Artur Jorge, Abel Ferreira e Jorge Jesus são treinadores portugueses que marcaram seus nomes na história de clubes brasileiros em pouquíssimo tempo. Cada um deles conquistou a Copa Libertadores da CONMEBOL em suas primeiras temporadas no Brasil, ganhando o carinho dos torcedores. No entanto, quem foi o melhor na sua primeira temporada em solo brasileiro? Essa é uma questão que pode gerar opiniões divergentes, baseadas em diferentes contextos. A ESPN separou os dados de aproveitamento de cada um, levando em consideração vitórias, empates e derrotas.
De acordo com os números, Jorge Jesus foi o que obteve o melhor desempenho. Contratado pelo Flamengo em junho de 2019, ele comandou a equipe em 40 partidas, conquistando 28 vitórias, 8 empates e sofrendo apenas 4 derrotas, resultando em um aproveitamento de 76,6%. Além de vencer a Libertadores, levou o time ao título do Brasileirão com a maior pontuação da história dos pontos corridos: 90.
Artur Jorge também teve um ótimo desempenho ao conquistar o campeonato nacional e continental rapidamente. Chegou ao Botafogo em abril deste ano e dirigiu a equipe em 55 partidas, com um aproveitamento de 65,4%, somando 31 vitórias, 15 empates e 9 derrotas.
Abel Ferreira, por sua vez, completou recentemente quatro anos no comando do Palmeiras, sendo o trabalho mais longevo na elite do futebol brasileiro. Sua chegada foi no fim de outubro de 2020, e em 31 jogos obteve 17 vitórias, 6 empates e 8 derrotas, com um aproveitamento de 61,3%. Além de vencer a Libertadores, conquistou a Copa do Brasil.
Comentários do Facebook -