O Flamengo precisa evoluir após primeira "prova de fogo" em 2024.

5/2/2024 06:44

O Flamengo precisa evoluir após primeira "prova de fogo" em 2024.

Desafios na evolução do Flamengo versão 2024: encaixe do quarteto de meio de campo requer paciência.

O Flamengo precisa evoluir após primeira prova de fogo em 2024.

Tite citou algumas vezes a palavra "paciência" ao comentar o processo de evolução da equipe na entrevista coletiva após o decepcionante empate em 0 a 0 com o Vasco no último domingo no Maracanã. A frustração dos rubro-negros foi não só pelo momento ruim que atravessa o rival, mas principalmente pelo fato de ver a vitória escapar por entre os dedos no pênalti perdido por Gabigol nos minutos finais. O Flamengo versão 2024 aparenta estar no caminho certo: está invicto, leva poucos gols e busca o melhor encaixe com o quarteto de meio de campo que todo torcedor queria ver no time titular: Pulgar, Gerson, De la Cruz e Arrascaeta. Mas a primeira "prova de fogo" da temporada mostrou que o time tem muito o que evoluir ainda nesse encaixe. O que por um lado é natural do processo.

Por exemplo: a defesa. No jogo anterior, Tite exaltou o fato de o Flamengo não ter nada nenhuma chance de gol na vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, mas o adversário não era parâmetro. Contra o Vasco, mesmo sendo um time inferior tecnicamente ao Flamengo , em clássico as forças se equilibram. E mesmo criando pouco, as melhores oportunidades foram do rival, em dois lances do Vegetti em que Léo Pereira salvou em cima da linha. Há de se fazer um adendo: Tite perdeu Ayrton Lucas de última hora, com uma gastroenterite, e ainda não pode contar com o recém-chegado Viña. Por isso, precisou improvisar Varela na lateral esquerda. E o Vasco soube explorar isso colocando os cruzamentos para Vegetti nas costas do uruguaio.

Gabigol lamenta pênalti desperdiçado no clássico Vasco x Flamengo
Crédito: André Durão

Por baixo, a marcação rubro-negra funcionou impedindo ou bloqueando as finalizações do rival. Ofensivamente não faltou vontade, mas faltou ser mais objetivo e finalizar de média distância contra um time bem postado e que se defendia com cinco na última linha, tirando a profundidade para infiltrções. A movimentação insana de De la Cruz e Arrascaeta uma hora ou outra desmonta as linhas adversárias, aí os erros foram muitas vezes de escolha no famoso "último terço do campo". Ao todo, o Flamengo criou seis chances de gol no clássico.

Chance de Pedro em Vasco x Flamengo
Crédito: Reprodução / Sportv

Em cinco jogos com Tite em 2024, o Flamengo deixa o campo pela primeira vez sem estufar a rede do adversário. O empate ainda impediu o time, estacionado em sexto lugar com nove pontos e um jogo a menos, de voltar ao G-4 do Campeonato Carioca. O elenco se reapresenta na tarde desta segunda-feira no Ninho do Urubu e inicia a preparação para outro clássico: na quarta-feira contra o Botafogo, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

648 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Flamengo goleia Santos por 7 a 0 em partida do Brasileirão Feminino
- Relatório aponta irregularidade no segundo gol do Botafogo contra o Flamengo.
- Flamengo segue em negociações para renovação de contrato com Gabigol.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu