Tite revoluciona Flamengo em mudança decisiva e conquista novas opções durante crise.

18/5/2024 05:44

Tite revoluciona Flamengo em mudança decisiva e conquista novas opções durante crise.

Tite revoluciona Flamengo em mudança decisiva e conquista novas opções durante crise.

Xingamentos, protestos da torcida e uma crise que se tornou comum no Flamengo desde a saída de Jorge Jesus em julho de 2020. Tite vivenciou o mesmo roteiro que todos os técnicos que passaram pelo clube desde que o Mister rumou de volta ao Velho Continente. Mas as duas últimas vitórias fizeram o treinador respirar. Com mais estofo do que todos os outros comandantes escolhidos pela diretoria nos últimos anos, Tite teve um fato inédito no clube durante a gestão do presidente Rodolfo Landim, iniciada em 2019. A confiança plena de que a manutenção do trabalho era a escolha correta para o momento. Como a ESPN apurou, a diretoria não cogitou trocar a comissão técnica e, internamente, assumiu a responsabilidade, ao lado dos jogadores e também de Tite, pelo momento de crise. As vitórias sobre Corinthians e Bolívar fizeram o Flamengo respirar aliviado e evitar até mesmo uma eliminação precoce na competição sul-americana.

E os resultados positivos passaram muito pelas mudanças que o técnico Tite fez na busca por uma melhora. Primeiramente, o comandante mudou o esquema tático. Do tradicional 4-2-3-1 que se transformava num 4-3-3 em determinado momento do jogo para um 4-4-2 mais tradicional. O time não deixou de ser posicional, característica que Tite gosta para as suas equipes, e que causa arrepios nos rubro-negros desde Jorge Jesus, que montava seu time de uma maneira oposta. Mas a postura mudou. E para melhor. O retorno de Cebolinha, em grande fase com o comandante, fez o Flamengo ganhar o improviso que faltava nos jogos anteriores.

Imagem relacionada ao conteúdo
Créditos da imagem

Além disso, Gerson atuando como meia aberto pela direita e não mais como volante fizeram o 'Coringa' crescer em campo. Pouco combativo como volante, ele trouxe uma qualidade técnica superior ao setor, que vinha atuando ora com Bruno Henrique, 'torto' por ali, ora com o irregular Luiz Araújo. Mesmo sem o titular absoluto Pulgar como volante, Tite efetivou Allan entre os 11 na dupla com De La Cruz, o coração da equipe rubro-negra. O uruguaio controla o ritmo do time e externa a principal mudança até aqui: na pressão sem a bola. Contra o Bolívar, o ESPN.com.br analisou diretamente o comportamento rubro-negro quando estava sem a bola. A cada tiro de meta do adversário, o Flamengo subia a linha até a área do Bolívar. Ao todo, foram sete vezes que os cariocas sufocaram a saída de bola dos defensores bolivianos e conseguiram roubar a bola.

Efetivar uma 'dupla' de ataque fez total diferença nos dois últimos duelos. Seja com Lorran diante do Corinthians ou com Arrascaeta contra o Bolívar, o Flamengo mostrou uma nova cara, deixando o estádio sob aplausos nas duas ocasiões. E o novo esquema permite que Tite ganhe opções. Lorran, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Qualquer um escolhido, mesmo que com características diferentes, pode se encaixar perfeitamente ao lado de Pedro, isolado em diversos momentos da temporada. O próximo desafio será contra o Amazonas, no dia 22 de maio, pela partida de volta da Copa do Brasil . O Rubro-Negro venceu na ida por 1 a 0 e avança com um empate. Mas Tite sabe que as vitórias são fundamentais para espantar de vez a crise e fazer com que o Flamengo consiga render como o torcedor espera.

Próximos jogos do Flamengo: Amazonas (F) - 22/05, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil Millonarios (C) - 28/05, 21h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores , com transmissão pela ESPN no Star+

317 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- QUEM ESTÁ NA MIRA? Flamengo busca lateral com passagem pela Europa e Copa do Mundo
- DE SAÍDA! Flamengo negocia empréstimo de atacante para o futebol europeu
- FIM DO CICLO? Rival no Brasileirão avança em negociação por contratação de goleiro do Flamengo



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Ligga Arena -
X
Atletico Paranaense
Flamengo

Brasileiro

Qui - 20:00 -
2 X 1
Flamengo
Gremio