o podcast ge Flamengo ??

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

50 vídeos

280 visitas - Fonte: ge


VEJA TAMBÉM
- Chegando? Jornalista revela situação de William Carvalho com o Flamengo
- Vai embora ou não? Internacional não desiste de Thiago Maia
- Problema? Fabrício Bruno fraturou o nariz




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Carioca

Sb - 16:00 - -
X
Flamengo
Madureira

Carioca

Dom - 16:00 -
2 X 0
Flamengo
Fluminense