Retrospecto Favorável: Flamengo domina Grêmio nos últimos cinco anos

13/6/2024 12:14

Retrospecto Favorável: Flamengo domina Grêmio nos últimos cinco anos

Retrospecto Favorável: Flamengo domina Grêmio nos últimos cinco anos

Flamengo e Grêmio protagonizam um dos confrontos mais equilibrados da história do futebol brasileiro. Nos últimos cinco anos, porém, os números estão a favor do Rubro-Negro, que vive uma supremacia com goleadas e jogos históricos contra o Tricolor. Uma nova página será escrita nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília) no Maracanã, pelo Brasileirão. Na história, são 42 vitórias rubro-negras, um a mais do que o Grêmio, além de 39 empates. De 2019 para cá, o Flamengo venceu nove das 14 partidas e foi derrotado apenas duas vezes. Foram três empates, e um aproveitamento de 71,4% para o Rubro-Negro, que teve seis treinadores diferentes nestes confrontos. Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Jorge Sampaoli e Tite foram os técnicos que comandaram o Flamengo contra o Grêmio desde 2019. Jesus e Renato são os que mais estiveram à beira do campo - quatro vezes cada: três vitórias e um empate com o treinador português, e duas vitórias, um empate e uma derrota com o ex-atacante no comando. O Flamengo marcou 31 gols nestes 14 jogos e sofreu apenas 11. Gabigol é o artilheiro do confronto com seis gols marcados, e Pedro aparece na sequência com três - assim como Bruno Henrique, Arrascaeta e Vitinho. Pelo lado do Grêmio, quatro jogadores marcaram duas vezes: Pepê, Diego Souza, Borja e Ferreira.

Arrascaeta em ação num Flamengo x Gremio — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes
Arrascaeta em ação num Flamengo x Gremio — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

O Flamengo marcou pelo menos três gols em cinco dos 14 jogos e garantiu a vitória em todas as oportunidades. Em 2019, com Jorge Jesus, venceu por 3 a 1 no Brasileirão e por 5 a 0 na Libertadores. Em 2021, com Ceni, teve um 4 a 2 na Arena também pela competição nacional de 2020 - rodada atrasada pela pandemia. Já pela Copa do Brasil de 2021, e com Renato Gaúcho no comando, o Flamengo voltou a fazer quatro gols e, desta vez, goleou por 4 a 0 na Arena, em Porto Alegre. Por fim, o Fla voltou a marcar pelo menos três gols somente em 2023, com Sampaoli, na vitória por 3 a 0 pelo Brasileirão.

O Flamengo eliminou o Grêmio nas três oportunidades que teve: 2019 pela Libertadores, e 2021 e 2023 pela Copa do Brasil. Chegou à final em duas após deixar o Tricolor pelo caminho. Na competição continental acabou campeão. Enquanto isso, na competição nacional ano passado acabou perdendo o título para o São Paulo. Em 2019, com empate por 1 a 1 na Arena no jogo de ida, o Flamengo decidiu a classificação para final da Libertadores no Maracanã. Em noite histórica, o Rubro-Negro venceu por 5 a 0 e voltou a disputar uma decisão da competição continental após 38 anos. Posteriormente, venceu o River Plate e foi campeão. Pelas quartas de final da Copa do Brasil em 2021, o Flamengo despachou o Grêmio com um agregado de 6 a 0. A vitória por 4 a 0 na Arena no jogo de ida praticamente selou a classificação, que foi coroada com um 2 a 0 no Maracanã. Esta eliminatória foi o primeiro encontro de Renato Gaúcho com o Grêmio, enquanto o técnico esteve no comando do Rubro-Negro. O Fla caiu na semifinal para o Athletico. Já em 2023, o Flamengo disputou a semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio. A vitória segura por 2 a 0 na Arena foi marcada por uma das melhores atuações do time de Sampaoli, que venceu por 1 a 0 no Maracanã para se classificar à final. Na decisão, perdeu para o São Paulo no Morumbi e foi vice-campeão.

O treinador chegou no comando do Flamengo em outubro do ano passado e, de lá para cá, fez 40 jogos e sofreu apenas sete derrotas. Uma delas justamente contra o Grêmio, no Brasileirão de 2023, que foi apenas o terceiro jogo de Tite à frente do Rubro-Negro. Na Arena, o Flamengo abriu o placar com Cebolinha, mas viu o Grêmio marcar com Ferreira, Nathan e André Henrique. Luiz Araújo descontou já no fim, e o Tricolor venceu por 3 a 2. Nesta quinta-feira, as equipes voltam a se enfrentar, desta vez no Maracanã. Treinador há mais de 30 anos, Tite teve o início da carreira no Grêmio. O técnico comandou o clube gaúcho entre 2000 e 2003. Foram 165 jogos: 80 vitórias, 42 empates e 43 derrotas. Foi bicampeão estadual (2000 e 2001) e conquistou a Copa do Brasil (2001). + Leia mais notícias do Flamengo Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

238 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- MUITO INSATISFEITO! Gabigol faz forte desabafo sobre escolhas de Tite e jornalista crava sua saída
- Prejuízo ao Flamengo e benefício ao Palmeiras em decisão Arbitral no Futebol
- QUASE 1 BILHÃO E MEIO! Vini Jr. recebe proposta de transferência ASTRÔNOMICA e Flamengo pode lucrar



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qua - 20:00 - Manoel Barradas -
X
Vitoria
Flamengo

Brasileiro

Sáb - 16:00 - Nacional Mane Garrincha
2 X 1
Flamengo
Criciuma