25/1/2014 08:03
Embalados por vitórias, Brasília e Fla revivem rivalidade em clássico
Brasilienses somam sete triunfos, enquanto o Rubro-Negro tem oito jogos de invencibilidade. Duelo deste sábado, em Brasília, promete equilíbrio
Um dos principais clássicos do basquete brasileiro nos últimos anos, Brasília e Flamengo voltam a se enfrentar neste sábado, a partir das 12h, no Ginásio Nilson Nelson, no Distrito Federal. A rivalidade e o equilíbrio entre as duas equipes prometem apimentar mais uma vez o tradicional duelo. Os dois times estão embalados por longas sequências de vitórias no NBB e agora vão medir forças na segunda rodada do segundo turno da fase de classificação da competição. O SporTV transmite a partida ao vivo, enquanto o GloboEsporte.com acompanha tudo em Tempo Real.
O visitante Flamengo vai a Brasília levando na bagagem a liderança isolada do NBB, com 31 pontos, e uma sequência de oito vitórias seguidas. Os donos da casa também estão em ótima fase, com sete triunfos consecutivos, e ainda vão contar com o apoio sempre forte de sua torcida. O Brasília ocupa a quinta colocação na classificação geral.
- É o principal clássico do basquete brasileiro. É quase um campeonato à parte, pela rivalidade e pelo alto nível dos confrontos entre Flamengo e Brasília, e sempre decidido em detalhes, na maioria das vezes por placares apertados. Os dois times chegam para esse confronto em grande momento, sabemos da força de Brasília, eles também sabem da qualidade da nossa equipe, e existe um respeito grande entre os jogadores. É um jogo especial, daqueles que todo mundo quer jogar e que todo mundo quer vencer - afirmou Marcelinho, capitão e cestinha do Rubro-Negro.
No retrospecto apertado do confronto entre os dois times, o time brasiliense leva a melhor por uma vitória de vantagem. Dos 22 duelos, o Brasília venceu 11 jogos, enquanto os cariocas ganharam dez. Mas, neste sábado, o histórico fica de lado. Desfalcado pelo ala Arthur, que está machucado, os donos da casa prometem lutar pela 12ª vitória.
- A equipe vem se comportando muito bem nos jogos. Estamos jogando de uma maneira coletiva. A gente tem que tirar proveito disso e ir com tudo contra o Flamengo. Eles também estão em um ótimo momento. É um jogo muito difícil, mas a gente sabe do potencial da nossa equipe – disse
Guilherme Giovannoni, ao Globo Esporte de Brasília.
CURIOSIDADES
Um pra cada
Brasília e Flamengo já protagonizaram duas finais de NBB na história. Na primeira edição do NBB, os cariocas levaram a melhor na série, por 3 a 2. Já na temporada seguinte, os brasilienses deram o troco e se sagraram campeões nacionais ao fechar a série também em 3 a 2.
Marcelinho de volta
Após mais de dois anos, o ala rubro-negro Marcelinho Machado voltará a disputar o maior clássico do basquete nacional. O capitão do Flamengo ficou fora dos últimos quatro duelo contra o Brasília, todos por conta de lesão, e somente o último, no primeiro turno da atual temporada, por estar suspenso. A última aparição do camisa 4 foi no dia 26 de novembro de 2011, na larga vitória do Flamengo por 110 a 72. Na ocasião, Marcelinho guardou 25 pontos e pegou oito rebotes.
Maior pontuador
Marcelinho é o maior cestinha da história do confronto contra o Brasília. Em 17 jogos que ele atuou contra seu maior rival, o capitão do Flamengo somou média de 24,05 pontos por jogo, a maior de todos os jogadores que já atuaram no clássico.
Ligeira vantagem
As duas equipes já se enfrentaram 21 vezes na história do NBB e o esquadrão da capital federal leva pequena vantagem no placar geral, com 11 vitórias, contra dez dos flamenguistas.
Longo jejum
Faz tempo que o Flamengo não volta de Brasília com uma vitória na bagagem. A última vez que isso aconteceu foi no primeiro jogo da Final do NBB1, no dia 11 de junho de 2009, na vitória por 81 a 74, atuação de gala de Marcelinho, autor de 32 pontos. Desde então, aconteceram mais sete confrontos na capital federal, todos com vitórias do Brasília.
OUTROS JOGOS DA RODADA
O sábado será de rodada cheia para o NBB. Além do clássico, outros seis jogos agitam o basquete nacional. Às 17h, o Goiânia recebe o Macaé, no Ginásio Rio Vermelho. Paulistano x São José, no Antônio Prado Júnior, e Minas x Espírito Santo, no Arena Minas, estão marcados para o mesmo horário, às 18h. Os três confrontos que fecham o dia, às 19h, são: Uberlândia x Mogi das Cruzes, no ginásio Sabiazinho, Limeira x Palmeiras, no Vô Lucato, e Franca x Basquete Cearense, no Pedrocão.
1042 visitas - Fonte: GE
VEJA TAMBÉM
- José Boto confirma negociações avançadas para 2026 e revela bastidores do mercado do Flamengo
- Liderança no ranking? Conmebol divulga ranking anual de times e Flamengo não fica na primeira posição
- Confiança para a final! Alex Sandro fala sobre final do Mundial e favoritismo do PSG
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -