Leilão de Terreno do Gasômetro para Estádio do Flamengo definido.

10/7/2024 11:06

Leilão de Terreno do Gasômetro para Estádio do Flamengo definido.

Leilão de Terreno do Gasômetro para Estádio do Flamengo definido.

A Prefeitura do Rio divulgou nesta terça-feira o edital do leilão do terreno do Gasômetro, que pertencia a um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal e foi desapropriado. O Flamengo é o principal interessado em adquirir o local para a construção de seu estádio. O leilão está marcado para o dia 31 de julho de 2024, às 14h30, no Auditório do CASS. O lance mínimo será de R$ 138,195 milhões. O vencedor do leilão deverá apresentar o projeto final em até 18 meses após a assinatura do Termo de Promessa de Compra e Venda, e deverá executar o projeto em até 36 meses. Com as especificações do edital, o Flamengo não teme concorrência. Segundo o colunista Lauro Jardim, de "O Globo", o edital pede a construção de um estádio para no mínimo 70 mil lugares e estabelece uma série de diretrizes a serem cumpridas pelos interessados: Plano de mobilidade urbana que privilegie o uso do transporte coletivo e acesso por pedestres nas imediações Instalação, preferencialmente, de sistemas de captação e reuso de água da chuva para irrigação de gramados e uso em banheiros Áreas temáticas ao redor do estádio, como museus interativos e zonas de jogos Calçadas largas e acessíveis, além de ciclovias que conectem o estádio a áreas residenciais e comerciais próximas Projeto de estacionamento suficiente, preferencialmente subterrâneo ou em edifício-garagem; Implementação de sistema robusto de coleta seletiva e reciclagem de resíduos, assim como áreas de docas para coleta de lixo Incorporação de painéis solares e outras fontes de energia renovável, além de estratégias que incluam compensação de carbono Deverá ser usada iluminação LED de alta eficiência e sistemas de controle automatizado para reduzir o consumo energético. Integração da vegetação ao projeto, como jardins verticais e, preferencialmente, telhados verdes, para melhorar a qualidade do ar e reduzir a temperatura ambiente Plano de Alcance Social que abranja impactos para as populações e comunidades do entorno - A gente entende esse papel, é importante para a revitalização daquela região da cidade. O Flamengo não vai fazer só um estádio, ali vai ser um lugar de entretenimento, vai ter centro de convenções (...). Vamos trabalhar junto com a direção do Flamengo , com o presidente Landim, com os presidentes que vierem para que a gente possa realizar esse sonho da nação rubro-negra - disse o prefeito Eduardo Paes quando anunciou a desapropriação do terreno.

Estádio do Flamengo: edital — Foto: Reprodução
Estádio do Flamengo: edital — Foto: Reprodução

No dia do anúncio, o Flamengo publicou um nota sobre a decisão e comemorou a ação feita por Paes. - A decisão do prefeito Eduardo Paes reconhece o interesse público envolvido e propicia um passo importantíssimo na realização do projeto para erguer o estádio próprio do Flamengo , sonho de toda a Nação Rubro-Negra. A diretoria do Flamengo tem plena consciência da importância desta obra tanto para o nosso clube como também para a revitalização de uma das mais tradicionais áreas de nossa cidade.

Edital do leilão do terreno do Gasômetro — Foto: Reprodução
Edital do leilão do terreno do Gasômetro — Foto: Reprodução

A Caixa Econômica Federal, que administra o fundo que é dono do terreno, alegou que não foi comunicada sobre a desapropriação e enviou a seguinte resposta ao ge : - A CAIXA, enquanto administradora do Fundo Imobiliário Porto Maravilha, não foi comunicada oficialmente sobre a decisão da prefeitura do Rio de Janeiro e, portanto, se manifestará oportunamente sobre o assunto.

Terreno do Gasômetro, local que o Flamengo quer construir o estádio — Foto: André Durão
Terreno do Gasômetro, local que o Flamengo quer construir o estádio — Foto: André Durão

O impasse financeiro entre o clube e Caixa Econômica Federal pelo terreno do Gasômetro fez Eduardo Paes revelar a possibilidade de desapropriar a área. A primeira vez que o prefeito trouxe a informação à foi em um jantar com Rodolfo Landim, presidente do Flamengo , e outros membros ligados ao clubes há um mês.

Visão de cima do projeto do estádio do Flamengo — Foto: Divulgação
Visão de cima do projeto do estádio do Flamengo — Foto: Divulgação

235 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- DISTANTE DO MENGÃO? Lucas Paquetá negocia com clube inesperado e pode decepcionar o Flamengo
- RIVAL NA BRIGA! São Paulo disputa a contratação de jogador aprovado por Tite no Flamengo.
- Presidente do Zenit questiona interesse do Flamengo em Claudinho.



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Ter - 21:00 - José Pinheiro Borda -
X
Internacional
Flamengo

Brasileiro

Qui - 20:00 - do Maracanã
1 X 2
Flamengo
Fortaleza EC