Lesões no elenco: Tite justifica poupar Pedro e De la Cruz.

21/4/2024 19:00

Lesões no elenco: Tite justifica poupar Pedro e De la Cruz.

Decisões baseadas na saúde e preparo físico influenciam escalação do Flamengo contra o Palmeiras no Allianz Parque

Lesões no elenco: Tite justifica poupar Pedro e De la Cruz.

O Flamengo não tem mais 100% de aproveitamento e perdeu a liderança no quesito gols pró. Em partida muito disputada no Allianz Parque, o time ficou no 0 a 0 com o Palmeiras. A principal pergunta da entrevista coletiva foi sobre ter iniciado o jogo sem Pedro e De la Cruz. Tite e César Sampaio garantiram que se tratou de decisão influenciada pelo risco de lesão. - Eu estava pedindo para chamar o Fábio (Mahseredjian, preparador físico) porque ele tem detalhes específicos da área que são científicos, que não é da vontade do técnico. A vontade do técnico é competir todos os atletas e colocar. Mas tem alguns atletas com seis ou sete jogos seguidos. Aí o departamento médico diz: "A nossa posição é de cuidados". Hoje especificamente tínhamos Pedro, Nico, Ayrton, Erick Pulgar e Luiz Araújo, que estavam em sinal amarelo e vermelho porque tinham riscos importantes e você perde jogador para seis ou sete jogos. E o sintético tem uma característica diferente. A exigência articular e muscular no sintético é muito maior também - afirmou Tite. - Quanto a não iniciarmos com o Pedro e Nico, nós temos a avaliação fisiológica, o acúmulo de minutos. Então, seguindo essas recomendações do Departamento de Saúde e diante desse calendário árduo também, iniciamos com outros atletas que no nosso entendimento também poderiam responder bem. Eles entraram no segundo tempo, os links já são links dentro dos minutos que nós temos aqui no Flamengo. Eles já se conhecem melhor, entendo até que com a entrada dos dois nós começamos a fluir um pouco mais ofensivamente, mas é isso. Foi o Departamento de Saúde que nos deu esse direcionamento - esclareceu César Sampaio. Questionado sobre a qualidade do jogo, o treinador citou os sistemas de marcação das duas equipes e também o fato de ambas não terem conseguido criar muito. - Pega a parte da tua pergunta e você já deu as respostas.

Gramado que proporciona velocidade, a arbitragem também (poderia estar) num nível melhor. Não é porque tomei amarelo, tem que ter um critério estabelecido. Foi a supremacia das duas equipes do processo de marcação com dois modelos diferentes de contato em cima da criatividade. Nos poucos momentos em que as equipes tiveram criatividade, não houve a conclusão. Confira outros tópicos: Fábio Mahseredjian aparece na coletiva para explicar por que o Fla vem poupando atletas - A gente precisa entender que o jogo está cada vez mais intenso, mais rápido e mais veloz. Você freia muito mais e muda a direção muito mais vezes. Tem um artigo publicado em 2015 ou 2016 que acompanhou sete temporadas da Premier League, de 2006/2007 a 2012/2013. Resultado final: distância percorrida não alterou, só 2%. Números de piques em velocidade, 85% a mais. Ações de alta intensidade, como freada, mudança de direção, aceleração e desaceleração: 55% a mais. Tudo isso com certeza aumenta e muito as demandas físicas dos atletas. - Isso faz com que todos nós tenhamos atenção individualizada de cada atleta. Então lá no Flamengo nós temos um departamento que faz uma análise bioquímica, o nosso fisiologista faz toda a avaliação de termografia mais a minutagem de jogo.

Tite - Palmeiras x Flamengo — Foto: Marcos Ribolli
Créditos da imagem: Marcos Ribolli

Então todos os dados são compilados, e nós nos reunimos para tomar a melhor decisão. O objetivo vejam bem não é prevenção de lesão, esqueçam disso porque vai machucar. Todos os times machucam. A Europa toda machuca. A América do Sul toda machuca. Futebol é um esporte de excelência. Você leva o atleta ao seu mais alto nível físico. Como Cebolinha teve uma lesão miotendínea agora do gastrocnêmio. Vai acontecer, principalmente agora que o calendário está congestionado. - Nós fizemos o sétimo jogo consecutivo. Então com o calendário congestionado, o número de lesões aumenta. Aumenta consideravelmente. Isso também tem o artigo de 2005 que também mostra um aumento de 5,6% a mais quando o calendário está congestionado em comparação a quando não está congestionado. Então, com todos esses dados, nós nos reunimos e aí tomamos a decisão de tirar atleta A, atleta B ou atleta C. Por quê? Porque a performance dele começa a cair. A decisão é sempre do treinador, nós passamos informações a ele. Estamos todos juntos para ajudar a tomar a melhor decisão. O objetivo é melhorar performance do atleta e recuperá-lo. - Conseguimos quantificar, pelo uso do GPS, que as demandas físicas começam a cair. Pelo olho do jogo, em que o atleta começa a errar mais no segundo tempo do que no primeiro tempo. Não é um fato, é tudo sempre multifatorial. Foi um bom resultado?

Resultado justo, e o jogo foi equilibrado. Como fica o posicionamento de De la Cruz e Gerson com os dois disponíveis agora? - Nesse jogo específico foi o inverso, o Gerson entrou por dentro e o De La Cruz com a flutuação, algo que ele já fez na seleção do Uruguai. Porém são jogadores que podem ser utilizados em mais de uma função, a gente tem esse entendimento do jogo e respeita muito isso para ver o que o jogo pede. Nós tentamos sempre estar tendo recursos para que possamos não só entender o jogo, mas desenvolver soluções ofensivas nesse caso. ??? Leia mais notícias do Flamengo Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

164 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Flamengo descobre informantes em festa que resultou na punição de Gabigol
- Indiferença do elenco e fim de ciclo: Bastidores da punição a Gabigol no Flamengo
- Desconfiança em relação a Gabigol cresce no Flamengo, afastando a possibilidade de sua permanência



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar