24/1/2014 10:39
Após ações de flamenguistas, MP do Rio de Janeiro investigará CBF e STJD
O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) instaurou inquérito na última quinta-feira para investigar as condutas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) no episódio que culminou com perda de quatro pontos do Flamengo no jogo contra o Cruzeiro, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013.
A investigação, a ser conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, será realizada a partir de duas representações protocoladas por cinco torcedores da equipe rubro-negra.
Segundo documentos, o clube carioca não cometeu qualquer irregularidade ao escalar o lateral esquerdo André Santos para atuar na partida. Isso porque a decisão que suspendeu o jogador só foi publicada no dia 9 de dezembro (segunda-feira), data posterior ao jogo, realizado em 7 de dezembro (sábado), o que contraria o Estatuto do Torcedor.
Ainda de acordo com as representações, a suspensão somente deveria ser cumprida em partida subsequente da mesma competição (Copa do Brasil) e não em outra, caso do Campeonato Brasileiro.
Além disso, os torcedores argumentam que o BID (Boletim Informativo Diário), publicado pela CBF em seu site oficial, atestava que o jogador já havia cumprido suspensão automática.
"É evidente que a informação oficial da CBF contida em seu site oficial é válida para ciência das decisões. Em sendo assim, não havendo nenhum apontamento contrário à escalação do atleta, não poderia o Flamengo ser penalizado, como foi, pelo STJD, sob pena de violação do princípio da boa-fé objetiva, contido no artigo 4º, III do Código do Consumidor e também no artigo 422 do Código Civil brasileiro", diz trecho de uma das representações.
Em São Paulo, o MP também tem investigação encaminhada sobre o "tapetão" que deixou o Brasileirão 2013 sem resultado final. O órgão vai propor um acordo para que a CBF devolva os pontos retirados pelo STJD de Portuguesa e Flamengo.
979 visitas - Fonte: ESPN
VEJA TAMBÉM
- José Boto confirma negociações avançadas para 2026 e revela bastidores do mercado do Flamengo
- Liderança no ranking? Conmebol divulga ranking anual de times e Flamengo não fica na primeira posição
- Confiança para a final! Alex Sandro fala sobre final do Mundial e favoritismo do PSG
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -