Danilo já está no Rio de Janeiro e nesta quarta-feira vai passar por exames médicos e assinar contrato com o Flamengo até o fim de 2026. A partir daí, o experiente jogador de 33 anos já poderá ser integrado ao elenco, e Filipe Luís poderá começar a testá-lo na equipe. Durante os cinco anos e meio na Juventus, Danilo jogou em quatro posições diferentes no futebol italiano: lateral-direito, lateral-esquerdo, volante e zagueiro. Mas qual a melhor forma de encaixar o polivalente reforço no time atual? O ge fez essa pergunta a cinco comentaristas do Grupo Globo. Veja as respostas abaixo:
Conrado Santana — Acho que o Danilo vem para jogar na zaga no Flamengo do Filipe Luís. É claro que ele pode jogar de lateral, que é a posição de origem dele, mas nos últimos anos ele já não vem jogando assim, exceto na Seleção. Mas na Juventus ele já vinha jogando de zagueiro, seja pela direita ou pela esquerda, na maior parte do tempo com linha de três. Então isso é algo para se avaliar, porque o Filipe Luís joga com dois zagueiros. Mas acho que ele vem para brigar pela vaga com o Léo Pereira. Do Léo Ortiz acho difícil ele tirar a vaga. — O Flamengo está precisando de zagueiro, não tem mais David Luiz e Fabrício Bruno, que eram reservas imediatos, então é uma carência do elenco, por isso também acho que o Danilo vem para a zaga. Ele pode ser o lateral-direito quando precisar, mas é que muda muito a característica do time. O Wesley foi se firmando cada vez mais jogando com muita velocidade, chegando na frente, o que o Danilo já não tem mais. O Danilo se for jogar de lateral é construindo por trás, ajudando o time a se reposicionar, não vai ter essa chegada ao fundo. Então creio que é isso, vem para jogar de zagueiro, ajudar o time nessa saída de bola.
Rodrigo Coutinho — Acho que a melhor utilização hoje é como zagueiro. É como ele vem jogando já há três temporadas mais ou menos na Juventus. Inicialmente era um trio: o Danilo na direita, o Alex Sandro na esquerda, com um zagueiro centralizado. Depois que o Thiago Motta assumiu e passou a jogar com linha de quatro, o Danilo acabou perdendo espaço, virou zagueiro reserva, às vezes até a quarta opção. Ele está muito bem de zagueiro: posicionamento, firmeza, bola aérea... Saída de bola dele é muito boa, mesmo pressionado consegue encontrar boas soluções. Tem bom tempo de reação também para bola nas costas da defesa, até pelo histórico de lateral, não é um jogador lento.
Marcelo Raed — Acredito que não tenha muito mistério: Danilo é o lateral-direito titular da seleção brasileira há alguns anos e já disse publicamente que gostaria de fazer a transição para atuar como zagueiro. Qualquer outra posição seria um encaixe desnecessário nesse elenco qualificado do Flamengo. Para mim, é um jogador que tem como principal qualidade o entendimento da faixa de campo que atua. Por isso consegue fazer diversas funções com muita competência. Tem ótima leitura de jogo, passe apurado e porte físico. Os próximos movimentos do Flamengo na janela de transferências vão dizer se o Danilo será mais utilizado como lateral direito ou zagueiro.
Jessica Cescon — Danilo é um jogador que vem para o Brasil ainda desempenhando em alto nível. Pela experiência no futebol europeu, em especial no italiano, tem uma leitura tática defensiva bastante apurada e acredito que é exatamente isso que vai ser de grande valia para o treinador Felipe Luís. É claro que Danilo é um jogador refinado tecnicamente e vai contribuir bastante com um futebol de excelência, mas na parte tática vai possibilitar ao Flamengo mudar a maneira de jogar de acordo com o que for útil ao momento — tanto para jogar com alas, tendo Danilo como um zagueiro pelo lado na linha de três, quanto na saída de três, mas com Danilo sendo lateral. Além disso, o Flamengo ganha ainda mais em qualidade na hora de construir as jogadas desde sua linha de defesa. Se Danilo se mantiver livre de lesões, é uma das melhores contratações desta janela.




Comentários do Facebook -