Flamengo arrisca na Libertadores e precisará de estratégia matemática para avançar.

25/4/2024 03:14

Flamengo arrisca na Libertadores e precisará de estratégia matemática para avançar.

Flamengo arrisca na Libertadores e precisará de estratégia matemática para avançar.

Depois de 23 jogos, a invencibilidade do Flamengo em 2024 chegou ao fim na temida altitude de 3.600 metros de La Paz. A aposta de Tite (em decisão respaldada pela diretoria) em um time muito modificado e mais físico para enfrentar o Bolívar passou longe de funcionar: a equipe não conseguiu ficar com a bola e nem anular as armas do adversário na derrota por 2 a 1 para os bolivianos na noite da última quarta-feira. Se a ciência é a palavra da moda no clube, será preciso trocar de "matéria" com a matemática. O torcedores rubro-negro que antes sonhava com a melhor campanha geral da Libertadores agora já começa a fazer contas passada metade da fase de grupos. Depois de três jogos, o Flamengo soma só quatro pontos, viu o Bolívar disparar na liderança do Grupo E com nove e ainda pode cair para terceiro se o Millonarios ganhar do Palestino por dois gols de diferença nesta quinta-feira.

Antes de mais nada, obviamente é preciso reconhecer que a escalação dos titulares não é garantia de vitória na altitude. Mas teoricamente aumenta as chances de sucesso. E nos dois "tropeços" até aqui na Libertadores o Flamengo entrou bem modificado. No 1 a 1 com o Millonarios, poupou Léo Pereira, Ayrton Lucas e Luiz Araújo, enquanto De la Cruz não jogou devido a uma virose. Já no 2 a 1 do Bolívar, Pedro, Arrascaeta, Pulgar, Ayrton Lucas e Varela sequer viajaram; Luiz Araújo começou no banco, e Léo Pereira e Cebolinha foram desfalques.

Chico comemora gol do Bolivar contra o Flamengo
JORGE BERNAL / AFP

Além da questão da calendário, a opção de Tite em La Paz foi pensando também em colocar um time mais forte em campo para um jogo mais físico. Pela primeira vez, jogou com três zagueiros, com David Luiz de líbero. Fazia uma linha de cinco sem a bola, e com ela adiantava os alas e povoava o meio de campo. O objetivo era claro: anular a força do Bolívar pelas laterais e ficar com a posse para não se desgastar correndo demais. Só que o plano não deu certo. Bruno Sávio e, principalmente, Patito Rodríguez achavam muitos espaços pelas laterais.

Chance perdida por Gerson, que poderia ter tocado para Lorran em Bolívar x Flamengo
Reprodução / TV Globo

Com um placar de 1 a 1 que teria sabor de vitória na altitude, o Flamengo se empolgou e se expôs tentando a virada e acabou tomando o segundo gol de contra-ataque, aos 16 minutos. Dali em diante, o Bolívar não levou mais perigo, mas soube fazer o que o Rubro-Negro não fez: administrar o resultado que o deixa com um pé e meio classificado para as oitavas de final. Está certo que o Flamengo ainda tem dois jogos em casa para fazer, inclusive contra o próprio Bolívar, mas a derrota coloca uma pressão sobre o time para enfrentar o Palestino no Chile na próxima rodada.

2092 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu